Coluna: Polêmico, Casos de Família resiste há mais de 12 anos no SBT

Coluna 52 - BastidoresDaTV.com.br
Coluna 52 – BastidoresDaTV.com.br

Um dos mais polêmicos programas do SBT, ainda em exibição, ultrapassou 12 anos no ar, em maio deste ano. O “Casos de Família”, apresentado por Christina Rocha, desde maio de 2009, teve pequenas interrupções e mudanças de horário e formato. Mesmo assim, o programa que já foi apresentado por Regina Volpato, resiste ao tempo e as polêmicas sobre sua veracidade e barracos familiares. Regina não renovou com o SBT, na época, porque não aceitou as mudanças no formato que tornaram o “Casos”, mais ‘populesco’.

4
Programa vira meme na internet

Mas qual o segredo do programa, que consegue boa audiência em São Paulo e no Painel Nacional de Televisão? O produto, hoje exibido a partir das 15h15, normalmente é vice líder em audiência, chegando a dois dígitos, em muitas capitais. Christina Rocha fez sucesso no “Aqui Agora” e com seu “Alô Chistina”. É uma das apresentadoras que mais veste a camisa do SBT, desde “O Povo na TV”, na década de 80. Seu jeito popular se adaptou muito bem ao programa. Apesar de muitos temas polêmicos, muitas vezes gerarem bate-boca e brigas, a jornalista costuma ter um bom jogo de cintura. O “Casos” já é tão popular para o telespectador que é constante virar ‘meme’ na Internet. Há sites que até personalizam um tema criado pelo internauta com a foto e logo do programa. Somente uma página intitulada “Tema de Hoje” tem mais de 1,1 mi de curtidas no Facebook.

caasoosss
“Casos” já coleciona momentos épicos na televisão

O “Casos de Família”, apresentado há sete anos pela ex-cunhada de Silvio Santos, já foi alvo constante de polêmicas, por temas engraçados, pesados ou pela participação de seus convidados. É comum, muitos convidados, já terem participado de outros programas como o Teste de DNA, no Ratinho, ou ainda nos programas do João Kléber, na RedeTV!. Há quem defenda que os convidados sejam atores contratados pela emissora, algo sempre negado pelo SBT e pela apresentadora. Em 2012, Christina revelou, em entrevista, que o SBT paga cachê aos participantes, como compensação pelo dia de trabalho perdido.

Muitos casos polêmicos e curiosos fazem parte dos 12 anos do programa do SBT
Muitos casos polêmicos e curiosos fazem parte dos 12 anos do programa do SBT

O atual formato do “Casos”, com convidados, apresentadora, plateia interagindo e psicóloga dando conselhos permanece no ar até a emissora continuar tendo bons resultados de audiência e faturamento. Por ser diário e lidar com temas polêmicos, um ao vivo, ainda não é possível. Quem sabe numa próxima reformulação, o público possa interagir mais com o programa. Se fosse ao vivo, seria possível, por exemplo, o telespectador votar numa enquete sobre quem está certo ou errado na história e até participar com comentários ou dando exemplos já vividos sobre o mesmo tema apresentado no dia.

Christina Rocha comanda o programa há 7 anos
Caiu no gosto do público: Christina Rocha comanda o programa há 7 anos

Armado ou real, não importa. Até quem não assiste o “Casos”, já se identificou alguma vez com os temas do programa. Este é o intuito do formato: colocar o povo para se ver na TV, através de temas cotidianos… Sendo assim, qual seria seu tema de hoje?

Fiz um dos testes sobre o 'tema do dia' e olha só o que deu! 😯
Este colunista do BastidoresDaTV fez um dos testes sobre o ‘tema do dia’ e olha só o que deu! 😯

Siga:

Twitter: @jcfantin

Facebook: @julioportalg

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes.

X

Pin It on Pinterest

X