Renascer – A casa de Jacutinga
A beleza e o charme de Jacutinga (Juliana Paes) são conhecidos por todos no vilarejo de Ilhéus em ‘Renascer’, próxima novela das 21h da TV Globo. Apesar de ser a dona do bordel e comandar com maestria o trabalho de suas meninas: Morena (Uiliana Lima/Ana Cecília Costa), Flor (Julia Lemos) e Juliete (Flávia Barros), Jacutinga também gosta de um ‘chamego’ e Norberto (Matheus Nachtergaele) estará sempre disponível para a amada. Dono da única venda da vila, o principal ponto de encontro da região, Norberto é aquele que sabe das coisas e é sempre bem informado. Só não conseguirá prever o abandono de seu grande amor, que um dia resolve ir embora sem deixar rastros.
Antes de sumir pelo mundo, a casa de Jacutinga será a grande atração do local. Sua clientela fiel bate ponto sempre por lá. Dos poderosos coroneis Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) passando pelos trabalhadores das fazendas de cacau como Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) e Jupará (Evaldo Macarrão), todos eles têm destino certo nos momentos de folga. Tanto que esses dois últimos vão se interessar por Morena e Flor, respesctivamente, e até casório vai acontecer, tudo graças ao empurrãozinho da dona do bordel, que também será uma espécie de cupida e anjo da guarda no romance entre José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos).
Jacutinga é uma mulher de muita garra e à frente de seu tempo. Sabe identificar as armadilhas da vida e estender a mão àqueles que estão sem rumo. Assim faz com Maria Santa, quando a jovem é largada pelo pai Venâncio (Fabio Lago), na porta de sua casa. Quitéria (Belize Pombal), a mãe de Santinha, não consege evitar as ações do marido e sofre com sua impotência. Ainda assim, Jacutinga se tornará uma segunda mãe para Maria Santa além de ser a parteira dos quatro filhos do casal: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e do caçula João Pedro (Juan Paiva).
‘Renascer’ é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. Estreia dia 22 de janeiro, às 21h20.
Juliana Paes como Jacutinga
Depois de arrasar com a onça Maria Marruá em “Pantanal”, Juliana Paes está de volta às novelas e em grande estilo.
Eis a primeira imagem dela como a Jacutinga de Renascer, próxima novela das 21h, da TV Globo, que estreia em janeiro. Jacutinga é uma mulher de grande força e sabedoria. Ela é dona do prostíbulo, ou melhor, da “casa das damas” da região. É do tipo acolhedora e será peça fundamental no amor de José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos), que inocentemente achando estar grávida por causa de um beijo, será deixada pelos pais na casa de Jacutinga. Ela torna-se uma segunda mãe para Santinha, se tornando até sua parteira.
Durante um dia de gravação na cidade cenográfica nos Estúdios Globo, em um breve período de pausa, Ju Paes não poderia ser mais simpática (o que não é novidade). “Estamos diante da ‘Jacutinga’s house’ e suas ‘jacutingers’, que é o jeito que a gente apelidou as meninas que estão ali com ela dentro da casa”, apresentou ela, brincando. .
Ela contou que pesquisou a origem do nome de sua personagem:
“Fui pesquisar e jacutinga é um pássaro. E acho que tem algo muito bacana com a personagem. Tem uma fala de Jacutinga em que ela diz ‘que ela não tem parada, mas ela tem pouco.’ Acho que a Jacutinga é este tipo de mulher que faz pousos mais longos em outros lugares, mas ela vem de outro lugar. Ela não é daqui. Ela fez desta cidade, um pouso para ela, com aconchego, mais ainda assim um pouso.”
Nesta volta às novelas, Juliana interpreta a personagem nas duas fases da novela que, na versão original, exibida em 1993 foi vivida por Fernanda Montenegro. Renascer escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa, e tem direção artística de Gustavo Fernandez.
