Exclusivo: Queda na audiência de Record e SBT, na Grande SP, não se deve à briga com a TV paga

Exclusivo: Queda na audiência de Record e SBT, na Grande SP, não se deve à briga com a TV paga

Com o apagão da TV analógica, na Grande SP, as 0h desta quinta-feira (30), os primeiros dados de audiência divulgados pela Kantar Ibope mostram uma mudança de comportamento no ranking de audiência. A Record TV aparece, até o momento, como a mais afetada pelo desligamento do analógico. O SBT segue uma leve queda nos números, enquanto a Band apresentou oscilação positiva em alguns horários. TV Cultura e Gazeta, também conseguiram bons números, em dados prévios desta tarde. A Globo, não apresentou queda em seus telespectadores sintonizados, pelo contrário, alcançou picos acima da média, ao decorrer do dia.

Apagão do sinal de TV analogico ocorreu as 0h desta quinta-feira (30).

Ao contrário do que muitos telespectadores pensam, levantamento exclusivo feito pelo BastidoresDaTV, mostra que os dados consolidados da madrugada e os prévios, do decorrer do dia, não possuem qualquer relação com o desligamento dos sinais digitais do SBT, RecordTV e RedeTV, nas operadoras de TV a cabo e via satélite e sim ao apagão do sinal analógico da TV aberta.

Há quem chegou afirmar que a queda nos números é reflexo do impasse entre as emissoras que formam a Simba Content e as operadoras Net, Claro TV, Sky, Embratel e Oi TV. Clientes da Vivo TV, não tiveram seus sinais cortados, por aceitarem negociar pelos direitos de conteúdo, com as três emissoras. Acontece que os telespectadores que assistem os canais abertos na TV paga, assim como os demais canais fechados, não são contabilizados pelo Ibope, na pesquisa diária e real time das emissoras de TV aberta. Estes telespectadores são contabilizados como OCN, sigla que representa os canais da TV paga.

Uma outra pesquisa, divulgada mensalmente pela Kantar Ibope considera a audiência apenas da TV paga. Ou seja, não existe reflexo direto do corte do sinal na TV paga, com os números das principais emissoras de TV aberta, até o momento divulgados. Mesmo que boa parte da região metropolitana de São Paulo seja cliente da TV paga, a queda da audiência de algumas emissoras da TV aberta, se dá exclusivamente pela falta de conversores digitais ou televisores em HD, com antena UHF externa, sintonizados na TV aberta digital.

Público da Globo tem predominância nas classes A, B e C. RecordTV e SBT possuem boa parte dos seus telespectadores nas classes C, D e E e que ainda não estão preparados para receber o sinal digital em suas TVs. Enquete do “Programa do Ratinho”, na quarta (29), mostrou que mais de 60% dos participantes ainda não estavam preparados para a mudança.

O reflexo de perda de audiência na TV paga, dos canais abertos, deve ser considerada apenas em maio, considerando que estes dados fazem parte de uma pesquisa da Kantar Ibope específica e divulgada mensalmente. Assim como, quem acessa os canais abertos via antena parabólica, são contabilizados em uma terceira pesquisa exclusiva. A audiência do telespectador de TV paga e parabólicas só é contabilizado na média-dia e real times, caso estes usuários desliguem seus sinais pagos ou de parabólicas e assistam as emissoras em TV aberta digital gratuita. Do contrário, a audiência contará apenas como o número somado de telespectadores que estão sintonizados em outros aparelhos e sinais que não sejam os canais abertos da TV Digital. O detalhamento destes canais, aparecem em relatórios internos e pesquisas específicas, conforme já informado.

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