Dercy Gonçalves é homenageada em programa da TV Cultura

Foto: Divulgação/TV Cultura
Foto: Divulgação/TV Cultura

Na próxima terça-feira (23), o programa “Persona em Foco”, da TV Cultura, homenageia Dercy Gonçalves, uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil, falecida em 2008, aos 101 anos. Com apresentação de Atílio Bari, a edição inédita vai ao ar a partir das 23h30.

Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de palavras de baixo calão, Dercy Gonçalves foi uma atriz, humorista e cantora brasileira, notória por suas participações na produção cinematográfica das décadas de 1950 e 1960. Durante mais de 80 anos, divertiu plateias de todo o país – inclusive do exterior. Rainha da comédia popular, do escracho e do improviso, ela foi estrela de inúmeras revistas musicais, produtora e presença marcante na televisão brasileira.

Durante o programa, por meio de depoimentos do rico acervo da TV Cultura, ela relembra sua história, que teve início em Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro). A atriz recorda o preconceito sofrido durante sua chegada ao mundo artístico, sobretudo devido à sua descendência negra. Além disso, também nomeia suas maiores inspirações: Theda Bara e Pola Negri. ‘‘Eu tinha vontade de fazer aquilo que elas faziam no cinema, ser artista. Papai não deixava, mas eu disse: eu é que quero’’, enfatizou.

Atuando pelas cidades do interior, Dercy Gonçalves foi aos poucos construindo seu estilo de trabalho e conquistando as plateias dos circos e teatros por onde passava. Era natural que com a sua persistência e popularidade, acabasse por chegar à Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, reduto do teatro Musicado Brasileiro nos anos de 1930. A atriz também reforça o talento e imagem de Walter Pinto durante esse período, e comenta outros inúmeros trabalhos que realizou na televisão.

O programa conta com depoimentos de grandes figuras, como o crítico teatral Sábato Magaldi, o diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira (Boni), o apresentador Fausto Silva, o ator e diretor Homero Kossac e os atores Marco Nanini, Norma Blum e Fúlvio Stefanini.

X

Pin It on Pinterest

X