Coluna: As melhores aberturas de novelas da Rede Record
Há um certo tempo lancei aqui mesmo no “Bastidores da TV” uma série de colunas retratando as melhores aberturas de novela de cada emissora. Tarefa dada, tarefa cumprida. É lógico que a primeira a ser agraciada foi a poderosa Rede Globo (relembre clicando AQUI) com seu contemplado império de novelas, que tornam-se verdadeiros “layouts” para os canais com menos recursos e inolvidáveis recessos no segmento. Bem menos notória, mas com um passado de glórias, chegou a vez de analisar as melhores entradas de folhetins da Rede Record.
Vamos relembrar as mais memoráveis e aclamadas pela crítica? Top 6! Só se for agora!
#6
“Poder Paralelo”
Estreante no ano de 2009, a trama assinada por Lauro César Muniz, trouxe um clímax central clichê, porém bem conduzido. O submundo do tráfico e da máfia já havia sido exaurido por outros canais, mas Muniz junto a excelente direção de Ignácio Coqueiro, conseguiu colocar identidade a novela. Resultado mais que satisfatório, e que a Record passou a apreciar. Tramas violentas, densas e sexuadas passaram a ser a nova aposta do canal.
#5
“Bela, a Feia”
Filho do nascimento da parceria Record/Televisa, o remake de “Betty, a Feia” adaptado por Gisele Joras trouxe um diferencial ao público da emissora do Bispo Macedo. Uma trama leve, divertida e romântica. Algo totalmente divergente do propagado nas novelas anteriores do canal. Sua abertura é o sinônimo do resumo da obra, uma patinha feia que sonha em ser princesa.
http://www.youtube.com/watch?v=E_rUDpryuBY
#4
“Essas Mulheres”
Folhetim assinado por Bosco Brasil e Cristianne Fridman foi um mergulho no mundo ambíguo das mulheres no século XIX. Fundamentada única e exclusivamente nas mudanças temporais ao tratamento subordinado da fêmea sobre o macho. Ousou por destacar o empenho desta classe tão desvalorizada em épocas passadas. Apesar da modernizada, “Essas Mulheres” realmente fez sucesso por ser nada mais, nada menos do que uma revisão do trabalho do grande escritor brasileiro José de Alencar. Caso que para muitos passou despercebido. As protagonistas do folhetim representavam releituras de personagens de Alencar, ditas como: Senhora, Diva e Lucíola, respectivamente: Christine Fernandes, Carla Regina e Miriam Freeland. Sua abertura é terna, simples e enfática.
#3
“A Escrava Isaura”
Exibida em meados de 2004/2005, a trama assinada pela dupla Tiago Santiago e Anamaria Nunes, o remake da obra de Bernardo Guimarães, trouxe o canal de volta a época de ouro, ao caminho pela liderança. Seus 15 pontos de média final, conotam a importância da novela a teledramaturgia da Record. Prova disso é o encabeçamento da lista, quando o assunto é uma possível reprise. Recentemente vem sendo reapresentada pelo canal por assinatura Fox Life. Sua entrada é simples, porém simboliza momentos críticos vividos pelo povo brasileiro.
#2
“Os Mutantes – Caminhos do Coração”
Telenovela com uma temática um tanto quanto surreal. Uma aposta de risco de Tiago Santiago que deu certo. Divisora de águas e opiniões, “Os Mutantes” é vista como um triunfo da emissora da Barra Funda, que apesar de ser mal vista por grande parte dos críticos, desempenhou satisfatório papel para a teledramaturgia brasileira. Sua abertura é bem instigante.
#1
“Prova de Amor”
Também escrita por Tiago Santiago, e totalmente diferente da alucinada “Mutantes”. Em “Prova de Amor” o autor escreveu com requintes de novela global, direção auspiciosa e delicada. Seu roteiro é o mais clichê possível: mocinha que sofre por um amor, e que tem que dividi-lo com sua arque rival. Apesar dos grandes adjetivos, perdeu-se no decorrer da estória, fator que atrapalhou na meta da audiência – que voltou a subir, somente com o contorno dos problemas. Sua reta final foi marcada por recordes no ibope. Abertura delineada ao melhor som carioca.
Vale destacar que as aberturas ou entradas, são e sempre serão um atrativo para aquele telespectador desaminado e sem vontade de interagir. Constatando assim a sua necessidade.
Encerro por aqui, lembrando que nas próximas edições analisarei as melhores aberturas de novelas do SBT, e claro as amadas mexicanas.
Até lá…
Qual abertura de novelas da Record mais lhe marcou? Porquê?
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