Clima esquenta na Globo com bate-boca nos bastidores do “Jornal Hoje”

O clima nos bastidores do “Jornal Hoje”, da Globo, pesou nesta terça-feira (19). Uma reunião da equipe do telejornal acabou em bate-boca entre o editor-chefe, Luiz Fernando Ávila, e uma editora. Ex-editor-adjunto do “Jornal Nacional”, Ávila está no comando do “JH” há um ano e tem enfrentando o descontentamento dos jornalistas de sua equipe, alinhados com a antiga chefe, Tereza Garcia.
Segundo informações divulgadas pelo colunista Daniel Castro, do Notícias da TV, o bate-boca de ontem aconteceu no meio da Redação do jornalismo da Globo de São Paulo e foi testemunhada por profissionais de outros telejornais. Após a discussão, a editora foi reclamar para superiores de Ávila, e o clima ficou tenso.
A insatisfação contra Ávila aumentou depois que ele trocou o editor-executivo, segundo cargo na hierarquia do telejornal, por um jornalista de sua confiança, Maurício Setúbal. Ex-editor do “Jornal Nacional” em São Paulo, Setúbal é mais novo de casa do que a maioria dos dez editores do “Jornal Hoje”. Profissionais mais antigos se sentiram “atropelados” na fila da promoção. Reservadamente, jornalistas do “Jornal Hoje” acusam o chefe de ser intransigente, seco e irônico.
Ainda de acordo com o colunista, uma das editoras do “Jornal Hoje” não se adaptou ao estilo “fechado” de Ávila e se mudou para o matinal “Bem Estar”. A profissional que coprotagonizou o bate-boca de ontem vem tentando sair do telejornal. Ela acaba de passar uma temporada no “Jornal Nacional”, cobrindo férias, mas teve de voltar para o “Jornal Hoje”. Segundo Daniel Castro, não deve continuar por muito tempo.
