“Raio-x” exclusivo: SBT segue líder absoluto no YouTube e só perde para a Globo no Twitter, Facebook e Instagram

“Raio-x” exclusivo: SBT segue líder absoluto no YouTube e só perde para a Globo no Twitter, Facebook e Instagram

Em 2018, a RedeTV ultrapassou o SBT no número de inscritos no YouTube, alcançando a liderança entre as emissoras de TV no Brasil. Com quase 6,8 milhões de inscritos no canal @redetvhdbrasil, a emissora está com cerca de 300 mil seguidores a mais que o @sbtonline. No número de visualizações, no entanto, a diferença é muito mais acentuada. RedeTV (4,1 bilhões) e SBT (1,8 bilhões). O SBT possui conta desde 2008 e 22 mil vídeos no canal. Já a RedeTV entrou em 2011 e já postou 18 mil vídeos no canal, tendo nas famosas pegadinhas seu melhor desempenho.
Apesar da liderança no canal oficial, a RedeTV não é a emissora com maior importância no YouTube. É o que revela levantamento exclusivo do Bastidores da TV. Enquanto a RedeTV concentra seus vídeos e produções no único canal oficial, o SBT utiliza diversos canais oficiais com ampla audiência. Para se ter ideia, apenas o canal @sbtthenoite possui 6,1 milhões de inscritos e quase 1,6 bilhões de visualizações. O canal da novela “As Aventuras de Poliana” já conta com 3,35 milhões de inscritos e 777,6 milhões de visualizações. Assim como as pegadinhas da RedeTV, o SBT também faz sucesso com o canal “Câmeras Escondidas Programa Silvio Santos”. Criado em 2013, o canal oficial já conta com 3,4 milhões de inscritos e 1,45 bilhões de visualizações. Todas as novelas infantis produzidas pelo SBT possuem canais ativos no YouTube somando quase 13 milhões de inscritos. A emissora não costuma disponibilizar todos os seus programas na íntegra. Já os capítulos das novelas são retirados do ar após um tempo, uma vez que a emissora costuma reprisar suas produções infantis.

Enquanto isso, na contramão, a Band não possui atualmente um canal oficial da emissora no YouTube, mantendo apenas o “Band Jornalismo”, com 362 mil inscritos, 65,3 milhões de visualizações e 7,1 mil vídeos. Seu portal também disponibiliza vídeos da programação e é hospedado no UOL. Com 2,3 milhões de inscritos e quase um bilhão de visualizações, o canal oficial do “MasterChef Brasil”, acaba salvando a imagem da emissora na maior plataforma gratuita de vídeos da internet brasileira.

Enquanto isso, Globo e Record TV decidiram investir em plataformas próprias, pouco utilizando o YouTube para postagens de suas produções. O canal @redeglobo possui apenas 1,78 milhões de inscritos, 7,8 mil vídeos e 583 milhões de visualizações. O canal foi criado em 2014. Com os mesmos 7,8 mil vídeos postados, o canal @recordtv possui um pouco mais de um milhão de inscritos e 296 milhões de visualizações, desde 2006. Com o “Globoplay” e o “PlayPlus”, Globo e Record disponibilizam poucos vídeos gratuitos, obrigando seus telespectadores a assinarem seus aplicativos. Se por um lado a Record TV não tem seu canal oficial em destaque, antenada na força da internet, a emissora vem apostando em atualizações diárias de vídeos em canais oficiais de alguns programas no YouTube. “Balanço Geral”, “Cidade Alerta”, “Hora do Faro”, “Domingo Espetacular” e “Domingo Show” possuem mais inscritos e impacto do que o canal oficial da emissora, que até ensaia a produção de conteúdo inédito. Apesar do conteúdo exclusivo para assinantes do PlayPlus, reportagens e alguns quadros destes programas continuam sendo postados no YouTube.

Embora o SBT também tenha estudos para a criação de uma plataforma de vídeos própria, a emissora está satisfeita com seu desempenho no YouTube, onde também disponibiliza seu sinal ao vivo e pretende em breve agregar os canais de todas as suas 114 emissoras no @sbtonline. O expressivo número de visualizações no YouTube faz com que SBT e RedeTV tenham um retorno financeiro pagos pela Google e por isso são as duas emissoras que atualmente mais investem em conteúdos exclusivos para a plataforma, contando com estúdios próprios para isso. Existe a possibilidade do SBT fortalecer sua parceria com o Youtube, oferecendo conteúdo Premium para assinantes da plataforma. Um pedido frequente nas redes sociais e que o SBT deve investir é o espaço dado em seu portal e no canal “SBT Jornalismo”, para que os jornais também possam ter suas edições postadas na íntegra, como já ocorre em diversas praças. Com 434 mil inscritos e 23 mil vídeos postados desde 2011, o canal “SBT Jornalismo” mostra ter potencial com cerca de 158 milhões de visualizações. Junto com o canal “Conexão Repórter”, o SBT soma 1,1 mi de inscritos em seu jornalismo. Sem contas específicas para seus telejornais “SBT Brasil”, “Primeiro Impacto” e “SBT Notícias”, o SBT perde de lavada para os programas jornalísticos da Record TV, que somadas as contas oficiais no YouTube chegam a quase 7 milhões de inscritos, tornando o jornalismo a principal vitrine da emissora no YouTube. Por outro lado, o SBT possui canais oficiais para praticamente todos os seus programas de entretenimento que somados aos inscritos e visualizações do canal principal tornam a emissora líder absoluta no YouTube, mesmo que esteja há cerca de 300 mil inscritos a menos que a RedeTV no canal principal, pois a penetração de todos os canais oficiais do SBT na plataforma alcança números incomparáveis e inatingíveis até mesmo pela soma de todos os canais oficiais de emissoras de rede e seus programas. Considerar a RedeTV líder na plataforma por concentrar em apenas um canal oficial todos os seus programas e desconsiderar que o SBT tem contas específicas para cada atração, propicia uma falsa impressão da realidade, baseada em números que apontam a emissora de Silvio Santos a mais relevante no YouTube e muito mais abrangente do que todas as suas concorrentes.

Globo abriu mão de liderança no YouTube, por investir em plataforma própria. Emissora segue líder nas redes sociais, seguida pelo SBT.

Globo é líder nas redes sociais
Apesar de não ter forte penetração no YouTube, a Globo continua isolada na liderança de audiência em todo Brasil e também nas três principais redes sociais. A emissora se destaca principalmente no Twitter, onde está com 7 milhões de seguidores a frente do SBT, o segundo colocado, que se se aproxima da líder no Facebook e Instagram. Somando Twitter, Facebook e Instagram, a Globo leva vantagem em 10 milhões de seguidores, enquanto o SBT (vice-líder), aparece com 5,8 milhões a mais que a Record TV. Entre as cinco principais redes comerciais de TV, a RedeTV é a quarta colocada e a Band aparece numa distante quinta colocação, o que demonstra que a emissora vive numa fase de total falta de identidade e organização. A Band atravessa um período de crise existencial, de audiência e financeira. Os números nas redes sociais demonstram que a emissora necessita reavaliar suas estratégias ou perderá a quarta posição em audiência para a RedeTV, a rede de televisão mais nova do Brasil, mas que apesar de uma programação de qualidade duvidosa, avança com destaque na internet. Enquanto isso, a Record TV que tenta recuperar a vice-liderança de audiência, perdida para o SBT, também necessita uma ação especial nas redes sociais, onde também aparece atrás da sua principal concorrente.

O desempenho das emissoras em seus aplicativos, plataformas, sites e portais e outros dados exclusivos deste levantamento do Bastidores da TV, estarão em breve na coluna assinada pelo jornalista Júlio César Fantin.

Números referentes aos perfis oficiais de cada emissora. Não estão contabilizados os perfis individuais de cada programa.

 

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*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV

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