Coluna: Fala Brasil entre os melhores jornais

O telejornal das manhãs da Rede Record começou a ser exibido em 1990, quando Edir Macedo comprou a emissora. De lá para cá, de todos os formatos experimentados, entre eles o que se parecia muito com o do Hoje em Dia, o que deu mais certo é o atual. Com apresentação de Carla Cecato e Roberta Pizza, o Fala Brasil costuma ser líder de audiência desde 2010, incomodando e muito, Globo e SBT.
Todo o sucesso é fruto de um belo trabalho dos jornalistas e de um diferencial, a dinâmica do jornal. Na última sexta-feira, enquanto voltava da cidade onde estudo para Belo Horizonte, vinha conversando com um técnico audiovisual que, quando citei o jornal, respondeu de forma rápida e objetiva: “Aquele formato deles é sensacional! Colocar repórteres no Brasil inteiro ao vivo, passando de um para o outro, é muito bacana!”. Em duas frases, ele disse o que mais me atrai no Fala Brasil. Um telejornal leve, descontraído e dinâmico. Querendo ou não, a imagem que fica para o telespectador é que realmente tem muita gente trabalhando para produzir um jornal de qualidade em pleno começo da manhã.
Não bastasse isso, o Fala Brasil, principalmente nas edições de sábado, traz reportagens especiais com produção e apuração capazes de cravar o telespectador no sofá durante toda sua exibição. Com uma média de 5 minutos (que é muito tempo para uma reportagem de TV) temas e histórias de pessoas que merecem um maior aprofundamento, são apresentados.
Confira um vídeo com um dos links do Fala Brasil, em Manaus:
Carla Cecato tem 16 anos de profissão, já passou pela BandNews e Band e comanda o telejornal há 5 anos. Já Roberta Pizza, que tem passagem pela EPTV, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e Minas, e está na atração desde 2006, quando comandou o bloco de esportes do Fala Brasil. É importante ressaltar as boas escolhas que a Record fez para comandar o programa, desde que ele entrou na boa fase. Nomes fortes como o de Luciana Liviero e Marcos Hummel já passaram pela bancada do Fala Brasil e sempre, a seriedade e, ao mesmo tempo, a descontração dos apresentadores, foram fundamentais para o sucesso do jornal.

Um mix de esporte, notícias nacionais e internacionais e reportagens especiais. Uma dinamicidade digna de aplausos! Esse é o segredo do Fala Brasil, mas, como nem tudo são flores, preciso dizer que a sucessão de intervalos, um após o outro, em pouco tempo, irrita. As notícias são anunciadas e espera-se que elas passem no bloco seguinte, mas antes, outros dois comerciais ou mais, fazem com que o telespectador tenha que esperar demais. Alguns chamam isso de estratégia por audiência, eu chamo de tiro no pé porque quem assiste, não gosta!
De todo modo, deixo os parabéns para toda a equipe. Com a concorrência com o Notícias da Manhã do SBT, comandado por César Filho, a briga por audiência tem se tornado ainda mais acirrada. Isso é bom, porque já temos telejornais de excelente qualidade, em emissoras diferentes, lutando por um mesmo público. A história conta e é verdade, nessa briga, quem ganha somos nós!
E você? Gosta do Fala Brasil?
Eu sou Fábio Melo e este foi o nosso, “Ponto de Conversa”!
Quer ler o texto da semana passada? Clique AQUI.
Sigam-me no twitter @FabioMelo18 .
Prefere mandar um e-mail? Então envie para: fabiomelomg@yahoo.com .
Curtam, comentem e compartilhem se gostarem desta Coluna. Mandem-me ideias de temas que podemos conversar!
Grande Abraço! Até domingo que vem, uma ótima semana a todos vocês!
#fuuui!

