Coluna: SBT 34 Anos – Momentos Marcantes

Coluna: SBT 34 Anos – Momentos Marcantes

Sem título 1Encerrando o especial sobre o aniversário do SBT, reservamos para esta última parte emoções ainda maiores. Os momentos mais marcantes e lembrados por todos nós, os nomes que deixaram a sua marca e merecem a nossa homenagem. Hoje, o nosso texto enumera boa parte das melhores lembranças do canal, com trechos emocionantes e muita nostalgia. E como é impossível falar da emissora sem citar o grandioso carinho e torcida de seus fãs, trouxemos uma participação mais que especial, um famoso SBTista que é um dos maiores pesquisadores do gênero, para dar o seu toque e representar toda essa parcela de admiradores. Diretamente do “SBTPedia”, José Esutáquio vai enumerar, em nome de todos nós, os artistas que se consagraram na casa durante esses 34 anos de história.

Iremos começar enumerando os cinco mais emocionantes momentos transmitidos na tela do SBT. Não existe uma ordem cronológica ou preferencial. Todos os pontos destacados marcaram igualmente a história da segunda maior rede de televisão brasileira.

MOMENTOS MARCANTES

A Inauguração

Nove e meia da manhã do dia 19 de agosto de 1981, acontecia à primeira transmissão oficial do SBT, ao vivo e direto de Brasília com a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da emissora. Silvio discursou sobre o momento, assinou o acordo e confraternizou com todos os presentes no auditório do Ministério das Comunicações. Na equipe, alguns repórteres, como a pioneira Magdalena Bonfiglioli e o diretor Homero Sales. Confira abaixo o trecho de inauguração.

A Grande Final da Casa dos Artistas 1

Após 20 anos de sua inauguração, outro momento emocionante marcava o SBT. No dia 16 de dezembro de 2001, chegava ao fim o primeiro Reality Show da emissora e também o pioneiro do gênero confinamento, a famosa “Casa dos Artistas”. Na data em questão, a atriz Barbara Paz e o cantor Supla disputavam a final do programa e o prêmio de 300 mil Reais, grandiosa quantia para a época. O último programa da primeira temporada rendeu a maior audiência da história do canal com 47 pontos de média e 55 de pico, contra apenas 18 da Rede Globo. Além de emocionante, marcou pela ingenuidade da vencedora e momentos engraçados que protagonizou ao estar nitidamente nervosa e emocionada com a notícia de que havia vencido. Assista abaixo o momento do anúncio de sua vitória.

Participante ganha 1 milhão de Reais no Show do Milhão

Você saberia responder em que dia nasceu e em qual foi registrado o ex-presidente Lula? Sidney de Moraes, na época com 67 anos, sabia a resposta e levou para casa o tão sonhado Um Milhão de reais, prêmio máximo do inesquecível “Show do Milhão” de Silvio Santos. “6 e 27” de outubro”, respondeu o participante que naquele 22 de outubro de 2003 passou a ser o mais novo milionário brasileiro, além do primeiro e único a alcançar tal êxito. Reveja o emocionante e mais marcante momento do saudoso game show:

O retorno de Hebe

Após um período afastada de seu programa em razão do tratamento contra o câncer, Hebe retorna as gravações no SBT em um dia de muita emoção. Exibido no dia primeiro de outubro de 2010, a apresentadora foi recebida com uma grande festa e muita alegria. Grandes amigos e até artistas de outras emissoras participaram do especial com uma gloriosa recepção a grande dama da televisão. Mais uma vez a apresentadora Xuxa iria a uma atração fora da Globo e como na primeira ocasião, no programa de Hebe, que estava tão acima da disputa entre as redes que conseguiu proporcionar esse momento único. Relembre abaixo a grande emoção deste dia.

Teleton

Emocionante por si próprio, a maratona televisiva mais solidária do Brasil é campeã de momentos marcantes, as histórias contadas, o trabalho da AACD e as crianças emocionam a qualquer um. Os artistas se entregam, fazem campanhas e também doam o seu talento ao pedirem doações, fazerem desafios e se entregarem pela causa. Ratinho não arreda pé do palco enquanto a meta que estabeleceu não é atingida, Adriane Galisteu corta vestidos caros à medida que o placar sobe, Hebe se jogava no chão e comemorava a cada grande importância doada, e claro, o tão aguardado discurso e chegada de Silvio Santos no encerramento. Seria impossível relembrar todas as grandes emoções que aconteceram nessa corrente do bem, afinal, são 16 anos de muita emoção. Confira no vídeo abaixo, boa parte da grande alegria que é o Teleton!

https://www.youtube.com/watch?v=p0BBUq5EI_4

ARTISTAS INESQUECÍVEIS:

Por José Eustáquio Lopes Junior, que gentilmente aceitou participar levantando os mais saudosos artistas da história do SBT e que deixaram grande saudade.

arq_1665_531521

Hebe Camargo

O nome por si só é explicativo, mas é importante ressaltar que foi ao longo dos seus 24 anos no SBT que Hebe Camargo se consolidou com a marca de Rainha da Televisão Brasileira. Seu bom humor, entrevistas marcantes e o jeito único (às vezes até polêmico) para defender determinadas causas, fizeram dela um nome forte do SBT durante anos. Prometeu encerrar sua vida no SBT e assim cumpriu.

FC_

 Flávio Cavalcanti

Imagina o seguinte: um apresentador passa mal no ar ao vivo, é substituído, atendido nos corredores e ainda tem forças para voltar ao palco e encerrar a entrevista. Mas que levado ao hospital, morreria poucos dias depois. Considero a primeira grande contratação da história do SBT e a com mais cara da emissora até então. Seus concursos com jurados eram a pura imagem da emissora e suas opiniões ácidas sobre a música marcaram época. Não à toa, Silvio Santos tirou a emissora do ar em sua homenagem no dia de sua morte.

16f642be3e3d8332927b47e3c241f966_jpg_640x480_upscale_q90

Roni Rios

Entre 1998 e 2005, o humorístico A Praça é Nossa sofreu os maiores baques na história do SBT. Inúmeros comediantes faleceram e deixaram a emissora desfalcada. A exemplos de Maria Tereza, Lilico, Consuelo Leandro, Jorge Lafond, Emilio Fingoli, Simplício e Ronald Golias. Mas ninguém fez tanta falta quanto Roni Rios, que interpretou personagens como Explicadinho, Phipho e a eterna Velha Surda, marca da atração.

Golias_crides

Ronald Golias

Ronald Golias era um gênio! Daqueles que fazia rir só de olhar para ele. Um homem que pegava uma “Escolinha” no SBT e sustentava o humor praticamente todo em cima de si e que marcou época ao contracenar com Hebe Camargo em dois especiais humorísticos “Romeu e Julieta”. Na Praça, deu vida a vários personagens, como Pacífico, Bronco, Professor Bartolomeu Guimarães e Mestre. Absolutamente acima da média.

502480-7763-ga

Serafim Gonzalez

Aqui na parte de artista inesquecíveis, era importante lembrar-se de um nome para representar a teledramaturgia da casa. E um ator que acho que muita gente sente saudade, até pelo estilo meio “vovô” nas novelas da casa, é o Serafim Gonzalez, com passagens importantes por várias tramas do SBT, como Antonio Alves Taxista, Chiquititas, Pícara SonhadoraMarisol e Cristal.

c6cc8094c2dc07b700ffcc36d64e2138814

Pedro de Lara

Pedro de Lara, lara, lá, lá, lá, lá…. O eterno jurado de Silvio Santos virou um símbolo dos programas de auditório do SBT. Criando um estilo próprio, onde o mau humor era na verdade um excelente humorístico, ele era uma figura indispensável nos concursos de calouros. Tanto que no início dos anos 2000, Ratinho o resgatou para o seu programa aos sábados e novamente fez bastante sucesso. E, não custa lembrar, ele era o Salci-Fufu do Bozo!

DercyGoncalves

Dercy Gonçalves

P*! Sem papas na língua! Dercy Gonçalves morreu aos 101 anos (1907-2008), mas não como qualquer um, manteve contrato vitalício com o SBT. Personagem marcante fez um programa histórico em 2000, ao apresentar o “Fala Dercy”, que misturava humor e dramaturgia e, ainda fazia participações em A Praça é Nossa. Vale lembrar que o Nada Além da Verdade de Silvio Santos com a participação dela, foi a maior audiência da história do programa, além de sua última “entrevista”. Épico.

lombardi_300_div_sbt

Lombardi

Quem disse que artista precisa aparecer toda hora no vídeo? Lombardi fugiu completamente à essa regra. Personagem oculto do SBT e do Programa Silvio Santos, é tratado com enorme saudosismo pelos fãs da emissora. “Vamos brincar de Qual é a Música e com vocês, Silvio Santos…”, “De hora em hora o SBT informa o resultado parcial da Tele Sena”, foram alguns dos seus bordões. Sua última participação marcante foi no Tentação, quando Silvio adorava brincar dizendo: “Caixinha Lombardi!” e ele respondia: “Obrigadoooo!”.

wiltonfranco

Wilton Franco

Wilton Franco era diretor, mas também era apresentador, e foi assim que marcou época no considerado primeiro programa “adulto” da história do SBT. Foi com “O Povo na TV”, taxado de popularesco e sensacionalista, que as primeiras pessoas, especialmente adultas, começaram a se identificar com a emissora. Junto com ele Wagner Montes, Christina Rocha, Sérgio Mallandro, Roberto Jefferson… A linguagem popular ali delineada serviu muito para o futuro Aqui Agora.

jacinto_figueira_jr_01

Jacinto Figueira Júnior, o Homem do Sapato Branco

E já que falamos do Aqui Agora, nada mais justo que homenagear o programa através de uma de suas grandes figuras: Jacinto Figueira Júnior. No início dos anos 80, o público assistia a seu programa solo no SBT, geralmente exibido aos sábados no horário nobre. Já no início dos anos 90, ele também marcou presença com suas reportagens ora curiosas, ora extremamente bizarras, mas com um jeito todo especial de prender o público.

Encerramos assim o nosso especial “SBT 34 Anos”. Obrigado por acompanhar as quatro partes de nossa homenagem a emissora mais simpática do Brasil. Que venham muito mais sucessos e emoções para recordarmos. Um agradecimento especial ao José pela incrível participação e a todos que se emocionaram com a gente. Um viva ao Bastidores da TV  pelo suporte de sempre. Até a próxima!

Confira as outras partes do Especial SBT 34 Anos:

Programas Infantis: Parte 1: http://migre.me/rb5fe e Parte 2: http://migre.me/rb5kd

As atrações mais marcantes (Semana de aniversário): http://migre.me/rimBN

Siga no twitter: @Dyoliver

Dyego Terra

Compartilhar: