Coluna: Rede Record, é hora de morder a língua

Coluna: Rede Record, é hora de morder a língua

logo-paulo111

Olá, queridos leitores! Está no ar à coluna TV Nobre da semana. Às vezes, palavras ou escritas da nossa autoria depois de um determinado tempo, voltam para nós de forma negativa. No popular, “morder a língua” em algumas ocasiões. Recentemente, isso aconteceu com a Rede Record. Entenda o motivo!

record-logotipo

Principalmente na sua trajetória rumo a ocupar uma vaga entre as maiores emissoras do país, a Rede Record sempre bateu o pé em não permitir enlatados a perder de vista em sua programação, ainda mais no horário das 06h00 a 00h00, onde maior circula o dinheiro dos anunciantes. Raramente a emissora trocava um ao vivo (algo que a emissora se enche de orgulho em mostrar), por um enlatado. Claramente e agora envolvendo a concorrência, a Record sempre alfinetou o SBT pelo excesso de enlatados na programação, por isso a emissora dos Bispos encher o peito e dizer que praticamente toda a programação dela é ao vivo. No “novo mundo da TV”, o ao vivo é essencial e a Rede Record, como outras emissoras que investem no setor, está coberta de razão.

Rede Record e SBT

Entretanto, quem manda é o público. Se você estiver com um programa ao vivo no ar e um enlatado ou uma novela reprisada excessivamente, mas que nunca saiu do gosto do público, quem vai ganhar no final das contas? O SBT há mais de cinco anos começou a “investir” em novelas reprisadas e inéditas no período da tarde. O resultado até hoje está além das expectativas, porque tanto a emissora quanto os anunciantes estipularam a meta de 5 pontos de audiência e as novelas estão acima da média.

Enquanto tudo corria como o planejado de um lado, a Record sofria um bocado para consolidar o ‘Programa da Tarde’ na vice-liderança, mesmo com bons investimentos, quadros como o ‘Além do Peso’, não conseguiam obter êxito. Uma beliscada na vice-liderança alguns dias e nada mais e a situação de uns tempos para cá ficou tão critica que, em algumas ocasiões, o ‘Programa da Tarde’ duelava com o ‘A Tarde É Sua’, da Rede TV!, pelo terceiro lugar por alguns minutos, mas o suficiente para causar certa preocupação.

Britto Junior - Bastidores

Como a paciência não é uma virtude na direção de qualquer emissora deste país, a Rede Record decidiu por fim no ‘Programa da Tarde’ após os ‘Jogos Pan-americanos de Toronto’ e no lugar reprisar novelas que fizeram sucesso nas noites da emissora. Britto Júnior chegou ao ponto de criticar nas redes sócias a decisão da emissora. Foi o passaporte dele para a geladeira da Record. Tal decisão nos faz visitar o passado, a emissora que criticava a concorrência pelo excesso de enlatados, hoje, pratica a mesma coisa com duas novelas no ar: ‘Prova de Amor’ e ‘Dona Xepa’. A decisão não seria tão ruim se o resultado das duas novelas não fossem tão alarmantes: no primeiro dia de exibição das duas reprises, Prova de Amor registrou 3,7 pontos de média e em seguida, ‘Dona Xepa’ obteve 2,5 pontos e por alguns momentos esteve abaixo dos 2 pontos de média, atrás de Rede TV!, TV BandeirantesTV Gazeta e viu de perto sua irmã caçula, a Record News.

Pouparam milhões em encerrar o programa, mas perderam outros milhões com os anunciantes. dois passos para trás e nenhum para frente. morderam a língua, deixaram escapar a chance de voltar a vice-liderança no horário e mais, a alta cúpula da Record está vendo o seu principal concorrente, o SBT, ganhando cada vez mais espaço nas casas do povo brasileiro.

Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Acesse a @ColunaTVNobre.

Compartilhar: