Confira qual foi a novela de maior audiência por década na TV Brasileira

As telenovelas sempre foram os produtos de maior audiência da televisão brasileira, garantindo índices altíssimos no Ibope e batendo vários recordes de público.

Com base no grande sucesso que é a telenovela no Brasil, descrevemos a lista das tramas com as maiores médias de cada década, desde os anos 70 até o momento atual, confira:

 

DÉCADA 70

Pai Herói (JANETE CLAIR) – 62 pontos

A telenovela “Pai Herói” foi um estrondoso sucesso no ano de 1979, batendo vários recordes de audiência, e atingindo expressivos 78 pontos em seu último capítulo, onde era grande a expectativa para saber quem matou Cezar. O Brasil se mobilizou para assistir a grande final, e quando todos esperavam o desfecho do crime, uma surpresa, Janete Clair não revelou o assassino e deixou no ar o mistério.

Pai Herói fechou com uma média geral de 62 pontos no ibope, um verdadeiro fenômeno, já que a TV Globo tinha uma meta de 50 pontos para o horário no ano de 1979.

 

DÉCADA 80

Roque Santeiro (DIAS GOMES, AGUINALDO SILVA) – 74 pontos

“Roque Santeiro” é a novela de maior audiência da história da teledramaturgia brasileira. Com incríveis 74 pontos de média geral, ela lidera o topo isoladamente como a telenovela mais vista no Brasil.

A trama foi a única a conseguir atingir o pico de 100 pontos no ibope, momento em que todos os televisores do Brasil estavam sintonizados na Globo. Neste dia a trama bateu recorde com 98 pontos de média.

Dias Gomes escreveu a novela até o capitulo 41, quando Aguinaldo Silva assumiu a autoria e comandou a telenovela até o capitulo 163. Prestes a chegar em sua reta final, Dias Gomes voltou e pediu para escrever os últimos capítulos, incluindo o seu desfecho final.

 

DÉCADA 90

Tieta (AGUINALDO SILVA, ANA MARIA MORETZSOHN, RICARDO LINHARES) – 65 pontos

“Tieta” é outro clássico que foi um fenômeno de audiência em sua exibição pela TV Globo. A trama fechou com uma média geral de 65 pontos, sendo a segunda novela mais vista da história do Brasil.

A trama era uma verdadeira febre no ano de 1990, estava na boca do povo, nas rodas de conversa, era uma explosão de repercussão, pois a história cativava o público e a cada vez mais a trama atingia índices recordes para a emissora da família Marinho.

Seu último capitulo atingiu 78 pontos de audiência, chegando a picos de 84, um verdadeiro fenômeno.

Vale lembrar que “Tieta” está sendo reprisada atualmente pelo canal Viva, e está atingindo alta audiência, sendo a novela mais vista da história do canal a cabo da TV Globo.

 

DÉCADA 2000

Senhora do Destino (AGUINALDO SILVA) – 50,4 pontos

Aguinaldo Silva emplacou mais uma novela de maior audiência da década, dessa vez “Senhora do Destino”, que atingiu incríveis 50 pontos. Números expressivos para a época em que foi exibida, já que neste período a meta para o horário era de 45.

A trama foi um verdadeiro fenômeno de repercussão e audiência em 2004. A história de “Maria do Carmo” e as maldades da memorável “Nazaré Tedesco” prenderam o público em frente à televisão. Em sua reta final, a novela atingiu o patamar acima dos 60 pontos, chegando a registrar 65 em seu penúltimo capitulo.

A trama de Aguinaldo Silva também conquistou o público em sua reprise de 2009, e também está sendo um grande sucesso de audiência atualmente nas tardes da TV Globo, onde está em sua terceira exibição, sendo considerada a reprise do “Vale a Pena Ver de Novo” de maior audiência desde 2009.

 

DÉCADA 2010

Fina Estampa (AGUINALDO SILVA) – 39,2 pontos

Enfim estamos na década atual, e mais uma vez uma novela escrita por Aguinaldo Silva leva o título de maior audiência da década: “Fina Estampa”, de 2011.

Apesar de muitas críticas por parte da imprensa, a novela conquistou o público brasileiro, elevou a audiência do horário, e atingia facilmente os índices acima dos 40 pontos, chegando a marcar 45 em sua terceira semana de exibição, e picos de 50 pontos em vários capítulos.

Nem o horário de verão, nem as festas de fim de ano, atrapalharam os bons índices da telenovela que fechou com 39,2 pontos de média geral. Muitos pensam que “Avenida Brasil” foi o maior fenômeno da década atual, mas foi por pouco, pois a trama de João Emanuel Carneiro fechou com 38,8 pontos de média geral, apenas 0,4 décimos a menos que a trama de Aguinaldo Silva.

Será que alguma novela vai superar “Fina Estampa” até 2019? Vamos esperar e ver o que vem por aí.

Pin It on Pinterest