Coluna: Rede Globo termina 2015 na glória
Olá, queridos leitores! Um momento histórico para a TV brasileira aconteceu na última segunda-feira, em Nova Iorque, no 43º Emmy Internacional, que premia os melhores produtos da TV mundial. O principal produto da TV brasileira venceu produções espanholas, angolanas e portuguesas e colocou o Brasil, mais uma vez, no topo da lista das melhores novelas do mundo. A novela ‘Império’, de Aguinaldo Silva e a série ‘Doce de Mãe’, de Jorge Furtado foram às vencedoras da cerimonia de gala feita no Hotel Hilton.
O “Emmy Internacional” é considerado o maior evento do mercado televisivo no mundo e tem por missão reconhecer a excelência de conteúdo produzido exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de produções de língua não inglesa feitas para a TV americana. É um raro momento para mostrar o trabalho de atores, autores, diretores, assistentes, roteiristas e todos os colaboradores envolvidos nas grandes produções brasileiras.
A Globo é a única TV brasileira que já venceu o “Emmy Internacional” e, com as novas premiações, coleciona 14 estatuetas do que é considerado o “Oscar da TV mundial”. Desde que a categoria “Melhor Novela” foi criada pela Academia, em 2008, a premiação de ‘Império’ é a sexta que a emissora dos Marinho conquista na divisão. No ano passado, a vencedora na categoria “Melhor Novela” foi ‘Joia Rara’, de Telma Guedes e Duca Rachid.
O primeiro Emmy da Globo foi em 1981, com ‘A Arca de Noé’, musical infanto-juvenil baseado na obra do poeta Vinícius de Moraes. No ano seguinte, foi a vez do especial ‘Morte e Vida Severina’. A primeira novela a vencer o Emmy foi ‘Caminho das Índias’, de Gloria Perez, em 2009. Em 2011, a emissora conquistou novamente o prêmio na categoria “Melhor Novela” com ‘Laços de Sangue’, uma coprodução com a SIC (com a participação especial de Suzana Vieira). Em 2012, a Rede Globo foi reconhecida com as produções ‘O Astro’, na categoria “Melhor Novela”, e ‘A Mulher Invisível’, na categoria “Melhor Comédia”. Em 2013 foi a vez de ‘Lado a Lado’ com o prêmio de “Melhor Novela” e Fernanda Montenegro tornou-se a primeira atriz brasileira a receber a estatueta de “Melhor Atriz”, por Dona Picucha, seu papel no especial da Rede Globo ‘Doce de Mãe’, exibido pela emissora em 2012.
A Globo representa o Brasil nas produções televisivas pelo mundo e trazer duas estatuetas para casa, nos seus 50 anos de existência, não tira a responsabilidade dos erros de 2015, mas mostra a força que a emissora possui com as suas produções. Não é uma vitória restrita a Globo, mas uma vitória brasileira.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Sigam a @ColunaPCarvalho

