Novelas, jornal ou nova arma secreta? SBT prepara estratégia para barrar audiência do “Cidade Alerta”

Se tudo seguir o cronograma da direção do SBT, logo após o encerramento das reprises de “Teresa” e “Carrossel”, já nas próximas semanas, uma vez que as duas novelas não estão tendo o desempenho esperado, chegando a obter até três vezes menor audiência do que o policialesco “Cidade Alerta” (Record TV), a emissora deve estrear duas novas novelas na faixa das 17h15/19h45. Por questões estratégicas, a assessoria de imprensa do SBT informa que o canal não divulgará o nome das substitutas, mas afirma em primeira-mão ao “Bastidores da TV” que a emissora continuará com duas tramas no ar. “Serão duas novelas. Se inéditas ou reprises e se mexicanas ou nacionais, o público saberá em breve”.
Embora diretores do SBT possuam um vasto catálogo em mãos, de novelas da Televisa, sejam sucessos já exibidos ou inéditas como “A Que Não Podia Amar”, “Três Vezes Ana”, “Like” e “Triunfo do Amor”, ainda existe a possibilidade de uma das novelas da faixa ser alguma das clássicas produções nacionais da emissora. Tudo está sendo analisado com cuidado pela direção que não anda nada satisfeita com a audiência da Record TV no horário. Fontes ouvidas pela coluna do Bastidores da TV revelam que a decisão final caberá a Silvio Santos, que está de férias com a família nos Estados Unidos, mas que mesmo longe costuma dar ordens via telefone. Dentro do SBT, a audiência do “Cidade Alerta” é tratada com apreensão. Devido o longo tempo do programa que chega a atingir a liderança em diversos momentos, a média-dia do SBT vem perdendo valiosos décimos e colocando a Record TV na vice-liderança das 07h às 0h na Grande SP. Pessoas próximas de Silvio Santos temem que o “Patrão” tente emplacar na faixa um novo “Aqui Agora”, sem planejamento, estrutura e divulgação. Para isso, nomes da concorrência poderiam receber novas propostas do dono do SBT. Há quem afirme que o projeto só daria um bom resultado se Silvio Santos conseguisse tirar da concorrência um nome forte como Luiz Bacci, Datena ou Gottino. Já internamente, o uso de um apresentador da casa é o mais viável, porém considerado arriscado, uma vez que iniciativa parecida não conseguiu decolar, num passado recente.

A assessoria do SBT não quis se pronunciar sobre um possível retorno do ”Aqui Agora”, jornal policial e popular que inspirou o “Cidade Alerta” e o “Brasil Urgente” (Band), alcançando amplo sucesso na década de 90. Pilotos de um novo jornal com o mesmo estilo foram gravados no ano passado, mas o projeto não ganhou corpo. Caso Silvio Santos decida manter as duas novelas na faixa e não surpreenda diretores e o público com uma nova “arma secreta”, o desempenho de audiência das próximas tramas será o termômetro para a continuidade ou não das novelas da tarde. Por ora, no SBT, todos aguardam um simples telefonema.
Siga/Participe:
*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV
E-mail: colunajuliofantin@gmail.com
Twitter: @jcfantin
Facebook: @eusouojulio
Instagram: @juliocesarfantin
