TV Paga bate a Rede Globo no Ibope durante horário eleitoral
Os canais pagos dobraram de audiência e ultrapassaram a Globo durante o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, na terça-feira (19), em comparação com a terça-feira da semana anterior, de acordo com o jornalista Daniel Castro, do site “Notícias da TV”.
À tarde, entre 13h e 13h50, os OCNs (sigla para Outros Canais), que englobam canais de TV por assinatura, saltaram de 3,7 pontos na terça passada para 8,9 ontem, aumento de 140%. Já a Globo caiu três pontos: de 9,2 para 5,9, queda de 36%.
Na faixa, o SBT despencou de 5,1 para 3,3 pontos, queda de 36%. A Band, proporcionalmente, teve a maior redução: 47% (1,6 ponto, contra 3,0 na semana anterior). Das quatro grandes, a Record foi a que menos perdeu público, 18%. De 5,6 pontos, foi para 4,6. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
Na propaganda eleitoral do horário nobre, entre 20h30 e 21h20, os OCNs praticamente dobraram de público em comparação com a terça passada. Ontem, registraram 16,2 pontos. Na semana anterior, cravaram 9,0. Os canais pagos ameaçaram a liderança da Globo, que marcou 17,3, queda de 27% em comparação com a semana anterior.
Na faixa, a Record caiu 40%, de 9,9 para 5,9. O SBT teve redução de 29% (8,0, ante 11,2). A Band, com 1,7 ponto, foi a única rede que subiu, mas o crescimento foi discreto, apenas um décimo.
Os OCNs não refletem exatamente a audiência da TV por assinatura. A soma dos canais pagos não atinge a mesma pontuação que a sigla indica, mas fica muito próxima. Ela é a medição de canais pagos, pequenas TVs em UHF e até canais de circuitos internos de segurança. Os dados de TV por assinatura levam alguns dias para serem processados.
Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
