“Câmeras Escondidas” do SBT é sucesso internacional e emissora pode testar produção cinematográfica

Quando se fala em câmeras escondidas ou pegadinhas, no Brasil, a primeira referência é sempre as produções dos programas apresentados por Silvio Santos. O gênero inspirado em produções internacionais, estreou no país em 1981, teve grande destaque na década de 90 no “Topa Tudo por Dinheiro” e continua até hoje fazendo sucesso dentro do “Programa Silvio Santos”. O formato chamou atenção de todas as grandes emissoras do país que já produziram suas versões com anônimos e artistas, mas nenhuma delas alcançou tanto sucesso na internet, como o SBT, com as “Câmeras Escondidas do Programa Silvio Santos”.

Com um time de atores consagrados e produção impecável, as Câmeras Escondidas do SBT ultrapassaram três décadas e a tela da TV brasileira. Dentre as ideias exploradas em milhares de produções, as pegadinhas inspiradas em filmes de grandes estúdios internacionais são algumas das que mais alcançaram visualizações e repercussão, dentro e fora do país. Ivo Holanda, Gibe (falecido em 2010 – Ficou no SBT até 2002), Carlinhos Aguiar, Ruth Romcy (falecida em 2006), Fernando Benini e Celso Portiolli são alguns dos nomes que mais se destacaram. Mais recentemente, a atriz Anna Lyvia Padilha, que interpretou a menina fantasma do elevador quebrou a internet, com uma série de versões do clássico. A mais nova versão, exibida em fevereiro deste ano, teve Larice Castro como a intérprete da personagem, com mais de 4,6 milhões de visualizações no YouTube.

Atores das pegadinhas do SBT, são os mais lembrados do segmento, no país.

A precursora do sucesso internacional foi justamente “Menina Fantasma no Elevador” (2012), que alcançou mais de 100 milhões de visualizações. Desde então, a “Menina Fantasma” do SBT já atacou em diversas pegadinhas, alcançando quase duas centenas de milhões de visualizações, um fenômeno que pode ser transformado num filme, em breve. As produções de terror são as mais elogiadas por internautas que acessam os vídeos das “Câmeras Escondidas”. Muitos já aconselharam o SBT a produzir filmes e séries de terror, visto a qualidade e a criatividade das produções, realizadas desde 2012. Graças a internet, as pegadinhas de Silvio Santos viralizaram ao redor do mundo e já receberam elogios até de diretores famosos internacionalmente, como na semana passada, após a exibição da câmera escondida “Annabelle 2”. Aliás, esta e outras pegadinhas já ganharam as telonas, sendo exibidas por uma grande rede de cinemas, como forma de divulgação de filmes em cartaz, os quais inspiraram algumas produções do SBT.

Esta coluna apurou com exclusividade, a possibilidade de transformar estes fenômenos, em séries e filmes. Oficialmente, existe apenas um desejo, mas não é de hoje que algumas produtoras assediam o SBT para o desenvolvimento de parcerias que contemplam a produção de séries e filmes, principalmente no gênero em que as “Câmeras Escondidas” ganharam visibilidade global. “Menina Fantasma”, o maior dos fenômenos produzidos é a primeira, das mais cotadas, em se transformar em história.

“Câmeras Escondidas” do “Programa Silvio Santos” viralizaram ao redor do mundo.

Outras produções próprias também se destacam na internet, como “O Tubarão no Aquário” (2014), “Bruxa no Drone” (2016) e “O Cachorro de 3 Cabeças” (2016), todas com cerca de 4 milhões de visualizações cada. A pegadinha “Palhaço dá Tortada” (2015), já ultrapassa 8 milhões, “Faxineira de Carro” (2012), 8,2 milhões, “Anões Se Passam Por Bonecos Vivos” (2013), está com 7,1 milhões, “Operada no Mictório” (2015), com 6,9 milhões, “Poitergeist – O Fenômeno” (2015), com 5,3 milhões, “Bichos no Elevador” (2015), com 5,1 milhões, “Carrie, a Estranha” (2013), com 5 milhões, “Espelho Sem Reflexo” (2015), com 4,6 milhões, “Cega no Vestiário” (2015), com 3,6 milhões e “Invasão Alienígena com Milena Pavorô” (2016), com 3,2 milhões. A versão “Invasão Alienígena” com anônimos teve mais 2,5 milhões de visualizações e “Zumbis na Estrada” (2015), atingiu 3,2 milhões, somente nos canais oficiais da emissora no YouTube.

Desde 04 de novembro de 2013, o SBT mantém no site de vídeos YouTube, o canal oficial “Câmeras Escondidas – Programa Silvio Santos”, com mais de 940 mil inscritos. Nele, o SBT postou, até o momento, mais de 700 câmeras escondidas e o quadro “Os Velhinhos Se Divertem” que juntos já atingiram a incrível marca de 366,6 milhões de visualizações. Até 2013, as pegadinhas eram postadas no canal “SBT”, que possui mais de 3,8 milhões de inscritos e 1,3 bilhões de visualizações. O canal do “Programa Silvio Santos”, criado em 2014, conta com mais de 522 mil inscritos e 106,7 milhões de visualizações. Importante destacar que as “Câmeras Escondidas” também estão disponíveis no site do SBT e a reprodução, mesmo que não autorizada pela emissora, ganhou diversos canais no YouTube e em outras redes sociais e portais na internet.

Sucesso também em audiência, no “Programa Silvio Santos”, não se descarta nos bastidores do SBT, o lançamento de uma nova atração com as melhores câmeras escondidas já produzidas pela emissora. Aliás, atendendo pedido de Silvio Santos, câmeras escondidas antigas foram resgatas dos arquivos e remasterizadas. Algumas são exibidas no dominical, intercaladas com novas produções. No entanto, a utilização delas num novo programa específico, também é uma ideia a ser amadurecida pelos diretores da emissora.

Procurada pelo BastidoresDaTV, a assessoria de imprensa do SBT, não havia se pronunciado sobre a estreia de uma nova atração e possível investimento em produções cinematográficas, até o fechamento desta coluna.

Algumas “Câmeras Escondidas” do SBT que viralizaram no YouTube :

1) Menina Fantasma no Elevador – 100 milhões de visualizações* – 26/11/2012

2) Annabelle – 30,2 milhões – 05/10/2014

3) A Maldição de Chuck (Susto no Ponto de Ônibus) – 22,3 milhões – 17/11/2013

4) Zumbis Atacam no Metrô – 21,2 milhões – 29/03/2015

5) Soldados no Beco – 14 milhões* – 10/05/2015

6) Menina Fantasma Ataca no Metrô – 11,9 milhões – 19/04/2015

7) Invocação do Mal 2 – 10 milhões – 05/06/2016

8) Caixão no Elevador – 9,3 milhões – 04/12/2012

*Incluem também outros canais de visualização, além do YouTube do “SBT” e “Câmeras Escondidas”. Somente um canal “não-oficial”, já teve mais de 30 milhões de visualizações do fenômeno “Menina Fantasma no Elevador”.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest