Desligamento do sinal analógico de TV é adiado em Rio Verde

Desligamento do sinal analógico de TV é adiado em Rio Verde
O desligamento do sinal analógico de TV foi adiado em Rio Verde.
O desligamento do sinal analógico de TV foi adiado em Rio Verde.
O desligamento do sinal analógico de TV foi adiado em Rio Verde.

O sinal analógico de televisão não será mais desligado neste domingo (29) em Rio Verde, no interior de Goiás. O conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone enviou comunicado às emissoras de TV da cidade nesta sexta-feira (27) avisando que os canais analógicos não serão desligados conforme prometia a campanha de mobilização.

Segundo informações da jornalista Miriam Aquino, do site TeleSíntese, isso não vai acontecer porque o percentual de 93% de casas aptas para receber o sinal digital não foi atingido. Uma reunião foi realizada nesta sexta com a Anatel, as operadoras de telecomunicações e os radiodifusores para tomar uma decisão que teve como embasamento a última pesquisa do IBOPE.

O principal ponto de discórdia entre operadores e radiodifusores foi quanto ao critério do cálculo para chegar na meta de 93% das residências, que a Anatel aceitou mudar. Com a mudança, passou a considerar as residências com TV paga, o que aumentou de 62% inicialmente apresentados para 69%, ainda assim longe da meta estipulada.

Os operadores de celular queriam que fossem consideradas as residências que tivessem uma TV de tela plana, o que elevaria o percentual para 77% de casas prontas para receber o sinal digital. A única alternativa foi cancelar o switch off.

A proposta dos radiodifusores era o estabelecimento de uma nova data. No entanto, o conselheiro não achou conveniente marcar outras datas para não criar constrangimento ao processo.

Agora, a intenção é aumentar a intervenção em Rio Verde com a divulgação em campanhas publicitárias ou exposição dos problemas da transmissão analógica de TV. Também não será interrompida a programação dos canais, como queriam as operadoras. Uma nova pesquisa deve ser realizada em dezembro.

Compartilhar: