Ex-emissora de Ratinho no Paraná se torna rede nacional de TV – Silvio Santos é sócio de afiliadas do apresentador?

Ex-emissora de Ratinho no Paraná se torna rede nacional de TV – Silvio Santos é sócio de afiliadas do apresentador?
Ratinho priorizou sua parceria com o SBT.

Muito se fala, há anos, de que Carlos Massa, conhecido nacionalmente como “Ratinho”, apresentador do SBT, desde 1998, sonha em ter sua própria rede de televisão, mesmo tendo o maior respeito pelo amigo, patrão e sócio Silvio Santos. Desde 2008, adquirindo emissoras de TV geradoras no Paraná, Ratinho conseguiu criar a Rede Massa, afiliada do SBT em terras paranaenses. Desde aquela época, muito se fala nos bastidores que a rede seria uma empresa com sociedade entre o empresário Carlos Massa (40%) e o Grupo Silvio Santos (60%). A informação, no entanto, não passa de boato e foi negada ao BastidoresDaTV, pela própria Rede Massa, que garante que as cinco emissoras da Rede Massa pertencem totalmente ao apresentador Ratinho e sua família. A única sociedade que ele mantém com o SBT é a produção do “Programa do Ratinho”, bem como, a afiliação de suas emissoras no estado paranaense.

Ratinho priorizou sua parceria com o SBT.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que além das atuais emissoras da Rede Massa, Ratinho também foi dono de uma outra geradora de TV, na cidade de Paranaguá (PR), a Rede de Comunicação Interativa – RCI ou TV Comunicações Interativas – TVCI, que chegou a fazer parte da Massa, mas que após negociações paralelas, foi praticamente totalmente locada para diversas igrejas e programação de vendas na TV. E foi após a venda da emissora, que sempre teve possibilidade legal para se tornar uma rede nacional de televisão, que o fato acabou ocorrendo, anos depois. Ratinho, oficialmente, não teria sido dono da emissora de Paranaguá, mas seus filhos Gabriel e Rafael, tinham participação acionária. Com o objetivo de otimizar sua Rede Massa/SBT, Ratinho escolheu investir em suas afiliadas, deixando de lado qualquer pretensão de criar uma rede independente.

Desde setembro de 2016, a TVCI faz parte de uma lista da Anatel de 16 redes de TV com cobertura nacional, por estar presente em todas as regiões e mais de 60% do território, garantindo assim o direito de que seu sinal seja carregado em todas as operadoras de TV por assinatura do país. Fundada em 22 de outubro de 2007, pertenceu ao empresário Ratinho até 2011. Desde 21 de março deste ano, quando deixou a TV Século 21, transmite a programação da Rede Mundial, do pastor Valdemiro Santiago. Presente em 21 capitais e 67 grandes cidades, a TVCI está em constante expansão, com diversos novos canais em instalação. Em 2011, o Grupo Pimentel (o mesmo que vendeu quatro emissoras para Ratinho), assumiu a emissora de Paranaguá que hoje está em nome de Ademar Monteiro e Marcos Alberti.

Ex-emissora da Família Massa se tornou uma das 16 redes consideradas de abrangência nacional, pela Anatel.

Um fato curioso é que a extinta “TV Serra do Mar”, posteriormente nomeada como TVCI, RCI e “TV Sul Brasil”, transmitiu a TV Iguaçu/SBT (Curitiba), de 30 de novembro de 2008 a novembro de 2011. A geradora, no entanto, não era tratada como filial da Rede Massa e durante três anos, a cidade de Paranaguá, hoje com mais de 150 mil habitantes, chegou a receber simultaneamente a programação da Rede Massa em dois canais distintos, um com publicidade de Curitiba (distante 91km) e outro local, da cidade sede da emissora. Outra informação relevante foi divulgada em 2015. Documentos vazados pelo WikiLeaks em 18 de junho de 2015, revelam que a Sony Pictures Entertainment estudou em julho de 2013 a aquisição de 30% da rede TVCi, transformando-a em um canal aberto de filmes com abrangência nacional.
Em 2007, as emissoras de Paulo Pimentel foram vendidas no Paraná ao empresário Ratinho. Desde 17 de março de 2008, as TVs Iguaçu (Curitiba), Tibagi (Apucarana-Maringá), Guará (Francisco Beltrão – Ponta Grossa), Cidade (Londrina) e Naipi (Foz do Iguaçú), passam a formar a Rede Massa/SBT. Com exceção da TV Guará, que tem concessão recente, a compra das quatro primeiras emissoras custou R$ 70 milhões. Além da Rede Massa, Ratinho amplia a cada dia mais a sua rede de rádios pelo Brasil. Além do Paraná e Santa Catarina, a Massa FM chega em breve no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Além de exibir a programação do SBT, a Rede Massa é uma grande produtora de programação local e regional.

Quanto a expansão da Rede Massa / SBT, a emissora informa que não procede as informações de que Ratinho teria interesse em afiliadas do SBT em Minas Gerais, Santa Catarina e no Maranhão. A Rede Massa é hoje um dos maiores grupos de comunicação do Sul do Brasil, ocupando a vice-liderança e até a liderança, em diversas praças.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Pin It on Pinterest