Marcelo de Carvalho critica Ibope e dispara: “Deveria ser proibido de divulgar resultados”

Marcelo de Carvalho critica Ibope e dispara: “Deveria ser proibido de divulgar resultados”

Na manhã desta segunda-feira (25/03), o vice-presidente da RedeTV! Marcelo de Carvalho se manifestou em sua recém-lançada conta no Twitter, sobre duas pesquisas relacionadas à aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro, divulgadas no dia 20 de março. Vinculada pelo G1, do grupo Globo, uma delas apresentava dados do Ibope, e a outra, divulgada pelo R7, portal da Record TV, continha dados de pesquisa da RealTime Big Data.

Na rede social, Marcelo de Carvalho destacou a discrepância entre os resultados, apontando a incoerência dos índices divulgados pela Globo e citando erros cometidos pelo Ibope em medições passadas. Em reposta a um comentário, o apresentador chegou a ironizar o papel do Ibope nos últimos levantamentos eleitorais, dizendo: “Qualquer instituto de pesquisa que tenha errado tão fragorosamente como o Ibope nas últimas eleições deveria ser proibido de divulgar resultados por um determinado período para solucionar seus “problemas técnicos”. Ou veiculá-los com um Header “Esta pesquisa não é confiável”, como nas embalagens de cigarro, onde se adverte que “fumar é prejudicial à saúde”.

Ainda em resposta a outra internauta, o empresário explicou a diferença entre a empresa que mede audiência na televisão e o instituto que faz pesquisas políticas: “Quem mede audiência é a Ibope Media. Essa empresa foi adquirida em 2014 pela Kantar, empresa pertencente ao gigante de comunicação WPP. A outra, de pesquisa política, se chama Ibope Inteligência”.

Compartilhar: