Jornalistas e apresentadores de TV podem idolatrar time do coração, sem afetar a audiência e a credibilidade? Conheça alguns fanáticos!

Jornalistas e apresentadores de TV podem idolatrar time do coração, sem afetar a audiência e a credibilidade? Conheça alguns fanáticos!
Diversos famosos declaram quais seus times de coração.

Se você é fanático por futebol e deseja atuar na área esportiva do jornalismo, justamente pela paixão ao seu time de coração, certamente já se perguntou se ao ter a oportunidade de trabalhar em um grande veículo de comunicação, o princípio da isonomia (imparcialidade) afetará seu lado torcedor. Revelar ou omitir o time, eis a grande questão. Para quem lida diretamente com o meio esportivo, revelar o time do coração pode afastar torcedores de outros clubes e ser motivo para críticas. Já para outros famosos da televisão, se declarar torcedor de um time com grande torcida pode atrair audiência às atrações. Mas o gosto por um time pode também fazer com que o formador de opinião seja boicotado por torcedores de outras agremiações?

Na semana em que os rivais paulistas Palmeiras e Corinthians trocam farpas na internet devido rivalidade de seus patrocinadores: Crefisa e Banco BMG, respectivamente, até que ponto o amor por um time é benéfico para quem trabalha e depende do público televisivo de todas as torcidas? No país do futebol, ser palmeirense, corintiano, flamenguista, vascaíno, fluminense, são-paulino, atleticano, gremista, colorado ou qualquer outra agremiação afeta a credibilidade do comunicador e da atração que ele comanda ou participa? A briga pela melhor camisa se restringe apenas aos estádios e a vida pessoal de cada torcedor?

Diversos famosos declaram quais seus times de coração.

Se as emissoras por um lado preferem destacar Corinthians e Flamengo, devido o tamanho das torcidas, a desigualdade de tratamento para com os demais clubes também é válido para obter a maior audiência? Um caso clássico é a briga entre a Globo e o Palmeiras que até agora não entraram em acordo para os direitos de transmissão desta e das próximas temporadas. A emissora é acusada de privilegiar o Corinthians nos acordos e suas transmissões.

A colorada Renata Fan, apresentadora do “Jogo Aberto” (Band) não esconde de ninguém sua paixão pelo Internacional. Até já chorou no ar pela delicada situação do clube. Assim como o craque Neto, apresentador do “Donos da Bola” (Band), deixa claro vestir a camisa do Corinthians e ao mesmo tempo ser um crítico do arquirrival Palmeiras. Neto já se envolveu em muitas polêmicas por defender seu clube na TV e em suas redes sociais e criticar os palmeirenses. Milton Neves (Band), jamais escondeu sua torcida pelo Santos, em todos os programas em que já comandou. Também tem um carinho especial para com o Atlético (MG). O jornalista Jorge Kajuru, que teve passagens pelo SBT e Band, é um palmeirense assumido. Eleito senador, ele trocará o esporte pela política. O amado e odiado Galvão Bueno (narrador e apresentador da Globo), torce para o Flamengo. Já os colegas Cléber Machado para o Santos e Luís Roberto para o São Paulo. Outro histórico profissional do esporte é Silvio Luiz, torcedor do São Paulo.

Formador de opinião também torce. Famosos também devem expôr preferência por time de futebol?

Apesar de não atuarem no jornalismo esportivo, outros nomes famosos atuam na televisão como formadores de opinião e não fazem nenhuma questão em esconder a preferência pelo time de futebol: William Bonner, âncora do “Jornal Nacional” (Globo) é são-paulino. Chico Pinheiro (Bom Dia Brasil – Globo) é torcedor do Atlético (MG). Pedro Bial é Fluminense. Faustão é Santos. Fátima Bernardes é Vasco. O apresentador Carlos Massa (Programa do Ratinho – SBT), é palmeirense. Na Record TV, o apresentador Marcos Mion e a apresentadora Sabrina Sato são corintianos e Xuxa é flamenguista. Silvio Santos, o maior apresentador da TV brasileira, embora tenha gravado uma marchinha de carnaval para os corintianos, torce desde criança para o Fluminense, como afirma o amigo Arlindo Silva em seu livro. Silvio inclusive é parabenizado todos os anos pelo time, em seu aniversário. Desde que mudou para a cidade de São Paulo, o carioca defende as cores do Timão, sendo também considerado por muitos um corintiano. Datena, Raul Gil, Celso Portiolli, Sônia Abraão, Lívia Andrade, Danilo Gentili, Serginho Groisman, Nelson Rubens e Luciano Huck também são amantes do Corinthians. Eliana e João Kléber são São Paulo. Otávio Mesquita, Ana Maria Braga, Bóris Casoy, Mara Maravilha e Gilberto Barros torcem para o Verdão.

“Doutor, eu não me engano, Meu coração é corinthiano”. Apesar de ter gravado marchinha do Timão, livro de amigo do apresentador revela que Silvio Santos é Fluminense desde criança.

Outros profissionais da TV que atuam no seguimento esportivo e que declaram seus times:

Globo: Abel Neto – Santos, Caio Ribeiro – São Paulo, Casagrande – São Paulo (jogou no Corinthians e tem carinho pelo Timão. Porém, nunca escondeu a torcida pelo Tricolor), Mauro Naves – Corinthians e Milton Leite – Corinthians.

Band: Denílson – São Paulo (apesar do carinho que tem pelo Palmeiras)

SBT: Bruno Vicari – São Paulo

Siga/Participe:

*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV

E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin

Compartilhar: