Coluna: Uma Xuxa como você nunca viu
Olá, queridos leitores! Está no ar à coluna TV Nobre da semana. Hoje, vamos tratar do momento mais importante da TV brasileira nos últimos anos. A estreia do ‘Programa Xuxa Meneghel’ na tela da Rede Record. Uma Xuxa diferente foi ao ar na última segunda-feira e você confere agora tudo o que aconteceu na estreia mais esperada do ano.
Finalmente! Xuxa Meneghel estreou na Record para a alegria de uma legião de fãs, mas uma legião não só de fãs exclusivos de Xuxa, mas da TV brasileira. A falta de comunicadores da estirpe de Xuxa não poderia durar por mais tempo. Pois bem, na última segunda-feira (17), a apresentadora mostrou a força do que ela poderá representar para as noites de segunda-feira na Rede Record. Seu programa, como ela fez questão de dizer, é inspirado no programa “The Ellen DeGeneres Show” (dentro do programa, Xuxa e sua produção fizeram uma montagem cômica como se Ellen e Xuxa estivessem conversando sobre a estreia da apresentadora brasileira e, também, sobre a comparação que fazem uma da outra aqui no Brasil), além disso, o programa trouxe matérias feitas por ela visitando fãs, os bastidores da novela “Os Dez Mandamentos” ( com uma participação especial de Xuxa em uma cena da novela, além de alguns atores da novela, ao vivo, no palco) e uma interação impecável com a plateia, talvez o ponto auge do programa. Xuxa conversou com os convidados como se estivesse em casa, sem papas na língua. A liberdade que antes não tinha na Globo por ser um programa gravado e por outros fatores, hoje exerce ao vivo e sem cortes. Claro que com pudor e pelo pedido da alta cúpula da nova casa de não comentar sobre alguns assuntos, como a religião por exemplo, mas nada comparado ao piano de caldas que carregava antes.
Durante o programa, que era visto pelo seu namorado, Junno Andrade, e pela sua filha Sasha, na primeira fila do auditório, Xuxa trouxe ao palco a famosa mulher que participou quando criança de um programa comandado por ela, ‘Clube da Criança’, na extinta TV Manchete. A Erica, de codinome “Claudia” ou “Aham, Claudia, sentá lá!”. Xuxa, ao vivo, pediu perdão pelo que havia acontecido na época e Erica disse que não havia o que perdoar, e mais, agradeceu por tudo o que a apresentadora representava em sua vida. Ainda com os fãs, algo no mínimo anormal aconteceu, Xuxa saiu do estúdio para conversar com uma fã que estava dentro de uma ambulância (por ter problemas de saúde e todos estavam com medo de que ela pudesse passar mal no encontro). Quando ela apareceu em frente à fã, as duas não contiveram a emoção.
Alexandre Pires foi o cantor que sacudiu a estreia do programa, mas entrou muito tarde. Talvez e isso foi um ponto negativo e que deve ser revisto com urgência, o áudio do estúdio estava péssimo, foi a maior reclamação entre o público e a crítica. Quem comanda o setor deve ter recebido represálias pelo acontecido, mas o problema se deve pela falta de preparo do RecNov para fazer programas ao vivo. Estreia é estreia.
Durante o programa, alguns apresentadores como: Marcos Mion, Sabrina Sato, Rodrigo Faro e Ticiane Pinheiro, desejaram boas-vindas a nova contratada num vídeo exibido dentro do programa. Ainda teve a participação do ator Tom Cruise, desejando sucesso na nova jornada de Xuxa e do jogador Neymar que também demonstrou carinho pela apresentadora. São duas personalidades que, provavelmente estarão entre os conteúdos do programa da semana que vem, uma entrevista com Tom Cruise e a visita de Xuxa ao instituto criado por Neymar. Para os que acham a estreia do programa uma “colcha de retalhos”, conteúdo para o próximo programa não faltará.
Houve muitos comentários, principalmente dos críticos, de que o programa estava sem conteúdo e que isso não era um bom sinal para uma estreia tão esperada. O principal produto da estreia foi um só: Xuxa Meneghel. A alegria que ela mostrou no palco contagiou não só a plateia, como as pessoas de casa. Ela sozinha dominou o programa com maestria e sem perder o rebolado. Por falar nisso, a alegria da apresentadora foi tamanha que nos minutos iniciais do programa, Xuxa dançou e rebolou como uma criança. Tal situação mostrou a diferença da Xuxa que foi na Globo, e da Xuxa que agora trabalha na Rede Record. Por falar nisso, a apresentadora comentou que leu e ouviu críticas da Rede Globo, disse que não gostava de ouvir coisas ruins da sua antiga casa e que a respeitava por tudo aquilo que construiu lá dentro. Mesmo que durante o programa, ela tenha alfinetado a antiga casa, principalmente por dois convidados que estavam na plateia terem colocado uma sacola de papel na cabeça e na frente um emoticon anônimo estampado, representando seus amigos e colegas que não puderam sequer desejar felicidades em público sobre a nova fase da apresentadora porque a Rede Globo proibiu tal conduta. Concorrentes são concorrentes e nessas horas a emissora dos Marinhos é extremamente tradicional.
Nos momentos finais do programa, a apresentadora lembrou de Chacrinha, quando disse a ela que a única pessoa capaz de substitui-lo seria a própria. Ela não se comparou ao “Velho Guerreiro”, mas agradeceu pelas palavras que ele disse a ela quando ambos trabalhavam na Globo. Logo após, ela lembrou de Hebe Camargo, mencionou uma pulseira que ele havia ganhado durante o programa da eterna rainha, mas que havia sido roubado. Em seguida, mostrou a pulseira que mandou fazer (idêntica a presenteada por Hebe), e que havia sido obra do destino em conseguir realizar um programa no mesmo dia e horário da saudosa e eterna rainha da TV brasileira. Para terminar as menções, Xuxa disse que tentou a todo custo um bate-papo informal com Silvio Santos, mas como ela mesma disse, o ““Tio Silvio” não aceitou o convite”. Xuxa até fez piada dizendo que Silvio Santos não aceitou o convite dela, mas aceitou o convite do novo patrão da apresentadora, Edir Macedo. Ainda mencionou que está liberada para participar do ‘Teleton Brasil 2015’, do SBT. Já imaginaram no palco: Silvio Santos, Patricia Abravanel, Tiago Abravanel, Ivete Sangalo e Xuxa Meneghel juntos em prol das crianças da AACD? Recordes serão batidos no próximo programa se isso acontecer.
Vamos aos números do primeiro programa: exibido das 22h30 à 00h23, o ‘Programa Xuxa Meneghel’ registrou 10,4 pontos de média e 12,3 pontos de pico, garantiu o segundo lugar isolado para a Record em São Paulo. No mesmo horário, o SBT marcou 6,2 pontos e a Globo manteve a liderança isolada com 21,1 pontos de média. Em Curitiba, o programa marcou 7,5 pontos de média e 16% de participação na RICTV Curitiba, ficando na vice-liderança em sua faixa de exibição. Resultado que elevou em aproximadamente 176% a audiência da emissora no horário. No Rio de Janeiro, a estreia de Xuxa marcou 11 pontos de média e alavancou a audiência da Rede Record em 118%, contra 6 pontos do SBT. No Distrito Federal, a atração comandada por Xuxa, consolidou o segundo lugar com média de 9 pontos, pico de 13 pontos e share (número de televisores ligados) de 16,5%. No mesmo horário, a Globo registrou 19 e o SBT registrou 9 pontos. Agora, internacionalmente, em Portugal a estreia do ‘Programa Xuxa Meneghel’ liderou o ranking dos canais a cabo e no Twitter, as mensagens em relação ao programa atingiram incriveis 22 milhões de impressões.
A força de Xuxa Meneghel é gritante, sua antiga casa perdeu uma excelente comunicadora e mais, se ela continuar assim, ano que vem, estejam certos, a estatueta do ‘Troféu Imprensa’ de “Melhor Animadora ou Apresentadora de TV” já terá dona, a eterna rainha dos baixinhos.
Hoje, encerramos por aqui! Mais informações sobre a TV brasileira? Clique e siga a @ColunaTVNobre





