“A Terra Prometida”: saiba tudo sobre os capítulos de 17 a 21 de outubro

aterra-destaque

Segunda-feira, 17 de outubro
Merodaque (Marcos Winter) pede ajuda aos deuses e é visto por Kalesi (Juliana Silveira), que o humilha. Tibar (Leonardo Franco) grita de cima das muralhas para provocar os hebreus. Iru (Guilherme Boury) é instruído por Salmon (Rafael Sardão) a esperar o momento exato para invadirem. Marek (Igor Rickli) ouve de Kalesi que ela será para sempre dele. Zuma (Iran Gomes) conversa com Tobias (Raphael Viana), que comunica a chegada do exército de Israel. Orias (Walter Breda) consegue tirar da janela a corda vermelha pendurada por Raabe (Miriam Freeland). Josué (Sidney Sampaio) informa que estão na última volta no entorno da cidade. Raabe descobre que a corda vermelha foi descartada por seu pai e fica desesperada, pois seria a única forma de os hebreus os salvarem. Ela sai de casa à procura e consegue achar a corda. Josué afirma que os únicos poupados serão os cananeus da família de Raabe. Vendo a preocupação de Marek, Tibar resolve tirar Sandor da masmorra. Acã (Kadu Moliterno) se afasta dos hebreus durante o cerco em Jericó, vai falar com Tibar no palácio, pede mais ouro e diz que Raabe deu ajuda aos espiões hebreus. Tibar fica com ódio da prostituta e lhe jura de morte. Sandor, a cavalo, procura Raabe no esconderijo onde ela estava, mas não a encontra. Ele vai até sua casa e lhe informa que ela corre perigo. Ao descobrir que Raabe fugiu, Tibar sai para procurá-la, a avista na multidão e joga uma lança para matar sua amada, mas fica em pânico ao ver que matou Sandor. Depois de ser avisado por Calebe (Milhem Cortaz) que a última volta foi completa, Josué comunica que chegou o momento de invadir e ordena que toquem as trombetas. Os sons feitos pelo Exército de Israel deixam Marek e Kalesi preocupados. Kadmo (Marcos Reis) manda os soldados cananeus lançarem flechas nos hebreus, mas eles não têm sucesso. Raabe entra em casa e Nobá (Frederico Volkman) e Milah (Elizângela) se emocionam. Salmon vê a muralha começar a tremer e suas pedras rolarem junto de uma grande rachadura que surge nas rochas. Enquanto os hebreus admiram o milagre de Deus, o chão treme e nele se abrem fendas onde soldados cananeus caem e morrem. O Soldado Mascarado se afasta e é visto por Josué. Incrédulo, Marek assiste ao acontecimento. Tibar, imóvel ao lado do corpo de Sandor, é chamado por Kadmo para combater. Soldados cananeus morrem ao ficarem no meio de uma grande nuvem de poeira. A casa de Raabe, iluminada por um holofote, fica em pé em cima da muralha. Marek fica visivelmente perturbado e ordena que ninguém saia da sala do trono. Mesmo pedindo ajuda ais deuses de Jericó, Merodaque morre soterrado no templo do palácio. Zuma e Tobias fogem da masmorra. As grandes muralhas caem por completo, mas a casa de Raabe, com a corda vermelha na janela, fica de pé em meio aos escombros. Marek, muito abalado e sem acreditar no que presenciou, afirma que ninguém pode vencer as muralhas. Coberto de poeira e à frente do Exército de Israel, Josué entra na cidade segurando sua espada.

Terça-feira, 18 de outubro
Com a entrada dos hebreus, o povo cananeu tenta escapar e os grupos rivais lutam. Maquir põe fogo em uma casa cananeia. Gibar (Rodrigo Phavanello) e Melquias (Gabriel Gracindo) são chamados por Acã para procurar por ouro no palácio. Orias fica surpreso ao ver que só sua casa não foi ao chão. Quemuel e Tobias se reencontram e ficam emocionados. Os guerreiros hebreus começam a destruir O portão de entrada do palácio real começa a ser destruído pelo exército de Israel. Grok (Antônio Gonzalez) é morto por Makir. Se recusando a deixar seu trono, Marek é arrastado para fora da sala por Kalesi. Ao chegar na sala do trono, Josué e Calebe não encontram os reis. Kalesi bate em Marek para trazê-lo à realidade e manda que se esconda para que ela consiga negociar com os hebreus. Os vilões são flagrados por Salmon enquanto carregam sacolas no corredor. Ao ver Kadmo caído no chão, Tibar se vinga do soldado impedindo sua respiração, e Kadmo morre. Ao chegar na casa de Raabe, Tibar sobe as escadas e deixa a prostituta e sua família desesperada. Salmon e Melquias, à caminho da casa de Raabe, lutam com inimigos. Nobá é ameaçado de morte por Tibar. Salmon e Melquias vão à casa de Raabe e Melquias se fere na luta com Tibar. Kalesi é encontrada por Josué e Calebe no quarto da realeza e lhes oferece ouro. Recusando o ouro, Josué diz que irá cumprir o mandado de Deus. Salmon golpeia Tibar durante luta e, com o punhal preso ao ventre, ele cai do alto da casa de Raabe em cima de um objeto pontiagudo que fura seu corpo. Enquanto Kalesi negocia com Josué, Marek sai do esconderijo e tenta golpear Josué que, mais rápido, acerta o rei com sua espada. Desesperada ao ver o marido morto, Kalesi ameaça os invasores com suas serpentes. Zaqueu acerta uma flecha na rainha, que cai no tanque e é devorada pelas serpentes. Os hebreus vibram por terem conseguido conquistar a cidade de Jericó. Josué fala ao seu povo e ora a Deus por ter conseguido completar o mandado. O exército hebreu começa a deixar cidade rumo às campinas de Canaã. Yussuf (Iran Malfitano) se preocupado ao ver a retirada dos homens de Israel. Josué e o Soldado Macarado se encontram e o misterioso se revela.

Quarta-feira, 19 de outubro
Josué afirma admirar a coragem do Soldado Mascarado. Os Lagartos seguem escondidos nos cestos a caminho do reino de Ai. A família de Raabe e Salmon caminham para o acampamento hebreu. Aruna (Thais Melchior) vai à tenda das mulheres hebreias. Lila (Myrella Victória) entra no local, comunica os guerreiros estão voltando, e as mulheres vão ao encontro de seus familiares. Acã pede que os filhos o ajudem a guardar fortuna roubada. Josué é parabenizado por Inês (Brendha Haddad), mas recusa o abraço de Samara (Paloma Bernardi) e troca olhares com Aruna. As riquezas conseguidas em Jericó são entregues a Eleazar. A morte de Kalesi deixa triste Durgal (Roberto Frota), que grita por temer pelo reino de Ai. Para esconder a riqueza furtada, Acã, Gibar e Melquias abrem um buraco no chão da própria tenda. Em conversa com Ioná, Aruna diz que seu último segredo foi revelado a Josué. Samara e Aruna ajudam a cuidar dos feridos junto de Darda. A família de Raabe à Lila por meio de Salmon. Josué muda de assunto quando Calebe comenta a aparição do Soldado Mascarado. Tobias é cuidado por Léia (Beth Goulart) e fica emocionado. Durgal é acalmado por Kamir (Roberto Bomtempo), que afirma que fará sua segurança. Kamir e Yussuf fazem acordo, e o general mostra satisfação em tê-lo como genro. A filha de Kamir, Melina, faz treino com flechas perto da serva Najara (Cássia Sanches) e tem seu desempenho elogiado pela mãe, Ula. Kamir comunica o desejo de Durgal em fazer uma caçada humana. Chaia cuida de Zaqueu e Aruna e Samara continuam a ajudar na tenda hospital. Jéssica se preocupa com o sumiço de Salmon. Lila é informada por Salmon sua tenda abrigará a família de Raabe. Tobias se reencontra com Aruna e Samara. Raabe demonstra agradecimento pela ajuda recebida de Salmon. Durgal diz para Arauto (Danilo Sacramento) lhe ajudar a dormir entoando uma canção. Jéssica chega à tenda de Salmon e fica espantada ao encontrar Raabe.

Quinta-feira, 20 de outubro
Jéssica inda o motivo de Raabe estar na tenda de Salmon e ele conta que foi salvo pela cananeia, e também afirma que ela, junto de sua família, se hospedará em sua tenda até conseguir outro lugar. Quemuel (Raymundo de Souza) fala sobre a vitória sobre a muralha. Boã chama atenção de Ruth é criticada por Boã por ter o abraçado antes de Sama e na frente de todos, e pede perdão aos dois. Ruth e Sama se retratam mas, ao se retirar, Ruth mostra desagrado. O lagartinho entra na hospedaria de Zaíra (Nica Bonfim) para pedir comida e a mulher fala que irá lhe dar comida. Fingindo amizade, Jéssica diz à Raabe que irá lhe ajudar sempre. Agradecida, Raabe comunica que vai procurar outro lugar para ficar com sua família. Depois que Raabe sai da tenda, Jéssica se revela e questiona Salmon se ele não podia ter levado os cananeus para outro lugar. Enquanto come, o lagartinho diz para Zaíra que seus amigos da rua também precisam de ajuda e ela se põe a ajudar. Ao entrarem os lagartos gosmentos, Zaíra, animada, sai para preparar mais comida. Triste, Raabe fala para a mãe que Salmon está noivo. Milah fala para a filha não se iludir, e ela afirma que só tem gratidão pelo rapaz. Em conversa com Rune (Douglas Sampaio), Livana (Letícia Medina) diz não ser justo que ele crie seu filho, e ele se declara. Zaíra impede que os meninos voltem para as ruas frias e, apesar de todos comemorarem, Kalu (Fabrício Assis) desconfia. O prefeito Kamir, a sós, procura a feiticeira Ravena (Flávia Monteiro) se consultar. Ele questiona deve ter cautela com os hebreus e ela fica em transe para perguntar ao deus Dagon. Vendo as imagens das muralhas ruindo, Kamir reconhece, impressionado, o poder dos hebreus. Jéssica afirma que os cananeus e, principalmente, uma prostituta não merece sua confiança, mas Salmon responde que nada do que fizeram no passado interessa pois eles decidiram servir ao Deus de Israel. Salmon é indagado por Jéssica sobre ter interesse por Raabe, afirma negativamente e pede para que a mulher saia da tenda. Kalu comunica que, depois de estarem satisfeitos com a comida, eles devem voltar às ruas pois lá é seu lugar, mas todos ignoram o conselho e deitam nas camas, deixando o menino frustrado. Kamir se preocupa depois que Ravena afirma não ter tido nenhuma resposta dos deuses, coisa que nunca havia acontecido. Em um novo transe, ela afirma que um novo rei terá o poder, deixando Kamir interessado. Josué se mostra agradecido a Tobias por ter lutado a seu lado e diz para ele comparecer na homenagem que será feita aos soldados. Tobias reluta em aparecer na frente do povo com o rosto deformado, e Josué lhe dá uma palavra de consolo. Samara, sendo falsa, aconselha Aruna a parar de se iludir com Josué, porque eles não foram feitos um para o outro. Aruna enfrenta Samara e pergunta se ela se acha mais adequada para o líder, e ela desconversa. Se despedindo da família de Quemuel, Josué diz à Aruna que os dois irão conversar sobre o assunto deles quando for possível, deixando Léia e Samara desconfiadas. Raabe se desculpa pela situação em que colocou Salmon com sua noiva e ele informa que são apenas namorados. Jéssica se diz inconformada com hospedagem da cananeia e é aconselhada por Acsa a esconder o ciúme para que ele não se interesse por outra. Ula é informada por Kamir que um novo rei para Ai foi revelado pelo fogo sagrado e diz que seu irmão precisará morrer para que ele assuma o trono. Ela diz para o marido não desejar a liderança a qualquer preço e para confiar em Ravena, mas ele não lhe dá ouvidos. Mesmo deixando a mãe preocupada, Chaia diz que precisa visitar Tobias para confortá-lo em nome da amizade deles. Josué, Eleazar e Calebe conhecem Raabe e sua família por intermédio Salmon. O líder se diz admirado pela coragem de Raabe e afirma que ela pode se sentir em casa Gilgal. Raabe pede instruções para virar hebreia, e Eleazar para ela ir à sua tenta para que ele e sua esposa lhe expliquem os mandamentos de Deus. Tobias é comunicado por Léia que Chaia deseja encontrá-lo e ele, lembrando do dia em que fez declaração à moça, diz para ela ir embora para que não veja sua face deformada. Com a insistência de Durgal, Kamir conta que está planejando uma caçada humana.

Sexta-feira, 21 de outubro
Kamir dá o aval para Durgal caçar qualquer homem do povo. O rei vê Arauto fala para Kamir escolher duas presas e diz já ter escolhido um dos homens que irá tentar fugir das flecha, apontando para Arauto. Depois de construir um cesto, Rafi, o artesão, fala para Tiléia, sua esposa e Kira, sua filha, que voltará com alimento para família depois de vender os objetos. Léia comunica Chaia que Tobias, por estar muito ferido, não deseja encontrá-la. Kamir entra em uma hospedaria com Yussuf e dois soldados de Ai, e para colocarem o recipiente com ouro em alguma mesa para que a presa apareça. Elidade é aconselhada por Laila para fazer Rune e Livana se casarem logo. Ao pegar o saco de ouro, o morador de Ai é cercado pelos soldados e ordenado por Kamir para entregar a bolsa que não é sua. Kamir libera o homem depois que ele pede desculpas. Kamir ordena que Yussuf ponha um novo saco de ouro no local para esperarem por outro homem. Livana se abre com Jéssica e afirma não amar Rune. Jéssica fala que não tem certeza de seu casamento com Salmon pois ele está interessado em Raabe desde que voltou de Jericó. Raabe fica preocupada por ter que se apresentar a Josué e seu grupo. Elias acredita quando Jéssica diz que Salmon está sendo grato em ajudar Raabe, mas diz para ela prestar atenção. Rafi chega para vender os cesto enquanto Kamir e Yussuf comem e Kamir sugere que se Rafi deseja ganhar dinheiro, ele deve aguardar na outra mesa. Rufi encontra o ouro e comunica Zaíra que ele foi esquecido por alguém. Kamir declara ter achada sua nova presa e ordena que o homem seja preso pelos soldados. O carcereiro prende Rafi na mesma cela de Arauto. Na tenda de reunião, Josué fala que a conquista das muralhas de Jericó é uma prova da aliança de Deus com o povo. Tobias solicita uma máscara de ferro para esconder seu rosto a Setur, que sugere que seja feita de couro. Rafi é procurado nas ruas por Tiléia e Kira que, preocupadas, entram na hospedaria de Zaíra para perguntar sobre o vendedor. A dona do estabelecimento diz que ele foi preso pelos soldados. Yussuf comunica que a mulher de Rafi está na frente do palácio e Kamir ordena que ela entre. Durgal informa sobre a caçada à Tiléia e ela se oferece para salvar o marido. Melina (Carla Diaz) se comove com a mulher, que é retirada do palácio. Josué pede o apoio de Zuma e Iru fica com ciúmes. Ravena medita em frente a fogueira e diz para Jordi informar Kamir que, nas próximas horas, eles não poderão se ver. Usando uma máscara de couro, Tobias tem sua bravura elogiada por Josué na tenda das reuniões e é cumprimentado por todos. Raabe e sua família são apresentados por Josué, que fala que eles ajudaram Salmon e Melquias. Acã conta para a desconfiada Mara que Raabe era prostituta em Jericó. Ela fica assustada e conta para todos que Josué pediu respeito para uma meretriz cananeia.

X

Pin It on Pinterest

X