Coluna: “A Regra do Jogo” ou “Os Dez Mandamentos” – A história se repetirá?

Coluna: “A Regra do Jogo” ou “Os Dez Mandamentos” – A história se repetirá?

logo-paulo111

Olá, queridos leitores! Está no ar à coluna TV Nobre da semana. Comemorações não faltam nos corredores da Rede Record. Sim, porque depois de quase desistirem de produzir novelas capazes de render boa audiência, a superprodução “Os Dez Mandamentos” chegou para afugentar a crise que rondava a dramaturgia da emissora. Mais que isso, conseguir a façanha que só “Pantanal”, da extinta Rede Manchete, conquistou. Assustar a soberania da Rede Globo. Confira agora um dos maiores duelos já vistos no quesito audiência dentro do horário nobre da TV brasileira.

Vamos voltar 25 anos, precisamente no ano de 1990. A Rede Globo completava 25 anos e nenhuma emissora na época era capaz de atingir a audiência da emissora de Roberto Marinho. O autor Benedito Ruy Barbosa entregou a alta cúpula da emissora um projeto (“Pantanal”), que fora rejeitado pela direção pelo alto custo e pelo medo do fracasso. Benedito então entregou a história para a concorrente Manchete, para que pudesse produzi-la mesmo com o alto custo e a dúvida do sucesso. A novela estreou com 13 pontos de média, capítulos depois a novela ultrapassou a marca dos 40 pontos de média e registrava a liderança isolada, deixando a Globo em segundo lugar. E mais, para a Rede Manchete se aproveitar cada vez mais da emissora concorrente, os diretores esperavam a então novela das 8, “Rainha da Sucata” terminar, o “Jornal da Manchete” encerrava sua edição para dar lugar a novela “Pantanal”, uma novela que foi cercada por sexo, nudez e belíssimas paisagens, além dos grandes atores. No último capítulo, “Pantanal” registrou 41 pontos de média contra 21 da Rede Globo.

(A maior batalha da TV brasileira dos últimos anos acontece entre os principais produtos da Rede Globo e Rede Record)
(A maior batalha da TV brasileira dos últimos anos acontece entre os principais produtos da Rede Globo e Rede Record)

Hoje, a audiência não é a mesma. O público é o mesmo da década de 90, mas não com os mesmos costumes. A Rede Globo completou 50 anos em 2015 e abusou dos recursos que tinha para trazer ao público bons produtos e que fossem capazes de recuperar a audiência perdida durante os últimos anos. Até agora, poucos produtos foram capazes de atingir a audiência esperada e os que foram capazes de tal feito não exerceram uma diferença capaz de mudar os rumos da audiência da Globo.

O fato é que por lá as coisas não andam boas, mas tudo leva a crer que isso seja passageiro. Para a tristeza deles a viagem, agora, será um pouco mais longa. Depois do fracasso de Babilônia, a Globo jogou todas as suas fichas na nova novela, “A Regra do Jogo”, mas em contrapartida a Rede Record jogou todas as suas fichas na sua superprodução, “Os Dez Mandamentos”, seguindo agora com a história bíblica para atrair o público perdido da Rede Globo. Por mais incrível que possa parecer para a Rede Record, quanto mais pragas para ela, melhor!

(Um dos piores momentos da Globo é causado pela Rede Record)
(Um dos piores momentos da Globo é causado pela Rede Record)

O trocadilho para a emissora do Bispo Macedo tem seus motivos. A audiência após as pragas do Egito (finalmente), aparecerem na história rendem para a emissora médias de 19 pontos com picos que ultrapassam os 20 pontos. Por alguns minutos, a audiência entre “A Regra do Jogo” e “Os Dez Mandamentos” chega a ficar por menos de 2 pontos no real time (audiência minuto a minuto). A briga está tão forte que ambas as emissoras entram no comercial no mesmo horário para que ninguém possa migrar para a concorrente e vice-versa. O sucesso de “Os Dez Mandamentos” é indiscutível e fez calar a boca de críticos que buscam argumentos contrários ao sucesso do folhetim da Record. A novela está na boca do povo como uma história global. Para a Globo, resta investir na história de “A Regra do Jogo” que por sinal é espetacular, tanto na história quanto na direção da novela e esperar que o pesadelo acabe, porque, a poderosa está vulnerável como há 25 anos.

Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre

Compartilhar: