Kantar Ibope Media tenta censurar a imprensa, mas sofre derrota na justiça

Kantar Ibope Media tenta censurar a imprensa, mas sofre derrota na justiça

Desde o ano de 2015, a Kantar Ibope Media estava movendo uma ação inibitória contra o site Bastidores da TV. Em uma clara tentativa de censura, o instituto queria proibir este site de publicar números de audiência das emissoras de TV, assim como queria proibir este site de mencionar o nome “Ibope” em suas matérias ou redes sociais.

O processo de nº 1131451-06.2015.8.26.0100 foi julgado improcedente no último dia 22 de julho de 2019 pela juíza Celina Dietrich Trigueiros Teixeira Pinto, da 15ª Vara Cível de São Paulo.

Segundo alegações do Dr. Marcio Lamonica Bovino, advogado da Kantar Ibope Media, o site Bastidores da TV divulga dados de audiência sem autorização do instituto e de forma clandestina.

O site Bastidores da TV nega de forma veemente que faça publicações de forma “clandestina”, visto que todos os dados de audiência publicados nesta plataforma são enviados pelos clientes do Ibope (emissoras de TV ou agências de comunicação).

A assessoria de imprensa da Globo, Record, SBT, Band, RedeTV, Gazeta, TV Aparecida, Rede Brasil de Televisão, entre outras assessorias de emissoras menores, nos enviam diariamente números de audiência de seus programas como sugestão de pauta. A própria Kantar Ibope Media nos envia dados de audiência e comunicados por meio de sua assessoria de imprensa “FSB Comunicação”, ou seja, o site Bastidores da TV apenas faz seu trabalho de imprensa e transforma em notícia os dados recebidos.

Inclusive, em 2015, o site Bastidores da TV fez uma matéria DENUNCIANDO uma venda ILÍCITA de logins da Kantar Ibope Media na internet. Esta denúncia, segundo apuramos, resultou na demissão de um funcionário da Kantar Ibope Media que estava envolvido no esquema. (CLIQUE AQUI E LEIA NA ÍNTEGRA)

O outro indivíduo, que também estava envolvido no esquema, sequer foi procurado pela Kantar Ibope Media para dar explicações. Por que a Kantar Ibope Media estaria fazendo vista grossa pelos crimes praticados por ele?

Segundo apuramos, o nome dele é Gabriel Ricardo Felix Tavernard de Oliveira, ele se intitula jornalista e tem uma página no Twitter (@RickSouza) com quase 40.000 seguidores. Já trabalhou em vários veículos de comunicação, como o site “TV Show”, “Observatório da Televisão”, “Notícias da TV” e, atualmente, está na equipe do programa “Link Pop”, da emissora Record News.

Gabriel Ricardo, vulgo @RickSouza. Foto: Reprodução/Record News

Desde 2009, esse indivíduo divulga imagens do sistema de audiência da Kantar Ibope Media em suas redes sociais, além de confessar publicamente que invade intranet de emissoras para ter acesso aos números.

Em outras publicações, ele anuncia que fará até sorteios de logins da Kantar Ibope Media para quem clicar em banners e gerar lucro pra ele. Veja nos prints abaixo:

Procuramos a assessoria de imprensa da Kantar Ibope Media para comentar o processo e a impunidade dos envolvidos no esquema de venda ilegal de logins do instituto, porém, a resposta foi a seguinte: “A Kantar IBOPE Media não comenta processos e/ou ações judiciais. As Normas de Confidencialidade e Divulgação de Dados estão disponíveis no site da empresa para consulta pública.”.

Resposta da Kantar Ibope Media ao site Bastidores da TV via e-mail.

Ressaltamos que continuaremos trabalhando para levar diariamente todas as informações sobre a audiência da TV para os nossos leitores.

Agradecemos ao Dr. Wagner Geyer Júnior (OAB/SP 397.553) que fez uma excelente defesa nesse processo.

#ImprensaLivre

Compartilhar: