Primeira-mão: Silvio Santos se empolga com o jornalismo, contrata equipe do SBT Notícias e prepara dois novos jornais

Primeira-mão: Silvio Santos se empolga com o jornalismo, contrata equipe do SBT Notícias e prepara dois novos jornais

Silvio Santos começou 2017, realizando diversos testes na programação do SBT, embora as maiores novidades nem começaram a pintar na telinha. Após acompanhar de perto os números do “SBT Notícias”, sua principal aposta no segundo semestre de 2016, o dono do SBT surpreendeu, através de uma ligação para a emissora, no início desta semana. De acordo com informações apuradas em primeira-mão por esta coluna, Silvio ordenou a contratação imediata de toda a equipe do noticiário das madrugadas. Até então, acredite, não existia um contrato formal, com exceção dos jornalistas que já eram contratados do SBT, antes do projeto ir ao ar nas madrugadas. O bom desempenho do telejornal fez Silvio Santos garantir estabilidade para toda a equipe do “SBT Notícias”. Estes profissionais deixam de ser “Pessoa Juŕídica (PJ)” e passam a ter vínculo empregatício. Nada mais do que merecido, para um telejornal ao vivo que é vice absoluto, conquista a liderança em diversos momentos e já protagonizou importantes furos jornalísticos.

Além disso, na mesma ligação, Silvio ordenou a finalização de dois novos projetos jornalísticos que já estavam em desenvolvimento. Ele autorizou a montagem de duas novas equipes para estas atrações, que podem entrar no ar, a qualquer momento.

Desde outubro, informamos, em primeira-mão, o desejo de Silvio em lançar um programa policial nas tardes do SBT. O nome “Aqui Agora” ganhou grande força, devido ter sido uma marca forte no segmento. Foi o primeiro programa com esta abordagem na TV brasileira. Desde que a ideia foi cogitada, nomes foram sondados nas emissoras concorrentes. Na Record, três nomes foram avaliados e na Band, um apresentador, este, favorito para assumir a nova versão do programa. Datena foi consultado, mas informou que não romperia mais contratos na televisão e os cumpririam até o fim, em gratidão pelo apoio dado pela Band, em sua saída turbulenta da Record. Meses atrás, cogitou-se que o contrato de Datena com a Band havia sido renovado por mais quatro anos, no entanto, oficialmente não houve um novo compromisso firmado e o atual vínculo de Datena com a emissora do Morumbi se encerra dentro de poucos meses. Passado este período, é que Datena ouvirá a proposta do SBT, para a possível mudança de emissora. Neste espaço de tempo, no entanto, Silvio decidiu testar o jovem Dudu Camargo, na apresentação de telejornais. Por pouco não lançou no início das tardes uma nova versão do “Primeiro Impacto”. Devido aos bons números do “Clube do Chaves”, no entanto, Silvio foi convencido a adiar a estreia do novo jornal. O nome “Aqui Agora”, não é bem visto pelo departamento comercial da emissora, ainda mais se apresentado por um nome de pouco impacto. Há também a discussão de que queimar a marca com uma experiência duvidosa, colocaria em xeque os planos futuros de ter um profissional a nível de Datena, comandando a atração, com resultados mais satisfatórios. Mesmo assim, Silvio não desistiu do novo jornal popular. Solicitou aos seus diretores que deixem tudo pronto para a volta do “Aqui Agora”, mesmo sem Datena, para os finais de tarde. Outros nomes para a atração, também não são descartados. A estreia pode ocorrer de um dia para o outro.

Por fim, Silvio deseja ressuscitar o “SBT São Paulo”, no início das tardes. Com apenas 30 minutos, o jornal local antecederia o “Clube do Chaves”. Nas manhãs, entre 6h e 8h30, há quem defenda uma reestruturação completa, nos moldes do “Notícias da Manhã”, um jornal que contava com ampla participação ao vivo das praças, helicóptero e que conseguia bons índices, quando era comandado por César Filho. Já a reformulação do “SBT Brasil”, deve ficar para o fim de março a começo de abril. Uma das mudanças é o rodizio de apresentadores entre Carlos Nascimento e Joseval Peixoto, que deve ser extinto.

Estas são apenas algumas das mudanças que devem ocorrer no jornalismo do SBT, nestes primeiros meses do ano. A emissora também deve se desfazer de alguns nomes que não estão sendo bem aproveitados e outros com salários acima de um teto aceitável, para um momento considerado crítico para a economia brasileira. Vamos aguardar!

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin




Pin It on Pinterest