Coluna: O Império não ruirá
Olá, queridos leitores! Está no ar Coluna TV Nobre da semana! Quero agradecer ao número de acessos dos textos anteriores, muito obrigado. Hoje, vamos tratar da novela que interrompeu a queda de audiência da Rede Globo no horário das 21 horas, que parou o Brasil em vários aspectos e, mais que isso, voltou a empolgar o público que estava longe das novelas brasileiras, fato esse que não acontecia desde “Avenida Brasil” e “Amor à Vida”. Parece que o império das novelas está definitivamente de volta.

“Ao som de “Lucy In The Sky With Diamonds”, o primeiro tema da Coluna “TV Nobre” será o principal produto da TV brasileira”, assim começou o primeiro texto da TV Nobre, há pouco mais de 30 semanas. De lá para cá, a TV Nobre acompanhou o desenrolar da atual trama das nove, “Império”, em vários aspectos. É impressionante o quanto os personagens da trama de Aguinaldo Silva e de seus colaboradores conseguiram cativar o público, até agora foram performances impecáveis de todos os atores. Tal envolvimento entre ator/personagem, deixou a novela com um “quilate a mais” em seu todo. Há tempos não se especulava tanto nas ruas, o buchicho do povo nos trens e ônibus das cidades e tamanha explosão de comentários nas Redes Sociais por cada capítulo de uma novela.
O suspense é a alma do negócio. Um folhetim das nove precisa do famoso “friozinho na barriga” em cada cena e capítulo, para cativar o telespectador para o capítulo do dia seguinte. O autor da novela, Aguinaldo Silva, voltou com a “saga do Comendador” para nos saciar. Outro acerto de “Império” (que levou os telespectadores ao delírio), foi à trilha sonora. Paixão à primeira vista, desde as canções brasileiras até as estrangeiras. Há anos nas novelas das nove não se via tamanho cuidado em escolher desde a música de abertura até os instrumentais em cada cena emocionante.

Vamos falar de alguns atores: Alexandre Nero está formidável no papel de José Alfredo. Nero foi além de todas as expectativas da crítica e da alta cúpula global. Imaginavam que Nero não conseguiria carregar o fardo de um protagonista dentro do horário mais caro da TV brasileira. Quebraram a cara, pois, Nero dá um show interpretando tanto um vivo quanto um morto, além de ser o mais novo galã da emissora. Lilia Cabral, com ela você consegue chorar, rir, esbravejar, solidarizar-se em uma única cena, ela consegue tal feito sem pestanejar. Há pessoas que nasceram para atuar e Lilia é uma delas. Leandra Leal, Andreia Horta, Othon Bastos, Caio Blat, Viviane Araujo (outra extremamente criticada pela crítica, mas que deu um show de atuação ao lado de Ailton Graça, outro que foi destaque na trama pela interpretação da personagem Xana). Mais: Marina Ruy Barbosa, Carmo Dalla Vecchia, Adriana Birolli, Chay Suede, José Mayer, Paulo Betti, Susy Rêgo e muitos outros foram fundamentais para a novela acontecer. O único ponto, que outros telespectadores e críticos esperavam, era uma vilã a altura da história, Drica Moraes e Marjorie Estiano foram excepcionais como a vilã Cora, mas por problemas de saúde de Drica Moraes, o autor precisou desviar o caminho e matar a personagem, mas nada que isso não possa ser revisto. “Cora ressuscitará?” É para causar aquele “friozinho na barriga”, amigo.

Foi difícil recuperar o público perdido por conta do fracasso do folhetim anterior? Sim, e ainda é! Talvez não seja agora, no primeiro folhetim após o abismo de “Em Família” que o prejuízo será resolvido, mas o pontapé foi dado. A história do Comendador José Alfredo entrou para a lista das melhores novelas desde “Avenida Brasil”. A busca em almejar seu sonho conquistou o público e isso é visto pelos números da trama que encerrará na próxima sexta-feira (13), a Globo atingiu a faixa dos 40 pontos e o pico atingido até o momento ultrapassou os 42 pontos, são números de São Paulo, mas no Rio de Janeiro o número é devastador. Acreditem, a trama de Aguinaldo Silva ultrapassou a marca dos 53 pontos no Rio de Janeiro. Como dizem os antigos, “é uma verdadeira coqueluche!”.
“Império” fará falta na tela da Rede Globo, mas a nova novela que estréia na próxima segunda promete ser a nova “Vale Tudo”. Bom, pelo elenco: Adriana Esteves, Glória Pires, Gabriel Braga Nunes, entre outros, podemos esperar os melhores resultados de: “Babilônia, seu novo conflito das nove”.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.
Forte abraço, pessoal.

