Estratégia “furada” do SBT, faz Ratinho levar surra da Record no Ibope

Estratégia “furada” do SBT, faz Ratinho levar surra da Record no Ibope

Ratinho estreou dois novos quadros no programa da última terça-feira, 8 de setembro, mas não foi o suficiente para vencer a Record na audiência, pelo contrário, levou uma surra feia da concorrente.

No horário em que foi ao ar, das 22h22 às 23h37, o “Programa do Ratinho” registrou 5.4 pontos de média, contra 26.5 pontos de média da Globo e 11.7 pontos de média da Record. Cada ponto equivale a 75 mil televisores, ou 203,3 mil espectadores sintonizados na Grande São Paulo. Os dados são consolidados da Kantar Ibope Media.

Claro que seria difícil vencer a estreia do reality show “A Fazenda 12”, mas a estratégia “furada” do SBT contribuiu para a surra histórica do “Programa do Ratinho”.

O erro mais grave foi iniciar o programa 20 minutos mais cedo que o habitual, colocando Ratinho para competir com os momentos decisivos de “Fina Estampa”, da Globo. A atração começou às 22h22, sendo que o horário normal de início é às 22h40. Uma tragédia anunciada.

Às 22h21, o SBT pontuava 6.4 pontos, contra 6.2 da Record e 39.5 da Globo. Nesse minuto, a novela “Cúmplices de Um Resgate” ainda estava no ar e garantia a vice-liderança para a emissora de Silvio Santos.

10 minutos depois, às 22h32, o SBT pontuava 4.3 pontos, contra 7.5 da Record e 38.7 da Globo. O público da novela do SBT migrou para a Record, que ainda exibia a novela “Jesus” nesse minuto.

20 minutos depois, às 22h42, o SBT pontuava 3.8 pontos, contra 8.3 da Record e 37.3 da Globo. Ratinho não parava de perder público, enquanto a novela da Record disparava na audiência.

Ratinho só conseguiu subir um pouco, após às 22h45, com o término da novela da Globo. Bem previsível, não?

Às 22h57, o SBT pontuava 5.7 pontos, contra 13.7 da Record e 23.4 da Globo. Um crescimento de dois pontos para o SBT sem a concorrência da novela global.

Às 23h28, o SBT pontuava 6.6 pontos, contra 13.3 da Record e 16.9 da Globo. Foi o pico de audiência do “Programa do Ratinho”.

Claro que não seria fácil vencer a estreia do reality show da Record, mas uma média horrível dessa para o Ratinho (5.4 pontos) ninguém esperava!

E boa parte da culpa dessa baixa audiência foi ter iniciado o programa 20 minutos mais cedo que o de costume. Murilo Fraga, diretor de programação do SBT, pensou que o programa largaria na frente começando 20 minutos mais cedo? É óbvio que o público da novela “Cúmplices de Um Resgate” (SBT) migraria para “Fina Estampa” (Globo) ou “Jesus” (Record).

Outra estratégia “furada” foi a do diretor do “Programa do Ratinho”, Walter Scaramuzzi. Em um dia forte da concorrência, ele preparou a estreia de dois quadros, um de “perguntas e respostas” e outro de “adivinhação”, com participação da plateia e com a participação da dupla sertaneja (quem???) Cezar e Paulinho. Minha avó adorou!

Por que não exibir um Teste de DNA especial (quadro de maior audiência da atração)? Por que não convidar um apresentador popular da casa, como Eliana, Danilo Gentili ou Celso Portiolli, para fazer uma homenagem ou brincadeiras no palco? Faltou sede de vitória da direção da emissora, e o comodismo acabou vencendo, ou perdendo, né?! Que fique de lição!

Compartilhar: