Coluna: Ratinho está em sua melhor fase
Olá, queridos leitores! Está no ar a coluna TV Nobre da semana. Um dos melhores apresentadores do Brasil, Ratinho, parece estar em sua melhor fase desde o seu retorno a TV em 2009, mesmo com a forte concorrência da Rede Globo com os minutos finais da novela das nove e sua linha de shows e da Rede Record com o programa de Gugu Liberato. Vamos tratar também de todos os momentos que Ratinho se deparou até chegar ao atual momento.
Depois do seu retorno no final da década 2000, Ratinho entrou na grade do SBT no começo das noites. Na ocasião, o SBT não conseguia fixar nada no horário que tivesse fôlego para enfrentar os jornalísticos sangrentos da concorrência. Ratinho, totalmente descansado e louco para voltar à telinha, foi à solução. Deu muito certo, a audiência oscilava entre 5 e 8 pontos e atingia com frequência a vice-liderança. Eram tempos difíceis para a emissora e o apresentador tinha como desafio repaginar o programa que o consagrou no começo dos anos 2000. Por falar nisso, naquela época, ele era “o único homem capaz de enfrentar a hegemonia global”, com exceção de Silvio Santos, Gugu Liberato e o reality “Casa dos Artistas”.
Bom, com Carlos Massa fora da geladeira do SBT e com a audiência positiva, pensaram em colocá-lo de volta ao período 21h-22h. A situação também não era diferente. A alta cúpula da emissora tirou o coelho da cartola e exibiu em primeira mão séries americanas no horário nobre. As séries deram resultado, mas como a Rede Record estava com uma boa “colheita”, colocou também uma série americana: CSI. A emissora dos Bispos levou a melhor, na época conseguiram a façanha de atingir 17 pontos de pico, a emissora de Silvio Santos também atingia alta audiência, mas não tanto. Após a enchente de séries o horário ficou desgastado e Ratinho novamente foi a solução. A vice-liderança do ‘Programa do Ratinho’ era constante a ponto da concorrente Record mudar inúmeras vezes a sua programação, sem efeito positivo.
Como todo o programa, quando ele está confortavelmente bem na audiência, a emissora deixa de investir tanto quanto deveria pela tranquilidade que representam os números. Mas isso não quer dizer que o ‘Programa do Ratinho’ ficou ruim, pelo contrário, a tranquilidade veio por conta da maestria que Carlos Massa e toda a sua turma carregam o programa e isso foi uma situação rara.
Após esse momento, Ratinho se deparou com o alto investimento da Rede Record em trazer Gugu Liberato de volta e mais, para comandar um programa que fosse concorrente direto para Ratinho. No começo, a “coqueluche Gugu” atingiu alta audiência e chegou a liderar contra o futebol da Globo. Mas como nada na Record, ultimamente, parece ser constante, o programa caiu e foi aí que Ratinho mostrou a estratégia e o bom raciocínio, “Vou deixá-los colocar todas as cartas na mesa e depois eu entro em ação”. Dito e feito, Ratinho e SBT, a melhor aliança da TV até o momento, não pouparam investimentos no programa e deixaram a concorrência com dor de cabeça.
Para exemplificar, Ratinho atingiu a melhor semana desde o seu retorno em 2009 e a melhor audiência desde 2005, o ‘Programa do Ratinho’ tem apreciado o sabor da liderança. Carlos Massa, que teve que se reinventar com a chegada de Gugu Liberato na programação da Record, tem elevado seus índices de audiência e bateu a Globo. Semana passada, Ratinho bateu recorde com 14,4 pontos de pico e teve seu melhor desempenho desde 2005. Carlos Massa marcou 10,3 pontos na Grande São Paulo, superou o ‘Gugu’ e encostou na Rede Globo, que apresentava a série ‘Chapa Quente’ e a novela ‘Verdades Secretas’.
Ratinho, atualmente comanda um dos melhores programas de auditório da TV brasileira e não existe, no atual momento, produtos na concorrência capazes de bater de frente com Ratinho, caso não tenha uma pitada de sensacionalismo ou uma estreia em grande estilo na concorrência. Por falar em grande estilo, o vídeo abaixo mostra o jeito Ratinho de ser, do jeito que o povo gosta!
https://www.youtube.com/watch?v=W3U8qF-9gTc
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaTVNobre.



