Coluna: As estreias que bombaram no SBT
Olá, queridos leitores! Está no ar a Coluna TV Nobre da semana. Quero agradecer a excelente repercussão que vocês deram com os dois últimos temas abordados: “Gugu Liberato e Ratinho – A guerra por audiência está de volta” e “Agora é oficial! Xuxa Meneghel é a nova alegria da Rede Record”. Hoje, vamos tratar de estreias importantes que ocorreram para a temporada 2015 da TV brasileira, precisamente na TV mais feliz do Brasil. Os programas: o “Conexão Repórter” com Roberto Cabrini, o “Máquina da Fama” com Patrícia Abravanel e o “The Noite” com Danilo Gentili, empolgaram o público e a crítica com suas primeiras exibições na tela do SBT, tudo isso revertido em boa audiência.

O novo “Conexão Repórter” voltou com a nova temporada aos domingos, após o “Programa Silvio Santos”. O horário vem a calhar por conta da saída de Marília Gabriela do SBT. Cabrini saiu das quartas e entrou no domingo em grande estilo, conquistou a vice-liderança e atingiu a liderança por vários minutos com uma matéria impecável sobre a vida e a morte de pacientes no Hospital A. C. Camargo, e no final da reportagem o nascimento do bebê da médica que cuidava dos doentes do hospital mencionado (no decorrer da reportagem, uma das pacientes, Rose, dias antes de morrer agradeceu a médica e exclamou sobre o novo ser que viria ao mundo dois meses depois). Tal reportagem rendeu a emissora o segundo lugar isolado, na marca dos 7,0 pontos de média e 8,5 pontos de pico. Índice 103% maior se compararmos com o domingo anterior (22/02), com a última exibição do programa “De Frente com Gabi”. A Rede Record, no horário, registrou 5 pontos de média, terceira colocada.

Na segunda-feira, todos estavam na espera da estreia da nova temporada do “Máquina da Fama” e mais, do retorno de Patricia Abravanel aos palcos após a sua gravidez. Por falar nisso, o mais novo neto de Silvio Santos, Pedro, apareceu na entrevista exclusiva que Patrícia cedeu ao programa “Eliana” no último domingo (01/03). O pequeno Pedro esteve ao lado da mãe nos minutos finais da entrevista e deu um show a parte com a sua alegria ( no horário, o programa rendeu picos acima dos 11 pontos). Patrícia finalmente está de volta na nova temporada do “Máquina da Fama”, voltou com toda a pompa merecida, com teasers dentro da programação do SBT com o novo cenário, “a nova maquina da fama” e as brincadeiras irreverentes da Patrícia para atrair o público, e deu certo. O programa voltou alta audiência para o SBT e conquistou a vice-liderança isolada com 7,5 pontos de média e 9,0 pontos de pico. No mesmo horário, a Rede Record marcou 5,0 pontos de média ( o “Máquina” atingiu 53% mais audiência que a Rede Record), foi terceira colocada.

Após a estreia do “Máquina da Fama”, o respeitosamente chamado Comendador Gentili, voltou com o “The Noite” e sua trupe na mais pura (e sarcástica) alegria. Sua produção trouxe para a primeira entrevista da temporada 2015, nada mais nada menos que Wellington Muniz, o Ceará, que deixou o “Pânico na Band” em janeiro deste ano. Com toda a irreverência da entrevista, do monólogo de Gentili e dos minutos iniciais do programa, o talk show rendeu o segundo lugar isolado. Marcou 5,0 pontos de média e 6,0 pontos de pico. No mesmo horário, a Rede Record marcou 3,7 pontos de média. O “The Noite” cresceu 44% em comparação com a semana passada quando o programa marcou 3,6 pontos de média com uma reprise da temporada passada.
Há especulações sobre a atual situação em que vive a emissora de Silvio Santos, imagino que a “falta de investimento” em contratações importantes esteja na cabeça de muitos, mas a mais que isso, investimentos dentro do que já está no ar. A emissora, agora, conseguiu planejar uma grade sólida (que mereça cuidados como qualquer outra), mas que seja simples e interessante para fidelizar o público em qualquer horário, menos no horário da novela.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.

