De olho no “SBT Notícias”, Globo estuda jornalismo ao vivo, de hora em hora, nas madrugadas

Embora a Central Globo não comente oficialmente sobre futuras atrações, a programação das madrugadas da emissora deve ganhar um reforço ainda neste primeiro semestre. De olho nos bons índices do “SBT Notícias”, maratona jornalística exibida de domingo a domingo nas madrugadas, diretores da Globo estão convencidos de que há público para o jornalismo factual, a qualquer hora do dia, sobretudo em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a notícia não dorme.

O “Hora Um”, criado justamente para barrar as antigas reprises do “Jornal do SBT”, começa apenas as 05h, enquanto que a concorrente tem jornalismo ao vivo durante toda a madrugada. A faixa das 04h as 05h é a mais frágil para a Globo que tenta impedir o crescimento do SBT com reprises do “Globo Repórter” e nesta semana especialmente para SP, do “Antena Paulista”.

Fontes ouvidas pela coluna do Bastidores da TV, confirmam em primeira-mão que a TV Globo deve utilizar a fragilidade do repeteco de informações do “SBT Notícias” para manter seu público fiel no que é chamado internamente como “Corujão da Notícia”. A emissora deve testar boletins ao vivo, de hora em hora, entre 01h e 05h, dentro da sua programação normal, inicialmente utilizando a “Globo News” como suporte para os boletins. Existe também a intenção de antecipar o “Hora Um” para as 04h, no decorrer deste ano.

A aposta de Silvio Santos no jornalismo ao vivo nas madrugadas foi um grande acerto e as emissoras perceberam que há público para o horário. A falta de interatividade e excesso de repetições ainda são os pontos mais frágeis do “SBT Notícias”. Até um estagiário de plantão poderia trazer informações importantes do momento, estando linkado com a internet. O programa já deu diversos furos e deveria aproveitar mais o seu “ao vivo”, com entradas das principais praças como ocorre diariamente com links da Grande SP e eventualmente do Rio de Janeiro.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest