Silvio Santos “sincerão” ou estrategista? Dono do SBT adora gerar polêmica com seus contratados

O camelô mais famoso do Brasil, mesmo bilionário, continua com a mesma tática de quando vendia seus produtos nas ruas do Rio de Janeiro, há 70 anos. Dono do SBT, Silvio Santos completa 87 anos, no próximo dia 12 de dezembro, e não perde a oportunidade de gerar polêmica, como uma perfeita estratégia viral para alavancar suas atrações. Dudu Camargo, Marcão do Povo, Maísa Silva, Lívia Andrade,  Rachel Sheherazade, Patrícia Abravanel, Mara Maravilha, Léo Dias e Carlinhos Aguiar são apenas alguns exemplos de que o Patrão consegue gerar mídia gratuita, com simples palavras ou ações que ele joga no ventilador. É o que vamos analisar à seguir, usando um pouco de “senso crítico”.

No domingo (12), o telespectador mais atento já previa que algo estava sendo planejado na mente de Silvio Santos, relacionado ao “Jogo dos Pontinhos”, uma das principais atrações do seu programa dominical. Ao perguntar para os seis participantes fixos do quadro, sobre a participação de Mara Maravilha na atração, Silvio já sabia qual o impacto que geraria as respostas, seguido da misteriosa ou da supostamente armada dispensa do ator Carlinhos Aguiar, após 30 anos de SBT, um dia após a exibição do programa. Patrícia Abravanel, uma de suas filhas e participantes do quadro, aparentemente foi a mais otimista com a participação fixa de Mara. Aliás, meses atrás, a pupila Patrícia acabou sendo “provocada” pelo pai no mesmo quadro e acabou gerando polêmica por um comentário de interpretação homofóbica. Já Lívia Andrade, aquela que brigou com Mara no extinto “Fofocando”, desafeto declarado da apresentadora que se considera “maravilhosa”, também não concordou em dividir os holofotes com a queridinha Maravilha. “Não é só eu que acho. Só perguntar ao auditório”, alfinetou Lívia ao concordar com Aguiar que afirmou que Mara “não tem talento, basta olhar as redes sociais pra ver que ninguém gosta dela”.

Silvio pergunta: “Mara Maravilha deve continuar como participante do Jogo dos Pontinhos”? Após exibição do programa, Carlinhos Aguiar é demitido do SBT.

Carlinhos Aguiar foi demitido, devido corte de custos e se disse incrédulo de sua dispensa. Em entrevistas nesta semana chegou a culpar Mara Maravilha que teria convencido o Silvio para ficar no seu lugar. Com o desligamento de um dos símbolos das “Câmeras Escondidas”, Aguiar procurou Silvio na “sede intelectual” do SBT, no Jassa, grande amigo e conselheiro de Senor Abravanel. Em vídeo que circula na Internet, Silvio sequer quis ouvir o ex-contratado, atitude que soa estranheza, pois Silvio Santos nunca foi de virar as costas a quem fez parte da sua história, muito menos deixar um “colega de trabalho” desamparado, quando se há necessidade de ajuda em problemas de saúde. Carlinhos afirmou que queria apenas pedir a continuidade do Plano de Saúde, devido o estado atual de sua esposa. O ex-funcionário do SBT deu entrevista ao “TV Fama” e chegou a gravar participação especial no “Domingo Show”, mas um suposto telefonema de Silvio, teria solicitado a não exibição da reportagem de Geraldo Luís. Silvio quis gerar mídia e atenção para o quadro, substituindo Carlinhos pelo “suposto” desafeto de Lívia Andrade. A dispensa por corte de custos atingiu apenas um participante do “Programa Silvio Santos” ou Lívia deve ser a próxima, basta um novo desentendimento com a baiana, a qual estaria em constante plantão no salão do cabeleireiro exclusivo do Homem do Baú, tentando insistentemente o seu lugar ao Sol.

Outra polêmica, desta vez no “Jogo das 3 pistas”, que contou com a participação de Léo Dias, colega de Mara no “Fofocalizando”, promete colocar mais lenha na fogueira. Silvio “sincerão” alfinetou o jornalista, afirmando que Mara tentou puxar seu tapete no programa das tardes do SBT. No programa que vai ao ar neste domingo (19), Léo não demonstrou surpresa e disse que já havia sido informado da tentativa da “amiga” em colocar um outro colunista no lugar dele. Aliás, Mara não esconde de ninguém que foi contratada para o programa de fofocas, justamente para “causar”, após sua participação polêmica no reality “A Fazenda”.

Mara e Lívia são desafetos no SBT ou tudo é mais uma estratégia de marketing?

Foi no mesmo quadro das 3 pistas, ainda no primeiro semestre, que Silvio recebeu os apresentadores do “Primeiro Impacto”, onde o Patrão cutucou Marcão do Povo, alertando o jornalista para “tomar cuidado” com Dudu Camargo. Aliás, Marcão foi contratado por Silvio após a polêmica demissão do então apresentador do “Balanço Geral DF”, por um comentário que teve interpretação racista. Já Dudu, aos 18 anos, foi jogado na apresentação do jornal, em pleno “Dia das Crianças”, após várias abordagens ao Silvio no Salão do Jassa. Dudu chegou a gerar polêmica também ao participar do mesmo jogo com a apresentadora e atriz mirim Maísa Silva. A menina chegou a abandonar a segunda gravação com Dudu e o quadro acabou engavetado devido enorme repercussão. Dudu gravou diversas participações em atrações de outras emissoras, despertando o interesse dos telespectadores que não tinham o hábito de assistir o jornalismo do SBT, no início das manhãs. Em matéria do “Pânico na Band”, Dudu chegou a participar de uma balada privê, encheu a cara e fez stripetease, gerando ainda mais polêmica na mídia. A sexualidade do pupilo também não deixou de ser explorada.

Polêmicas com Dudu Camargo foram exploradas à exaustão.

No último “Troféu Imprensa”, outra polêmica de Silvio Santos. Ao receber a apresentadora Rachel Sheherazade, do “SBT Brasil”, Silvio afirmou que contratou ela para ler as notícias do “TP” e não para fazer comentários. Rachel, no entanto, foi contratada pelo SBT justamente pela crítica feita ao Carnaval, num jornal local de uma das afiliadas. Silvio gostou do vídeo que caiu na Internet e a contratou para apresentar o principal jornal da emissora, focando justamente nas polêmicas opiniões da jornalista.

Rachel foi contratada apenas para ler notícias?

Propositalmente ou não, Silvio Santos se tornou o grande rei das polêmicas na TV brasileira. Antigamente, ele era um grande crítico da imprensa. Hoje, desde que fez uso da máxima “bem ou mal, o que importa é ser lembrado”, o comunicador conseguiu, nos últimos meses, grande êxito em audiência, em suas principais apostas. Além de um ótimo apresentador e um empresário de sucesso, o “mito” vem se saíndo um grande estrategista, mesmo que a tática usada não seja unanimidade entre os mais críticos. “Porcaria por porcaria, fique no SBT”, já dizia o dono do circo.

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

*Colunista do BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. As análises refletem opinião exclusiva do autor

Júlio César Fantin

Trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015.

colunajuliofantin@gmail.com

Pin It on Pinterest