SBT é a única emissora preparada para emplacar a multiprogramação segmentada na TV aberta

SBT é a única emissora preparada para emplacar a multiprogramação segmentada na TV aberta

sbtkids

Como todos nós sabemos, o SBT é uma emissora que tem em seu DNA forte presença de infantis, programas de auditórios, e novelas — seja mexicanas ou nacionais. É por isso que acredito que o SBT é a única das grandes preparada para a multiprogramação segmentada.

Eu já tinha usado a emissora como referência à essa estrutura de programação em um outro texto meu, mas agora que a emissora lançou a plataforma SBT kids na web, passei a ter certeza que ela se daria bem com esse tipo de programação.

Você pode imaginar que isso é complicado, e é, mas ao mesmo tempo que isso aumentaria os custos, aumentaria também a fonte de renda da emissora.

Explicação chata sobre TV Analógica e Digital

Veja bem, no modelo de transmissão analógica, as emissoras não podem ficar muito próximas umas das outras dependendo da frequência que ela use para gerar a imagem e o áudio no canal que ela atuará, ou isso causaria uma amálgama terrível. Veja que existem vários espaços vagos entre algumas emissoras, como do canal 2 para o 4, 7 para o 9 e assim sucessivamente.

Esses canais vagos, em raríssimas ocasiões, emitem áudio que são captados “sem querer querendo” de uma estação de rádio, ou no caso do canal 19 de São Paulo – SP, o áudio perfeitamente audível da Globo News TV (pode testar se você é da Capital ou região).
Mas em sua maioria esmagadora, esses canais exibem um programa chatíssimo sobre chuva chamado “radiação cósmica de fundo” de um tal de Big Bang. 😉

Já no modelo digital isso não existe, com isso todos os 69 canais podem ser ocupados. Mas nosso modelo de TV Digital (que se não me engano, é uma mistura do modelo japonês e europeu) proporciona algo ainda mais interessante:

Cada canal poderá transmitir até 4 “emissoras”. Em outras palavras, cada televisor com acesso à frequência digital, tem na verdade 69×4 canais abertos, ou 276 canais.

O maior exemplo disso é a Fundação Padre Anchieta, que transmite no canal 6, três emissoras de sua autoria: Cultura (6.1), Univesp TV (6.2) e MULTICULTURA (6.3).

Com isso em mente, vamos “aos finalmentes”

O SBT, como uma emissora de vasto conteúdo, poderia começar o movimento de segmentar a programação, espalhando-a para 4 canais diferentes usando sua melhor arma atual: infantis.

No canal 4.2, o SBT poderia começar a transmitir o “SBT kids” de maneira experimental.

“ah, mas e como eles vão lucrar com isso?” …simples, caro leitor, ela pode elaborar uma programação semelhante à usada pelos canais infantis da TV paga, usando o modelo comercial delas como base para a programação comercial. Com isso, o SBT kids teria mais ou menos 60 horas de espaço comercial à mais e dentro da lei.
A TV paga infantil exibe publicidade voltada para os pimpolhos, mas dentro da regulamentação do Conar e outras instituições. Logo, seria simples adotar o modelo comercial para o SBT kids.
Adicionalmente, o SBT poderia vender um espaço para a Disney colocar mais horas do Mundo Disney. Algo em torno de 4h.

Caso a “emissora” dê certo, o SBT poderá começar a pensar em adquirir mais conteúdo e fomentar o mercado de animação nacional, como ela fez com a animação de Carrossel e Peixonauta (que também é nacional).

Quando adquirir conteúdo internacional, o SBT poderá adquirir os direitos de licenciamento da marca, e vender produtos relacionados na SBT Store e distribuidores parceiros, na famosa parceira 50×50 que, dizem, é muito lucrativa (isn’t that right, little Mouse?).

Anime é o que mais beneficiará a emissora (e os fãs), já que eles são intimamente ligados aos Mangás, do qual a maioria esmagadora é comercializada aqui pela Panini (parceira em outras datas do SBT), JBC e outras editoras. Curiosamente as HQs da DC e Marvel não tem tanto destaque, embora tenham um mercado igualmente promissor, mas isso é outro assunto. rs

Se o SBT kids der resultados satisfatórios, o SBT poderá começar o movimento para criar um canal apenas para novelas e séries, outro para os programas de TV, e outro 100% jornalístico.

Comercialmente falando, esses outros 3 serão mais fáceis ainda de vender.

O SBT “Novelas & Séries” teria forte apelo com as donas de casa, os fãs de novelas mexicanas e séries americanas, além de possibilitar que produtoras independentes tenham um canal para emplacar séries nacionais, o que infelizmente não é muito explorado longe da TV por assinatura. O SBT poderia inclusive vender produtos relacionados no SBT Store e distribuidores parceiros assim como o conteúdo do SBT kids.

Já os SBT “Shows”, permitiria finalmente ter programas femininos e de bem estar e esportivos, e uma variedade comercial ainda mais ampla.
Todos esses projetos poderiam ser feitos com produtoras independentes em formato de parceria 50×50, inclusive.

E o SBT “News”, claro, teria um cunho mais classe A e B, mas sem deixar de lado o publico C, D e E, que também gosta de ficar bem informado.
O SBT tem um dos melhores times de jornalistas das emissoras. Logo o investimento aqui será o que melhor refletirá o que o Sílvio disse uma vez, que “o futuro da TV é novela e jornalismo”.

De todas essas emissoras, espero que ao menos o SBT tente com o kids e o News.

O tempo dirá. 😉

* Wanderson de Souza (@Wardz_de_souzA)
** Ator, apresentador e locutor.


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