Coluna: A relação de Silvio Santos com o Rádio – Ouça trechos raros!

Coluna: A relação de Silvio Santos com o Rádio – Ouça trechos raros!

Julioo12

Talvez o maior mito que a comunicação brasileira já teve começou no rádio. Silvio Santos, 84 anos, hoje proprietário do SBT e seu Grupo Silvio Santos. Senor Abravanel, seu nome de batismo, construiu seu império graças a seu poder de comunicação e persuasão. O “peru que fala” como era chamado pelos colegas, nos anos 50, muito batalhou no rádio no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, até chegar na televisão. E somente no início da década de 80, Silvio Santos tornou-se dono de sua própria emissora de TV.

Logo na juventude, Silvio sempre participava de concursos de radialista e locutor. Como começou a ganhar todas as disputas, acabou sendo proibido de concorrer. Daí surgiu o nome “Silvio Santos”, para poder continuar participando.

Silvio era camelô, desde os 14 anos. Certa vez, o diretor da fiscalização da prefeitura do Rio tentou impedir que Silvio continuasse exercendo a profissão, mas, ao perceber que o garoto era estudante e falava bem, ele resolveu levá-lo até uma rádio. Silvio passou em um concurso para locutores e exerceu pela primeira vez uma atividade artística, mas como o salário não era bom, ele desistiu do emprego e voltou a ser camelô.

Aos 18 anos, ele teve que servir o Exército, mas Silvio tinha folgas aos domingos e usava o dia para trabalhar de graça em uma rádio no Rio de Janeiro. Depois que saiu do Exército, não voltou a trabalhar nas ruas e continuou por um tempo como locutor em algumas emissoras de rádio.

silviosantosomito

Já em São Paulo, encontrou um locutor de uma rádio que havia trabalhado com ele no Rio. O amigo disse que estavam fazendo testes para locutor. Silvio falou que não ia tentar, mas que participaria de um programa de calouros na rádio. Quando chegou lá, não pode se inscrever porque já havia trabalhado como profissional. Por isso, acabou fazendo o teste para locutor e foi aprovado. Este foi o primeiro trabalho do apresentador em São Paulo.

No entanto, foi apenas em 1954 que Silvio Santos assinou seu primeiro contrato como locutor da Rádio Nacional em São Paulo. Para complementar o salário Silvio se aventurou no circo fazendo shows para caravanas. A partir dessa experiência Silvio foi chamado por Manoel de Nóbrega para trabalhar em seu programa de grande audiência na Rádio Nacional como animador.

Silvio Santos chegou a apresentar programas como o “Falando Francamente” na Rádio Record em 1981 e que anos depois teria uma versão televisiva com Sônia Abrão no SBT. Por mais de duas décadas foi comunicador da Rádio Nacional de São Paulo. Nos anos 1970, liderava o Ibope nas manhãs. Silvio fazia tanto sucesso que passou a apresentar seu programa para todo o Brasil através da Rede Nacional que anos depois se tornou a Rádio Globo. Silvio Santos deixou o rádio na década de 80, mas seu show de auditório continua até hoje através da TV.

Silvio Santos assina seu primeiro contrato com a Rádio Nacional em 1954
Silvio Santos assina seu primeiro contrato com a Rádio Nacional em 1954

Mesmo fora do rádio, Silvio Santos é até hoje um ouvinte assíduo da Rádio Jovem Pan AM, de São Paulo (SP). Não é a toa que alguns de seus contratados também atuam na emissora: Rachel Sheherazade, Joseval Peixoto e Danilo Gentili.

Amante do rádio, porque Silvio Santos o deixou de lado e nunca investiu em uma rede de rádios, através de concessões ou compra de estações, como investiu em sua televisão e em tantos outros segmentos? Com a palavra, o mestre Silvio Santos!

Ouça trechos raros de Silvio Santos como radialista, entre 1954 e 1982:

Júlio César Fantin
@jcfantin

* Júlio César Fantin é jornalista, assessor de imprensa e escritor. Trabalhou em empresas de comunicação do Sul e Sudeste do Brasil. É editor do www.ouvintes.com.br, site segmentado ao meio rádio e colunista do Bastidores da TV

Compartilhar: