Coluna: “Legendários” e “Sabadão” – A nova guerra dos sábados
Olá, queridos leitores! Está no ar à coluna TV Nobre da semana. A estreia de Celso Portiolli com o “Sabadão” causou preocupação, principalmente, para a Rede Record que preparou fortes emoções para o “Programa da Sabrina”, que concorreu com a estreia do SBT por pouco menos de trinta minutos e para o “Legendários” de Marcos Mion (esse demonstrou certo medo pela nova arma da emissora de Silvio Santos horas antes). Hoje, vamos tratar do embate que mexeu com os ânimos dos diretores de ambas as emissoras.
Desde que o SBT desistiu de investir em programas de auditório aos sábados à noite (o último investimento foi com o regresso do “Viva A Noite” com Gilmelândia), o assunto deixou a entender que as sessões de filmes tomariam conta do horário após às 22h00. Na volta do “Programa do Ratinho” para o seu antigo horário, algumas edições foram feitas para o sábado à noite, mas nada que pudesse criar grandes expectativas. O programa tem cara de segunda a sexta, e deixá-lo, também, aos sábados, não seria a melhor estratégia. Após anos de espera, o SBT anunciou duas grandes novidades para os finais de semana da emissora: uma sessão de filmes da Disney das 11h00 às 13h00 e um novo programa para Celso Portiolli aos sábados, às 22:30. O público criticou duramente a decisão da emissora em tirar duas horas do Domingo Legal e entregar para o Celso um programa as pressas. A maioria pode não saber, mas a conversa em encurtar o “Domingo Legal” e colocar o Celso em outro projeto já duravam meses. Nada foi sem pensar.
Com as expectativas para a estreia do “Sabadão”, a concorrência “tremeu” e buscou a emoção para prender o telespectador tanto no “Programa da Sabrina” (que concorreu com a estreia do SBT por pouco menos de trinta minutos), e com o “Legendários” de Marcos Mion. Por falar em Mion, o apresentador fez indiretas e cutucou a Globo e o SBT dizendo que o “Legendários” foi o primeiro programa no sábado à noite, e com o sucesso do mesmo, a concorrência veio atrás de uma fatia da “torta”. No Instagram, Marcos Mion escreveu: “Horario que antes so tinha filme e nos o tornamos um dos mais disputados, afinal fomos os primeiros e, depois do nosso sucesso, as outras emissoras vieram atras de uma fatia da torta! ? Mas nao tem problema, pois o sabado é nosso!!???? E atitudes com a dos meus amigos @victoreleo so me comprovam isso! Obrigado parceiros!! ??? #Legendarios #TamoChegando”, finalizou o apresentador. O Brasil sabe que programa de auditório aos sábados a noite não é uma exclusividade da Rede Record e muito menos foi ela a precursora de um projeto do gênero para o dia e horário.
Com as chamadas no ar e com a ajuda do próprio Celso Portiolli em suas redes sócias, o programa foi ao ar com a esperança de trazer algo novo para o telespectador. O resultado de todo o programa foi um show de pouco mais de uma hora feita pela dupla Zezé Di Camargo e Luciano, Munhoz e Mariano e a dupla Dablio e Phillipe. Entre as músicas, estrearam o quadro “O Povo Fala” e, talvez, tenha sido o ponto auge do programa. Celso como previsto esteve mais solto no palco e respondeu a uma participante do quadro que “difícil mesmo é ficar sem comer a mulher”. A gargalhada foi generalizada. Após as participações dos cantores, foi a vez de Pedro Manso e Marlei Cevada, fiéis escudeiros de Portiolli entrarem em cena. Junto com o apresentador, comentaram sobre vídeos engraçados da internet.
Algo que é velho, mas que o programa de estreia trouxe e que muitos criticaram foi o tempo que Zezé e Luciano no palco. Há tempos os programas da TV aberta deixaram de lado apresentações longas e que ocupassem quase todo o programa. A resposta é pela rapidez que o público agora gosta de ver as coisas na telinha, mas quem gosta pôde matar a saudade deste tipo de apresentação na TV. O principal fator que impediu o programa de conquistar o segundo lugar foi à falta de quadros, de atrações que possivelmente entraram no ar nas próximas semanas, como os quadros de homenagem aos artistas e o famoso quadro da “banheira”, apelativo, mas que combina com a atração.
Mesmo com a terceira colocação, o programa segurou a audiência do SBT registrada nas últimas semanas e beliscou a vice-liderança por alguns minutos, além de por vários momentos estar a três pontos da liderança. Exibido das 22h40 à 00h33, o “Sabadão com Celso Portiolli”, registrou 6.2 de média e 7.9 de pico. No confronto, a Globo registrou 11 pontos com a exibição do “Zorra Total” e “Altas Horas”, a Rede Record registrou 8.8 com a exibição do “Programa da Sabrina” e “Legendários”, esse último não venceu tranquilamente a estreia da concorrente e perdeu a vice-liderança por alguns minutos em algumas praças. a TV Band registrou 2.8 com a exibição da sessão de filmes “Top Cine”.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Clique e siga a @ColunaTVNobre




