Reuters aponta SBT como a emissora de TV aberta mais confiável do Brasil – Globo News ocupa primeiro lugar geral


Num mundo cada vez mais informatizado, as pessoas continuam confiando nos meios de comunicação para se informarem — e o Brasil é um dos países em que essa confiança é mais forte. De acordo com a Digital News Report 2016, pesquisa feita pelo Instituto Reuters, para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, 60% dos entrevistados no Brasil confiam nas notícias veiculadas pelas empresas de comunicação — atrás apenas da Finlândia, com 62%. Foram entrevistadas mais de 70 mil pessoas em 36 países. Este estudo explora o consumo de notícias e é a maior pesquisa internacional comparativa do mundo, em relação ao hábito de consumo da informação.

Mesmo sem grandes investimentos, SBT possui grandes profissionais em seu departamento de jornalismo.

Na categoria que inclui TV e rádio, o relatório aponta a GloboNews com 60% de credibilidade, o “Jornalismo do SBT” com 36% e a BandNews com 35%. Esses são os três primeiros colocados da pesquisa da Reuters. O SBT é destacado como a primeira fonte de maior confiança no jornalismo, dentre os canais brasileiros de TV aberta.

Considerando TV, rádio e impresso, este é o ranking de confiabilidade, segundo o Instituto Reuters. Nele, a Globo News aparece em primeiro, o SBT em segundo, a Record News em terceiro e a Band News em quinto.

Se de um lado existem Dudu Camargo e Marcão do Povo, num jornalismo popular que divide opiniões, do outro, o SBT se destaca com grandes profissionais como Roberto Cabrini, Carlos Nascimento, Rachel Sheherazade, Joseval Peixoto, o time do novato “SBT Notícias” e é claro, a equipe de excelentes repórteres como Sérgio Utsch, Marcelo Torres, Patrícia Vasconcellos, Yula Rocha, Fábio Diamante, Daniel Adjuto e Celito Esteves. O ótimo jornalismo local das praças, certamente também contribuiu para os bons resultados da pesquisa. Um reconhecimento que o SBT deve tomar como incentivo para melhor valorizar seu departamento de jornalismo, investindo cada vez mais no jornalismo local como ocorre em Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além é claro, de reformular o seu principal produto, o “SBT Brasil”, não deixando de investir mais em programas como o premiadíssimo “Conexão Repórter”.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015.

colunajuliofantin@gmail.com

  • Jackson Eduardo

    alguém aí pd pelo amor de Deus lembrar que nesse time de jornalistas existe o Dudu Camargo… 2016 SBT era confiável… 2017?? as coisas vão ser diferentes.. façam suas apostas fanboyzinhos de emissora.. :p

  • #Lucas

    Sempre gostei do Jornal do sbt, e mais ainda quando a Raquel opinava, Entretanto ele não é mto atual. Realmente é de se tirar o chapéu para a Globo news; Relevância e atualidade com o show de talento e empenho dos profissionais que são, é merecido.

Pin It on Pinterest