Tragédia da Chapecoense mobiliza emissoras de TV e deixa SBT isolado

Tragédia da Chapecoense mobiliza emissoras de TV e deixa SBT isolado
Coluna 62 - Bastidoresdatv.com.br
Coluna 63 – Bastidoresdatv.com.br

Um grande meteoro pode se chocar com a Terra, mas se você tiver sintonizado no SBT (SP-Rede), nas cerca de 11h30 que a emissora não exibe qualquer programa jornalístico, certamente você partirá desta vida sem saber o que aconteceu. Agora, se o choque ocorrer durante as cerca de 7h destinadas ao jornalismo, entre as 19h45 e 08h, é bem possível que você telespectador seja informado do ocorrido, pelo menos com uma nota de rodapé. Se você estiver ligado a uma afiliada ou algumas filiadas do SBT, a chance de saber o que ocorreu é muito maior, uma vez que as emissoras possuem maior penetração jornalística do que a cabeça de rede.

SBT Notícias foi o primeiro a informar sobre a queda do avião
SBT Notícias foi o primeiro a informar sobre a queda do avião

O SBT foi o primeiro a anunciar por volta das 3h50, a queda do avião da LaMia que transportava a equipe da Chapecoense e jornalistas esportivos, na última terça-feira (29), na Colômbia, deixando 71 mortos e seis feridos. A Globo entraria com um plantão apenas as 4h10. O SBT Notícias, exibido ao vivo, diariamente nas madrugadas, há pouco mais de dois meses, ancorado por Cassius Zeilmann e João Fernandes, também foi o primeiro a anunciar a morte de Fidel Castro e a vitória de Donald Trump (eleito presidente dos EUA). Em outro extremo, no entanto, a emissora foi a única a não transmitir a sessão que votou pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Logo da RecordTV ficou verde durante transmissão especial
Logo da RecordTV ficou verde durante transmissão especial

Neste sábado (03), o canal de Silvio Santos também, mais uma vez, foi o único a não transmitir o cortejo e velório coletivo das vítimas do acidente da Chapecoense, na manhã e início da tarde, na Arena Condá, em Chapecó (SC). Preferiu seguir com sua programação normal com desenhos animados, séries e o Programa Raul Gil, ao invés de transmitir a cerimônia ou até mesmo entrar com plantão durante a programação normal. Desta vez, no entanto, o SBT não teve a mesma sorte obtida quando deixou de transmitir a sessão do impeachment quando ficou na vice-liderança isolada. Números preliminares da Kantar Ibope, da manhã deste sábado (03), na Grande SP, mostram a emissora em quarto lugar, atrás de Globo, Record e Band, durante grande parte das cerca de 8h de transmissão. A Globo, em diversos momentos, obteve audiência histórica, chegando aos 30 pontos. A RecordTV deixou sua logo em verde (cor da Chape), durante a transmissão especial, ancorada por Adriana Araújo.

Seguindo o que a RBSTV (Globo) e RICTV (Record), fizeram durante toda a semana em Santa Catarina, coube ao SBT SC, interromper a sua programação e transmitir, neste sábado (03), a cerimônia em Chapecó. O jornalista Fernando Machado, âncora do SBT News, foi escalado para apresentar a transmissão para todo o estado de Santa Catarina, num programa de cerca de 2h20. Luiz Carlos Prates, Prisco Paraíso e Miguel Livramento comentaram o programa especial. A emissora também fez uma cobertura extensa durante os dois telejornais: SBT Meio-Dia e SBT News, durante toda a semana.

03122016chapesbt
SBT SC interrompe programação para homenagear vítimas

03122016chapesbt2

Vale ressaltar, que durante a semana, a RBSTV dedicou grande parte de sua programação com um plantão especial sobre o acidente aéreo. O jornalista Mário Motta, o mesmo que hoje apresentou o cerimonial na Arena Condá, apresentou o Jornal do Almoço, direto de Chapecó, desde quarta-feira (30). Nos dias 29 e 30, a emissora deixou de exibir parte da grade nacional para a cobertura da tragédia, seguindo a extensa cobertura realizada pela Rede Globo e canais SporTV e Globo News. O Brasil Urgente, Jogo Aberto e Os Donos da Bola, programas da Band, também dedicaram grande espaço para informações sobre a tragédia. Fox Sports e ESPN também fizeram grandes coberturas. Já a RecordTV, interrompeu parte de sua programação normal no dia do acidente e no cerimonial deste sábado (03). Os principais telejornais das emissoras abertas dedicaram grande parte do tempo à cobertura especial. Neste sábado (03), Galvão Bueno cobriu a despedida das vítimas durante cerca de 7h20. A emissora deixou de exibir os jornais locais, o Globo Esporte e o Jornal Hoje. A transmissão foi feita de forma interrupta, com apenas 3 intervalos, até as 14h50.

Globo exibiu transmissão especial durante 8h, neste sábado (03)
Globo exibiu transmissão especial durante 8h, neste sábado (03)

 

Siga: JÚLIO CÉSAR FANTIN

Twitter: @jcfantin

Facebook: @eusouojulio

Instagram: @juliocesarfantin

Pin It on Pinterest