Análise: Alguém tem coragem de “interditar” o mito Silvio Santos?

Análise: Alguém tem coragem de “interditar” o mito Silvio Santos?
Instabilidade de Silvio Santos coloca SBT e suas empresas em risco?

Silvio Santos, um dos maiores mitos da comunicação mundial, já ultrapassou 86 anos e embora aparentemente demonstre estar com boa saúde e “lúcido” de suas decisões, eis que me pergunto: mesmo que o dono do SBT demonstre ser incapaz de tomar decisões lógicas, alguém teria coragem de pedir sua “interdição”? Apesar da decisão não ser fácil, a curatela, que se dá por meio de decisão judicial, serve para proteger o interditado, preservar seu patrimônio e dar a ele melhor qualidade de vida. Seus herdeiros seriam os maiores interessados. No caso do SBT, por ser uma concessão pública, a “interdição” poderia ocorrer apenas com a concessão cassada, em caso de grave desobediência legal.

Instabilidade de Silvio Santos coloca SBT e suas empresas em risco?

Mesmo que Silvio apresente aspectos bipolares há décadas, não estou afirmando que ele esteja louco, até mesmo porque suas decisões muitas vezes utópicas fazem parte da sua polêmica personalidade. Muitas vezes suas loucuras e visão um tanto “futuristas” surpreenderam, mas elas também já causaram grandes estragos. Aquele “peru falante” que começou como camelô e construiu um verdadeiro Império merece seu respeito, até mesmo de sua esposa e suas seis filhas, suas herdeiras legais. Se aceitar algumas maluquices faz parte do “aprendizado”, somente o seu quartel feminino pode avaliar.

Como escrevi em uma de minhas últimas colunas aqui no BastidoresDaTV, Silvio demorou muito tempo para preparar sua sucessão no SBT e em suas outras empresas. Mas foi somente após o sequestro de Patrícia Abravanel e mais profundamente após o escândalo do “Banco Panamericano” que a família resolveu se engajar ainda mais nos negócios. A Família Abravanel correu risco eminente de entrar em falência. Até o SBT foi dado como garantia.

Mesmo todas as filhas e até a esposa empenhadas nos negócios da família, Silvio continua sendo o único imperador. As constantes mudanças na grade do SBT contribuíram com o avanço da RecordTV. Muitas afiliadas abandonaram o SBT e alguns grandes nomes de seu casting migraram para a concorrência. A emissora perdeu credibilidade e coube a filha Daniela Beyruti, ao assumir a direção executiva do SBT, reerguer a emissora. A esposa Íris Abravanel entrou na luta e sem querer querendo, com suas novelas reconquistou parte do público perdido. Daniela também conseguiu estabilizar a grade e dar um novo fôlego para a emissora. Foi graças a esta fase, em que Silvio se afastou da direção do SBT, que a emissora conseguiu se encaminhar para a retomada da vice-liderança perdida para a Record. Muitas emissoras passaram a retransmitir o SBT e numa fase onde a concorrente se perdeu nos mesmos erros que a emissora de Silvio Santos havia passado, acabou deixando a rival encostar novamente na vice, status que há décadas defendeu, se intitulando “líder absoluta do segundo lugar”.

Silvio apresentador, vendedor e “formador de opinião” tem todos os seus méritos. Mas como diretor da sua “montanha russa” é imprevisível. Muitas vezes teve ideias brilhantes e mesmo investindo menos que as concorrentes, consegue muitas vezes bons resultados. Sempre honrou com suas responsabilidades como patrão, tem por merecer sua trajetória de sucesso. Chegou a ameaçar a Globo, em diversos horários, já foi muito mais ousado e agressível em suas investidas, mas também já cometeu erros grotescos que colocariam qualquer empresa que não tivesse a grande torcida que tem, na mais absoluta falência.

Silvio Santos comunicador, mesmo que ultimamente ele ande um pouco um tanto “ousado”, em sua forma de apresentar, é quase uma unanimidade na comunicação. Já como gestor, talvez seria a hora de pendurar as chuteiras. Sua carreira conseguiu erguer um Império, o que merece todo respeito, mas sua instabilidade como empresário já o colocou no fundo do poço muitas vezes. Vale pagar para ver e arriscar uma fortuna como se fosse um “Show do Milhão”? Eis a questão! Já tentei as cartas, os convidados, mas ainda tenho minhas dúvidas. Peço ajuda aos universitários!

 

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Pin It on Pinterest