Luis Melo rebate críticas por interpretar japonês na novela “Sol Nascente”

Foto: Globo/João Miguel Júnior
Foto: Globo/João Miguel Júnior

A nova novela das seis da Globo, “Sol Nascente” estreou com muita polêmica na última segunda-feira (29) pelo fato de o ator Luis Melo, neto de indígenas e italianos, interpretar um personagem japonês no folhetim. Muitos telespectadores ficaram indignados nas redes sociais.

Para justificar a presença do ator na novela, arrumou-se uma explicação: Kazuo Tanaka, personagem de Melo, nasceu no Japão, mas é neto de norte-americano, portanto, mestiço.

No entanto, a desculpa não adiantou muito. No Twitter, telespectadores comentaram a polêmica: “O Luis Melo terá que ficar sorrindo sempre só para os olhos ficarem menores”, ironizou um telespectador. “Aposto como Luis Melo vai fazer a novela todinha com esses óculos fundo de garrafa para disfarçar os olhos e se passar por japa”, comentou outro. “Luis Melo japa será mais difícil de engolir que a peruca do Saruê”, fez coro um terceiro, citando o adereço de Antonio Fagundes em “Velho Chico”.

Mesmo com todo esse burburinho, o ator segue tranquilo. No intervalo de uma gravação de “Sol Nascente” acompanhada pelo site Ego, o artista comenta a polêmica e rebate as críticas. “Não tem o que falar. Se você percebe o que é arte, vai entender. Não precisa discutir e não precisa desse tipo de policiamento. Então um ator pernambucano não pode interpretar um mineiro?”, questiona ele.

“Onde está o problema? Qual é o problema na verdade? O problema não está na coisa, ele está nas próprias pessoas. Elas não estão querendo questionar absolutamente nada porque, se são artistas, sabem que é uma ficção”, dispara o ator.

“Mas acho legal que todo mundo se posicione. Só que vale lembrar que, dentro da própria cultura oriental, as mulheres não podiam fazer teatro. A proibição já existia ali dentro. Eram homens que interpretavam mulheres”, lembrou.

Walther Negrão, autor de “Sol Nascente”, admitiu que queria ter colocado um artista oriental para interpretar Kazuo Tanaka, mas houve um problema. “A verdade é que não achamos um ator japonês com estofo e a experiência necessária para fazer um protagonista. Esse personagem também é protagonista. Até encontramos um, o Ken Kaneko (que fez ‘Morde & Assopra’), mas ele está com muita idade. Seu tipo físico seria perfeito”, contou Negrão.

X

Pin It on Pinterest

X