Bastidores: Como a Simba pode se beneficiar com a chegada da operadora Dish Network e uma possível venda da Sky

Bastidores: Como a Simba pode se beneficiar com a chegada da operadora Dish Network e uma possível venda da Sky

Depois de anunciar um novo executivo para retomar as negociações com as operadoras de TV por assinatura, a empresa criada por SBT, RecordTV e RedeTV!, já começou a adotar uma nova estratégia no mercado. Ricardo Miranda (ex-Sky) foi convidado por Marco Gonçalves, representante da Simba Content, para integrar a equipe de negociação que visa a venda dos sinais digitais das três emissoras e a criação e distribuição de novos canais para a TV paga. O investimento no profissional é alto e derruba a informação plantada de que a RecordTV estaria analisando uma saída da empresa, devido ser a mais prejudicada em termos de audiência.

Nova operadora de TV no Brasil pode permitir entrada de novas programadoras como a Simba.

Miranda tem um tom mais conciliador e por conhecer bem o mercado deve evitar que outras capitais brasileiras tenham o corte imediato do sinal das emissoras da Simba Content, com o fim do sinal analógico, como ocorreu com Brasília e Grande SP. Vale lembrar que a Grande Goiânia terá apagão analógico no dia 31 deste mês e no dia 26 de julho, é a vez da Grande Recife. A VivoTV, única que continua com o sinal de SBT, Record e RedeTV!, na Grande SP, anuncia o corte para o dia 10 de junho, no entanto, uma reviravolta pode ocorrer até lá. As negociações voltaram a acontecer. Além de planejar concretamente a criação de novos canais que podem ser comercializados via plataforma de streaming (via internet) e TV paga, a nova programadora não descarta parceria futura com grupos internacionais para a representação no país de canais que ainda não são distribuídos pela GloboSat e outras programadoras internacionais. Vale lembrar que a Record, já possui um segundo canal aberto que não faz parte da Simba, a Record News, este distribuído gratuitamente para as operadoras e a Record Internacional, canal que nos Estados Unidos é vendido na operadora Dish.

Paralelamente às negociações, a Simba aguarda a chegada de uma nova operadora de TV paga no país, a Dish Network (que usa a tecnologia DTH – satélite), sendo controlada pelo bilionário Charlie Ergen, também controlador da Hughes e da Echostar. A Dish é a grande concorrente da DirecTV nos Estados Unidos. A DirecTV é a controladora da Sky Brasil. Após vencer concorrência da Anatel em 2011, por US$ 90 milhões, seis anos depois, o bilionário coloca os pés na TV por assinatura brasileira. Ou, pelo menos, passou efetivamente a ocupar a posição orbital brasileira 45W com um poderoso satélite voltado ao mercado de DTH. A empresa lançou o satélite Echostar XXIII pelo foguete Falcon 9, da SpaceX. O lançamento, realizado em março, foi perfeito e o satélite já se encontra na órbita correta. Após negociações frustradas, com a Telefônica e a GVT, hoje pertencentes a Vivo TV, agora, Ergen preiteia junto a Anatel a autorização para a Dish operar no Brasil. Nos Estados Unidos, há operadoras com até 400 canais disponíveis, número bem superior do oferecido por aqui. Vale lembrar que o grupo de Ergen, já conta com mais de 40 mil clientes de internet via satélite em solos brasileiros.

Outra questão importante, a ser observada é a situação da Sky no país (por conta das restrições da Lei do SeAC, que proíbe o controle cruzado de programação e distribuição), a AT&T, atual controladora da DirecTV, poderia negociar com Ergen. Contudo, não há indícios de que esta conversa tenha ocorrido. A DirecTV pode ter que se desfazer da SKy Brasil, empresa criada pelas Organizações Globo, na década de 90, e cujo parte das ações foi vendida para a DirecTV. Outra alternativa, caso a legislação brasileira seja cumprida, é o fim de todos os canais pertencentes da programadora AT&T, no país. A NET, também foi outra empresa criada pelas Organizações Globo e devido os prejuízos do setor, acabou vendendo suas ações para o mesmo grupo que controla a Claro. A programadora GloboSat também surgiu em 1991, sendo a primeira no mercado nacional.

A GloboSat é hoje a maior operadora de TV da América Latina, possuindo diversos canais próprios, em parceria ou como representante exclusivo. Os canais são distribuídos via internet pela GloboSat Play e nas operadoras NET, Claro TV, Sky, Vivo TV e Oi TV. Quando criada, apenas quatro canais faziam parte da programadora das Organizações Globo. Hoje são mais de 20 canais exclusivos. A TV Globo não aparece no portfólio de canais da GloboSat, mas está presente nas principais operadoras, tendo inclusive as suas maiores filiais e afiliadas com sinais regionais na Sky, devido a emissora possuir diversos espaços em satélite. Mesmo que não mais controle NET e Sky, a Globo, junto com a GloboSat tem grande influência na programação das operadoras que representam cerca de 75% do mercado de TV paga no país. A Globo Internacional é comercializada em países como os Estados Unidos, sendo um canal distribuído em operadoras como a Dish.

Já o Grupo Bandeirantes, aparentemente o principal interessado direto na ausência dos canais da Simba na TV paga, também possui sua própria programadora. A BandSat vende canais como a BandNews, BandSports, SexPrivé (parceria com a Brasileirinhas) e Arte 1. A emissora diz não receber diretamente pelo sinal digital da TV Band e do Terra Viva (emissora aberta via satélite na parabólica e TV paga). A Band Internacional é outro canal comercializado, este em operadoras como a Dish, nos Estados Unidos.

A entrada de uma grande operadora como a Dish, no mercado brasileiro, promete balançar o setor, com preços mais baixos, qualidade e variedade, o que teoricamente também abre espaço para que a Simba faça, num futuro, parceria com canais americanos ou europeus para que outras marcas importantes também entrem em seu portfólio, ampliando seus canais e tendo um maior poder de comercialização com as operadoras.

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