Wesley Safadão realiza 25 shows e roda mais de 20 mil quilômetros no São João
Exatos 20.163 quilômetros e 25 cidades. Essa é a maratona do maior cantor do país, Wesley Safadão, neste São João. Com algumas exceções, a maioria da agenda se concentra nas festas juninas do Nordeste a exemplo de Petrolina e Campina Grande, duas dos maiores do país.
Desde Redenção, PA, no início do mês, cidade da retomada após a morte do amigo Gabriel Diniz, e Guanambi, BA, neste domingo, 16, já foram nove shows. A maratona continua concentrando no Nordeste nos próximos dias e encerra no festival Villa Mix no próximo dia 30. WS percorrerá cidades em quatro das cinco regiões do país e será quase o dobro do Carnaval, quando deslocou 12.580 km à bordo de seu jatinho orçado em R$ 14 milhões.
Com a agenda bombando e datas até com agenda dupla, o artista também figura no topo de receita. Com o show médio em torno de R$ 500 mil, a turnê de São João deve render pelo menos R$ 12,5 milhões, o suficiente para manter WS na liderança do cenário musical. Apesar do expressivo montante, projetos pessoais do artista como o WS On Board, que está na 2ª edição, e as festas próprias: Garota Vip, WS Sunset, Arena Safadão e Garota White rendem dividendos ainda maiores que shows contratados. Apenas no WS On Board de 2018, estima-se que foram vendidos R$ 14 milhões apenas em ingresso, fora patrocínios.
Sua carreira, entretanto, não é pensada apenas pelo viés do lucro, mas em uma forma estratégica. O cearense desenvolveu um método de carreira alicerçado em âncoras: dois meses chave (fevereiro e junho), grandes festivais (Villa Mix, Caldas Country, Fortal e outros) e festas próprias. Com isso ele garante visibilidade e prestígio, ocupa datas estratégicas e fica com a metade das datas do ano para negociar, o que lhe permite flexibilidade e acordos justos e combinar seu auge e manter a qualidade de vida com dias livres para família e tempo para gerenciar sua carreira no escritório, onde gosta de bater ponto, além de manter regularidade na gravação de novos projetos e os promocionais – uma marca de sua trajetória.
Claro que todo sucesso tem o público como razão de ser. Os grandes festivais sequer cogitam deixar WS fora do line-up, e a razão é pela grande versatilidade e capacidade de se reinventar e arrastar multidões. No Caldas Country 2018 e Camarote Olinda deste ano, os organizadores assistiam do camarote seu show e trataram de avisá-lo ainda durante a apresentação sobre a confirmação para o próximo ano. “Me avisaram que estou confirmado para 2019” disse ao delírio do público em um show apoteótico em Olinda. Com energia de sobra e projetos cada vez mais ambiciosos, resta a concorrência apenas continuar seguindo o líder.
