Coluna: O Porquê do Sucesso do Mundo Disney no SBT

Coluna: O Porquê do Sucesso do Mundo Disney no SBT

Sem título 1Estreou na semana passada, (31), a nova atração infantil do SBT, o “Mundo Disney”. Sob o regime de venda de horário, a emissora cede o espaço e a produtora os seus consagrados conteúdos. Sempre transmitido na faixa da manhã, o bloco já na primeira semana alcançou ótimos índices de audiência, consolidando-se no segundo lugar durante a semana e aos domingos e na liderança absoluta no sábado. A curiosidade, é que todas as produções que aparecem na tela do canal, pertencem a Globo, que desistiu de investir no gênero, dentre vários fatores, pela falta de interesse do seu público, mas são esses mesmos produtos que despertaram o interesse do telespectador e garantiram a primeira colocação a TV de Silvio Santos.

Mundo-Disney-SBT-640x361

Já de algum tempo, a Rede Globo tem diminuído o espaço dedicado as atrações infantis de sua programação. Logo no início da década de 2000, chegaram ao fim os programas “Xuxa Park” e “Angel Mix”, sucessos de Xuxa e Angélica. Em 2001 lançou sem sucesso o “Xuxa no Mundo da Imaginção que saiu do ar em 2004 após perder a liderança para o “Bom Dia e Cia, na época apresentado por Jackeline Petcovic. Era o início da consolidação do SBT como potência infantil. A última tentativa da Globo com a programação mirim foi lançamento da “TV Globinho”, que foi apresentado em vários dias e horários diferentes.

Além disso, o “Encontro com Fátima Bernardes” e posteriormente o “Bem Estar”, eliminaram a TV Globinho dos dias de semana, que ficou no ar apenas aos sábados, enquanto o SBT continuava se dedicando ao Bom Dia e Cia, já com apresentação de Priscila e Yudi. A Sessão de desenhos da Globo saiu definitivamente do ar no mês passado, com a estreia do “É De Casa”. Ou seja, a emissora carioca aos poucos foi eliminando a programação infantil de sua grade e substituindo por atrações voltadas aos adultos. Parte desse público deixou a rede e não voltou mais.

De outro lado, o SBT continuava investindo nas crianças. Estreou o “Carrossel Animado” com Patati Patatá, o “Dia no Parque”, trouxe novos apresentadores ao Bom Dia e “Sábado Animado” e continuou se dedicando a longas horas de exibição de desenhos, sendo a única grande rede brasileira a ir contra o mercado a apostar nas crianças. Mais tarde, na faixa do almoço, seriados infanto-juvenis atingiam altos índices de audiência e a chegada das novelas infantis à noite o consolidou como referência no gênero.

Disney_Pixar-Compilation-Image
Algumas animações da Pixar que serão exibidas no “Mundo Disney”.

Todo esse histórico explica o cenário de agora, o sucesso do “Mundo Disney” no SBT, e com os produtos rejeitados pela Globo. Em contrato com os estúdios desde 2005, deixou de exibir vários desenhos conforme o avanço da programação adulta e inúmeros conteúdos nem se quer foram ao ar, caso das animações do Disney Júnior e a telenovela “Violetta”, que alcançou ótimos índices e atingiu a liderança para o bloco no SBT. Diante da eliminação da grade infantil, a produtora alugou horário para que as suas produções voltassem à evidência na televisão aberta brasileira, e em uma reação ou resposta a Rede Globo, exibiu um número considerável de atrações inéditas e, até mesmo filmes, que foram os únicos conteúdos a serem usados pela emissora carioca, logo na estreia aos domingos contou com a exibição do inédito “Teen Beach Movie“.

Os laços entre Disney e SBT sempre foram muito próximos. Até 2005, a produtora e a emissora emplacaram juntas vários programas como “Disney Club”, “Disney Cruj”, “Zapping Zonne”, filmes e seriados como “As Visões da Raven”. Tanto que em 2007, ao promocionar o lançamento da versão brasileira de “Hi School Musical”, a Disney Brasil escolheu o canal para a exibição do reality “Hi School Musical – A Seleção”, mesmo em contrato com a Globo. Com essa reaproximação e baixa na exibição dos produtos com a parceira atual, tudo nos leva a uma nova parceria em um futuro próximo.

E o SBT segue investindo na programação infanto-juvenil e consolidando a sua hegemonia e referência para as crianças . Além do Mundo Disney, vai ao ar o “Carrosel Animado” retornando com apresentação de Mauteus Ueta e Ana Júlia, o ”Bom Dia e Cia” com Silvia Abravanel, que estreou novos desenhos como “Os Pinguins de Madagascar”, “Os Padrinhos Mágicos”, “Bob Esponja”, “As Tartarugas Ninjas”, “Avatar” e os novos episódios de “Ben 10” e “Scooby-Doo”. O “Sábado Animado” aposta em desenhos clássicos e novos, como “Kung-Fu Panda”, que estrategicamente é exibido no mesmo dia e horário de quando era transmitido na extinta TV Globinho, alcançando novamente a liderança. Além dos investimentos na teledramaturgia para os pequeninos com as novelas “Cúmplices de um Resgate” e mais uma vez o sucesso “Carrossel”, já em reprise.Sem título 1Em número, o “Mundo Disney” já é um grande sucesso. Na primeira semana alcançou o segundo lugar com picos de liderança em todos os dias. No sábado, exibido até mais tarde, fechou com a maior distância para a segunda colocada, foram 1,2 pontos de diferença em um placar de 6,8 contra 5,6 do novo matinal da Globo. Já no domingo com a exibição do primeiro filme, a atração chegou a ficar na primeira colocação por vários minutos.

Vemos um SBT referência para as produções infanto-juvenis, tanto para os telespectadores mirins como os seus pais, que confiam na qualidade da programação. E um dos maiores interesses da Disney na TV aberta dá-se pelo alto poder de penetração e divulgação, que permite maior alcance de suas produções e consolidação de seus personagens, faturando, por exemplo, com vendagens de produtos, roupas, materiais escolares, e nada melhor que se unir a emissora que mais se aproxima do público com esse gênero. Ponto para a Disney, ponto para o SBT e vitória da criançada que dispõe de bons produtos na TV e podem continuar sendo crianças, sem precisar migrar a produtos feitos para adultos, perdendo cedo parte dessa inocência. No “Mundo Disney”, “Bom Dia e Cia”, “Carrosel e Sábado Animado” as crianças tem o seu espaço e tem uma infância feliz.

O Mundo Disney vai ao ar de segunda a sextas-feiras a partir das 08:30 da manhã, aos sábados às 10:30 e aos domingos, às 11 horas da manhã. São exibidas as produções: “A Casa do Mickey Mouse”, “ Os 7A”, “Princesinha Sofia”, “Doutora Brinquedos”, “Miles do Amanhã”, “Jake e os Piratas da Terra do Nunca”, “A Xerife Callie no Oeste”, “Austin & Ally”, “Phineas & Ferb”, “Junior Express”, “Art Attack”, “Parquinho”, “Henry Monstrinho”, “Que Talento!” e “Violetta”. Além dos curtas de “Toy Story” e “Carros” e os filmes clássicos no Domingo de Cinema.

Até a próxima semana! Comente e siga no twitter: @Dyoliver.

Dyego Terra

Compartilhar: