Coluna: As melhores aberturas de novelas da Rede Globo
Tamanho o destaque e carinho, este abrupto produto encontra-se em ascensão. Representante do resumo da obra, talvez daí venha tanta empatia e cobranças ao entorno da sua idealização e musical. No contexto geral são as responsáveis por intrigar o cliente no caso o telespectador, que querendo ou não, criam expectativas enormes sobre o folhetim que entra logo a seguir.
De olho neste mercado específico, as emissoras cada vez mais vem procurando formas de aperfeiçoar suas técnicas. Munidos por novas tecnologias e estudo especializado. Verdadeiramente o que se constata é um delineamento e dedicação no acabamento e desenvolvimento das aberturas, estas por sua vez tem o dever de chamar a atenção, e prender várias parcelas. Em miúdos falar para o coletivo.
A Rede Globo destaca-se neste estilo – fato constatado em suas entradas de novelas. Ficaram marcadas na memória do brasileiro, seja pelas imagens, enquadramentos, presença de determinado ator ou atriz . Ou simplesmente pela mistura de uma bela canção à magnitude ao tratar certos estigmas. Em sua extensão este pequeno fragmento da TV cada vez mais vem ganhando adeptos, que não se cansam de colecionar e propagar este artefato adjacente da teledramaturgia brasileira.
Vamos relembrar as mais memoráveis e aclamadas pela crítica? Top 7! Só se for agora!
#7
http://www.youtube.com/watch?v=aFRsh2Y_MPc
“O Sexo dos Anjos” trama escrita pela saudosa Ivani Ribeiro em 1989 apesar de “antiga” e causar um efeito nostalgia, destaca-se pela simplicidade. Alegre, a entrada resume perfeitamente o folhetim em menos de 1 minuto.
#6
http://www.youtube.com/watch?v=p1GREWgCMgs
Chocolate já é uma delícia, agora imagina coligado a uma paixão? Foi pensando nisso que Walcyr Carrasco explorou este universo, e criou “Chocolate com Pimenta”. A abertura cantada por Deborah Blando conseguiu resvalar exatamente com o esperado pela direção.
#5
Escrita pelo trio Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, “Pedra sobre Pedra” de 1992 tem uma abertura bem “forte”, em resposta a um momento difícil enfrentado pelo povo brasileiro. Apresenta-se de forma calorosa, carnal e territorialmente tupiniquim. Reverberada por cenas de nudez, criticadas, mas que em nenhum momento passaram a imagem lasciva de mulher fácil.
#4
http://www.dailymotion.com/video/x8sea0_a-favorita-abertura_shortfilms
Telenovela de João Emanuel Carneiro, “A Favorita” tem uma das entradas mais memoráveis da TV. Com uma forma bem simples, contou a trama completa e melhor sem spoilers. Semelhante a uma história em quadrinhos animada.
#3
Em “Boogie Oogie” de Rui Vilhena mergulhamos nos anos 70, ao som de “That’s The Way (I Like It)”. Uma abertura gostosa, divertida e bem atual, apesar de ser tipicamente centrada nos anos 70.
#2
http://www.youtube.com/watch?v=VPbTOrTtU48
Como retratar uma personagem arisca, decidida e instável? Missão realmente muito difícil, mas que em “A Indomada” foi concluída com erudição. Presente em todas as listas de indicação das melhores aberturas de novelas, a trama da dupla Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, conseguiu abreviar a índole da personagem de Adriana Esteves, que na novela não se abatia por nada.
#1
Nada mais justo que o comando desta lista fique com a novela “Rainha da Sucata”. Sobre autoria de Sílvio de Abreu, com a colaboração de José Antonio de Souza, o folhetim é tipicamente abrasileirado. Tendo como chamariz principal sua abertura – marcante, jovial e bem-humorada.
Vale destacar que as aberturas ou entradas, são e sempre serão um atrativo para aquele telespectador desaminado e sem vontade de interagir. Constatando assim a sua necessidade.
Qual abertura de novelas da Globo lhe marcou? Porquê?
Comente! Interaja conosco!
E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear…
Espero por vocês @Hjms_QuimTV
Ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br

