Como surgiu o nome das cinco principais redes de TV do Brasil? Descubra!

Coluna 53 - BastidoresDaTV.com.br
Coluna 53 – BastidoresDaTV.com.br

Além de uma logomarca, qualquer empresa de grande porte deve ter um nome fácil de ser gravado. Na televisão, a regra é a mesma. Se hoje, as cinco maiores redes do Brasil são facilmente lembradas, isso se deve a associação de termos populares ou siglas de fácil memorização. Muitos, no entanto, sequer imaginam como os nomes foram escolhidos pelas empresas que dominam o meio televisivo do país. Muitas são as teorias sobre estes nomes, porém nada é oficializado pelas emissoras.

logostvs

A Rede “Globo” tem o nome que pode hoje ser explicado pela própria logomarca. Uma das maiores redes de TV do mundo. O famoso globo, criado em 1973, pelo designer Hans Donner, representa a Terra e o retângulo é o aparelho de televisão. O logotipo mostra o globo terrestre (primeira esfera), com um retângulo (a televisão), mostrando o próprio planeta (segunda esfera). É uma idéia simples, criativa e com uma visão filosófica: o homem, através da tecnologia, vê o mundo e tudo o que o cerca diante da TV, inclusive o próprio homem. Talvez o famoso slogan “Rede Globo: a gente se vê por aqui”, tenha inspiração no conceito da logo.

Rede Globo e a evolução de sua marca
Rede Globo e a evolução de sua marca

A Rede “Record”, emissora que já teve como sócio o empresário Silvio Santos, que vendeu a emissora para o bispo Edir Macedo, herdou o nome da Rádio Record, que começou como uma loja de discos. Um dos significados para a palavra ‘record’, em inglês, é disco de vinil. Embora este seja o significado inicial, a atual logomarca da emissora, muito se assemelha com os princípios da logo da Rede Globo. Um círculo (esfera), que hoje representa o mundo, através do globo terrestre, com destaque para a América do Sul. As três ‘escamas’ inseridas, desde os anos 90, representariam a televisão, remetendo a ideia de que o mundo está em volta da TV. Desde que o bispo assumiu a emissora, ela começou a criar uma identidade visual. Primeiro a marca remetia a ideia de um olho formado por escamas. Com o tempo, o olho virou um globo e as escamas foram se moldando entorno dele.

Rede Record já teve diversas formas distintas de logomarca
Rede Record já teve diversas formas distintas de logomarca

Já a antiga TV Studios (TVS), que se transformou em “SBT”, emissora criada por Silvio Santos, ao se expandir pelo país, formou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Dentre os muitos slogans, um que marcou a fixação da nova emissora foi “SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão”. Talvez esteja aí o significado da sigla ter sido inserida dentro de um círculo, representando um ‘sistema’, como o sistema solar, onde os planetas giram entorno do Sol. Aliás, Silvio Santos não seguiu a tendência nacional em formar ‘redes’ de TV e foi o único que criou um ‘sistema’ de TV. Embora se assemelhe com a logo da rede americana ABC, o circulo é comum em marcas de emissoras, pois representa modernidade, infinitude e proteção. Quando observamos um circulo, podemos entender que ele se forma a partir de uma curva continua, o que expressa continuidade e totalidade. As emissoras buscam expressar sempre que acompanham a modernidade, ou seja, estão sempre se renovando e buscando novos produtos e tecnologias para o seu público. De 1981, até hoje, a logo do SBT teve diversas alterações. Começou dourada, chegou a ser preta e branca, mas o colorido é o que predominou, representando a alegria, a diversidade e a evolução. A criação atual é assinada pela agência Publicis Brasil. Segundo a empresa, o desenho simboliza “a agilidade, a modernidade e o constante processo de evolução da emissora”.

Evolução da logomarca do SBT, em seus 35 anos
Evolução da logomarca do SBT, em seus 35 anos – Emissora é a única que formou um ‘sistema’ e não uma ‘rede’ de TV!

A “Band”, teve início com a Rádio Bandeirantes, mesmo nome adotado pela TV da Família Saad, por muitos anos. Uma homenagem aos desbravadores paulistas. O símbolo teve algumas alterações, mas o formato de um ‘olho’ é o que mais caracterizou a emissora desde a década de 80. As cores verde e amarelo remetem a bandeira do Brasil. Há quem afirme que o conceito foi passar ao telespectador a ideia que a emissora valoriza o Brasil e através de suas lentes (olho), tudo vê. A tese se reforçou em 2010, quando a emissora teve como slogan “olho na tela, olho na Band”. Datena foi o primeiro a adotar o nome de Band na TV, na década de 90. Uma abreviação de Bandeirantes FM e TV Bandeirantes.

A Band chegou a ter um coelho com chapéu de bandeirante como mascote
A Band chegou a ter um coelho com chapéu de bandeirante como mascote

Por fim, a mais nova das cinco maiores redes de TV comercial do Brasil, a RedeTV!, nasceu após a falência da Rede Manchete, em 1999. A nova emissora, sob o nome de “TV!”, transmitia a programação da Manchete. O nome da emissora inicialmente seria TV Ômega, nome da produtora independente do grupo TeleTV, empresa de Amilcare Dallevo Jr, que prestava serviço de telemarketing e produção para programas de televisão interativos por telefone. Foi então encomendado uma pesquisa para a agência de publicidade Fischer America que apresentou seis nomes para o público que escolheu “RedeTV!”: ‘a rede da TV!’.

RedeTV! Substituiu a Rede Manchete
RedeTV! Substituiu a Rede Manchete

 

Siga:

Twitter: @jcfantin

Facebook: @julioportalg

Instagram: @juliocesarfantin

 

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes.