TV Digital: Levantamento exclusivo mostra abrangência do sinal HD de Globo, SBT, RecordTV, Band e RedeTV! pelo país

TV Digital: Levantamento exclusivo mostra abrangência do sinal HD de Globo, SBT, RecordTV, Band e RedeTV! pelo país
Principais redes de TV do Brasil se preparam para o desligamento total do sinal analógico até 2023.

O switch off da TV analógica, a princípio, deve ocorrer até o final de 2023, em todo país. No entanto, tudo dependerá do interesse das operadoras de telefonia em utilizar a frequência para implantação do sinal 4G, razão do fim de transmissão analógica, já que esse espectro de frequências será usado por operadoras para aumentar a oferta de redes 4G na faixa de 700 MHz. Atualmente, o 4G está disponível apenas na faixa de 2,5 GHz.

Principais redes de TV do Brasil se preparam para o desligamento total do sinal analógico que deve ocorrer até 2023.

Enquanto algumas regiões metropolitanas como São Paulo e Brasília já deram adeus aos chuviscos e chiados, se tornando 100% digitais, o processo de migração já se mostra bastante avançado em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras, com exceção do Tocantins, onde apenas a Globo já opera em alta definição. O jornalista Júlio Fantin, do BastidoresDaTV, após contato com as cinco principais redes de emissoras de TV do país e um trabalho aprofundado de pesquisa, apresenta um levantamento inédito da atual situação da TV Digital, em todo território nacional. Muitas geradoras e retransmissoras estão em processo de implantação da TV Digital, o que pode alterar os dados levantados, num curto espaço de tempo. Vale também ressaltar que muitas redes de TV religiosas, hoje possuem cobertura HDTV semelhantes da RedeTV!, considerada a quinta maior rede comercial do país, tendo a Rede Vida como uma das principais, hoje cobrindo 90% do território, com sinal digital em todas as capitais e uma ousada expansão do HDTV que deve chegar até o fim deste ano, em mais de 500 afiliadas e retransmissoras.

A Rede Globo é a mais avançada na digitalização. Única emissora com HDTV em todas as capitais. De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, “a emissora cobre 98,6% dos municípios brasileiros, através de 123 emissoras (incluindo 5 emissoras Globo e 118 afiliadas), e a cobertura do seu sinal digital já está disponível em mais de 70% do território brasileiro”. A Globo também conta com sinal digital regional via satélite para diversos estados, através das parabólicas com receptor digital e Sat HD Regional.

Já a RecordTV, segundo sua assessoria de imprensa, conta com “92% das emissoras geradoras que já transmitem em HD”. A rede conta com 108 emissoras e cobre 96% do território nacional. Apenas Tocantins não possui ainda sinal digital, entre as capitais. A emissora conta com afiliadas em todos os estados, assim como a Rede Globo.

O SBT possui grande parte da sua rede de 114 emissoras transmitindo em alta definição. A emissora que cobre 98% do território nacional, apenas não possui afiliadas no estado de Sergipe que hoje recebe o sinal digital do SBT SP, em Aracaju. Outras cinco cidades do interior sergipano ainda retransmitem em sinal analógico, mas com implantação do HD já em curso. Nas capitais, apenas as afiliadas do Acre e Tocantins, ainda operam 100% no sinal analógico e estão em processo de implantação do HD. Alagoas e Amazonas possuem transmissão no formato Standard (SDTV). A TV Ponta Verde, já trabalha na implantação do sinal em alta definição, em Alagoas. Em maio, a nova afiliada do Amazonas, TV em Tempo, iniciou a implantação do sinal nos 62 municípios do estado e até o fim do ano também confirma a sua entrada em HDTV, primeiramente em Manaus. A assessoria de imprensa do SBT informou ao colunista que a emissora trabalha para a digitalização completa de todas as suas filiais e afiliadas geradoras, muito antes do prazo final para apagão total da TV analógica no país. As retransmissoras nas cidades do interior devem passar pelo processo de migração de acordo com os prazos de desligamento analógico em cada cidade. “Todas as Geradoras Afiliadas e próprias já estão com sinal Digital em operação. Estamos agora digitalizando as cidades do interior que não são cobertas pelas estações geradoras, seguindo o cronograma oficial do Governo”, esclareceu a emissora.

A assessoria de imprensa da Band, também respondeu o nosso contato. Em levantamento inédito, a emissora aparece com 34 emissoras em rede, cobrindo 92% do território nacional. A Band não possui afiliadas ou filiais em algumas capitais como Sergipe e Teresina. O sinal chega através de retransmissoras. Em diversas capitais e outras grandes cidades, a emissora está em processo de implantação do sinal HDTV. O sinal analógico ainda é a única realidade no Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e outras capitais. A maioria das emissoras pertence ao próprio Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Já a RedeTV!, segundo sua assessoria de imprensa, hoje conta com 49 emissoras, sendo 5 geradoras próprias nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza e 44 afiliadas, cobrindo todo território nacional. “Todas as geradoras da RedeTV! operam 100% HD, enquanto as afiliadas estão cumprindo o cronograma de digitalização do Ministério das Comunicações. No Brasil, a obrigatoriedade do sinal HD está definido nas seguintes capitais: DF – Brasília (já em HD) e São Paulo (já em HD). Próxima capital a ser digitalizada será Goiânia (já está em HD – fase de teste). O plano de expansão é uma constante na RedeTV!. O que limita sua expansão é a restrição de abertura de licitações por parte do poder concedente”. A emissora também antecipou em primeira-mão ao BastidoresDaTV, seu plano de expansão: “Os estados do Acre (está em processo de negociação com uma possível afiliação); Alagoas (não existe canais disponíveis no momento); Bahia (a RedeTV! possui canal nesta praça e está implantando seu novo transmissor digital, antecipando a digitalização desta praça); Goiás (a cidade de Goiânia é atendida pela nossa Afiliada TV Brasília e será a próxima cidade a passar pelo desligamento do sinal analógico); Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte (estas cidades estão com seu plano de canalização “congelado” pelo poder concedente em razão da digitalização do setor de radiodifusão); Santa Catarina (a RedeTV! possui um canal retransmissor na cidade de Florianópolis, em processo de digitalização); e Sergipe não possuem afiliadas. A RedeTV! também tem contrato de afiliação no Estado do Paraná – Campo Mourão, cuja empresa proprietária deste canal, também possui um canal gerador na cidade de Lages (SC) e já existe tratativas para afiliação de mais uma nova praça. Em alguns estados, apenas algumas cidades possuem retransmissoras, muitas ainda operando no sinal analógico. A RedeTV! consegue ter uma cobertura mais ampla com o sinal das parabólicas analógico e digital, mesmo que esses telespectadores não contem na média PNT. A cobertura satelital é uma realidade para um País cuja as dimensões são enormes”. Para finalizar, a assessoria afirma que “todas as praças que compõem o PNT são atendidas pela RedeTV!, seja com canal próprio ou com Afiliadas”.

Tomando como base as capitais de cada Estado, confira os canais que já transmitem em alta definição (HD), os que operam no formato standard (SD), no analógico (A) e os que não possuem qualquer sinal (S/S):

  • Acre (Rio Branco): SBT e Band (A) / Globo, RecordTV (HD) / RedeTV (S/S).
  • Alagoas (Maceió): SBT (SD) / Globo, RecordTV e Band (HD) / RedeTV  (S/S)
  • Amazonas (Manaus): SBT e RedeTV (SD) / Globo, RecordTV e Band (HD)
  • Amapá (Macapá): Band e RedeTV (SD) / Globo, SBT e RecordTV (HD)
  • Bahia (Salvador): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Ceará (Fortaleza): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Distrito Federal (Brasília): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Espírito Santo (Vitória): RedeTV (A) / Band, Globo, RecordTV e SBT (HD)
  • Goiás (Goiânia): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Maranhão (São Luís): RedeTV (SD) / Band, Globo, RecordTV e SBT (HD)
  • Mato Grosso (Cuiabá): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Mato Grosso do Sul (Campo Grande): Band, Globo, RecordTV e SBT (HD) / RedeTV (S/S)
  • Minas Gerais (Belo Horizonte): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Pará (Belém): RedeTV (SD) / Band, Globo, RecordTV e SBT (HD)
  • Paraíba (João Pessoa): Band (SD) / Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Paraná (Curitiba): RedeTV (A – com HD em implantação) / Band, Globo, RecordTV e SBT (HD)
  • Pernambuco (Recife): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Piauí (Teresina): Band, Globo, RecordTV e SBT (HD) / RedeTV (S/S)
  • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Rio Grande do Norte (Natal): Band, Globo, RecordTV e SBT (HD) / RedeTV (S/S)
  • Rio Grande do Sul (Porto Alegre): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Rondônia (Porto Velho): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Roraima (Boa Vista): Band e RedeTV (A) / Globo, RecordTV e SBT (HD)
  • Santa Catarina (Florianópolis): RedeTV (A – com HD em implantação) / Band, Globo, RecordTV e SBT (HD)
  • São Paulo (São Paulo): Band, Globo, RecordTV, RedeTV e SBT (HD)
  • Sergipe (Aracaju): Band, Globo, RecordTV e SBT (HD) / RedeTV (S/S)
  • Tocantins (Palmas): Band, RecordTV e SBT (A) / Globo (HD) / RedeTV (S/S)
*Os dados foram cruzados entre a “cabeça de rede” e suas emissoras filiais e afiliadas. Qualquer divergência, não hesite em entrar em contato com a coluna.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Pin It on Pinterest