Atentado deixa 19 mortos e 50 feridos em show da Ariana Grande

Atentado deixa 19 mortos e 50 feridos em show da Ariana Grande
NEW YORK, NY - MARCH 20: Ariana Grande performs onstage at Madison Square Garden on March 20, 2015 in New York City. (Photo by Larry Busacca/Getty Images)

A polícia de Manchester confirmou na noite desta segunda-feira (22) que pelo menos 19 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas em um atentado na Manchester Arena, no Reino Unido, onde a cantora Ariana Grande se apresentou. Ao menos uma explosão foi confirmada. A premiê britânica, Theresa May, confirmou que o fato é tratado pela polícia como um terrível ataque terrorista.

Testemunhas dizem ter ouvido “um enorme barulho” no fim do show. Nas redes sociais, há relatos de pânico dentro e fora do local. A polícia pediu que a população evite a região. Representantes da Manchester Arena confirmaram que o incidente ocorreu do lado de fora do local, em espaço público. A arena, que tem capacidade para 21 mil pessoas, estava lotada para o concerto, que atrai público jovem, de crianças e adolescentes.

A polícia confirmou que um dispositivo suspeito foi encontrado nos arredores da arena e detonado pelo esquadrão antibomba. Posteriormente, a polícia informou que se tratava de uma peça de roupa abandonada. Em entrevista coletiva, a polícia não confirmou o que provocou a explosão –sob anonimato, fontes nos EUA afirmam que teria sido um homem-bomba.

Representantes da cantora confirmaram que ela não foi ferida. Ariana Grande tinha terminado de cantar a última música e deixado o palco quando o barulho foi ouvido. Ela tem dois shows marcados no Brasil em junho e julho, no Rio e em São Paulo. Não há informação oficial se haverá alteração nesse calendário. De acordo com o site TMZ, ela suspendeu todo o restante da turnê europeia, que previa outro show em Londres na quinta e ainda apresentações na Bélgica, Polônia, Alemanha e Suíca.

No Twitter, a cantora disse estar “ferida. do fundo do meu coração, sinto muito. não tenho palavras”

https://twitter.com/ArianaGrande/status/866849021519966208

Hannah, uma das pessoas que estava no show, disse ao jornal britânico “The Guardian” que houve “uma explosão muito alta, ouvida de dentro da arena”. “Todo mundo gritava e tentava sair do local”, disse ela sobre o tumulto ocorrido. Segundo ela, “quando saímos, a polícia estava vindo na direção da arena, e todos os arredores da estação de trem Victoria estavam cercados por policiais”.

Outra espectadora, Isabel Hodgins, disse à Sky News que “cheirava a queimado, tinha muita fumaça quando saímos”. “Estamos apavoradas, tivemos sorte de sair sãs e salvas”, acrescentou.

Elena Semino e o marido aguardavam pela filha do lado de fora da arena quando ocorreu a explosão. Ela foi ferida no pescoço e nas pernas, mas só buscou socorro médico depois que conseguiu encontrar sua filha. “Só vi corpos por toda a parte”, disse Elena.

Alguns relatos nas redes sociais falam em pessoas cobertas de sangue e em lágrimas e que os barulhos identificados como explosões foram ouvidos já no fim do espetáculo.

“Eu e minha irmã, assim como muitos outros, estávamos vendo o show de Ariana Grande na Manchester Arena e estávamos todos saindo do local quando, por volta de 22h40 [horário local], um grande barulho parecido com explosão assustou todo mundo”, disse a testemunha Majid Khan ao jornal “The Independent”.

Segundo a BBC, moradores da cidade britânica estão oferecendo acomodação às pessoas que ficarem retidas na cidade, com a hashtag #RoomForManchester no Twitter.

O alerta de ameaça de atentados no Reino Unido é “severo”, o segundo mais elevado das autoridades, e significa que é altamente provável a ocorrência de atentados. O primeiro grau é “crítico”, que se ativa em caso de ameaça iminente.

O último ataque no Reino Unido ocorreu em março, quando um homem lançou seu carro na direção de pedestres que passeavam perto do Parlamento, antes de matar um policial que vigiava o edifício, deixando no total seis mortos. O agressor foi executado no local do ataque, segundo informa o portal “UOL”.

Pin It on Pinterest