“Escrava Mãe”: saiba tudo sobre os capítulos de 17 a 21 de outubro

aescava-destaque

Segunda-feira, 17 de outubro
Esméria (Lidi Lisboa) conta a Maria Isabel (Thais Fersoza) que Juliana (Gabriela Moreyra) não morreu e que ela e Miguel (Pedro Carvalho) planejam fugir juntos. Miguel e Juliana planejam fugir e ele conta que Almeida (Fernando Pavão) castigou Maria Isabel. Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) diz para Guilherme (Roger Gobeth) entregar a carta de renúncia e ele se elegerá como o presidente. Almeida procura por Quintiliano (Luiz Guilherme) e acaba discutindo com Filipa (Milena Toscano). Almeida questiona Quintiliano sobre sua paternidade. Belezinha (Karen Marinho) cobra Urraca (Jussara Freire) a respeito do baile que ela havia lhe prometido. Átila (Leo Rosa) pergunta sobre Juliana e diz à Teresa (Roberta Gualda) que tem um assunto sério para tratar com ela. Esméria aconselha Maria Isabel a fingir que não sabe de nada sobre Juliana e depois mandar alguém seguir ele. Átila entra no quarto de Maria Isabel e pergunta sobre a filha deles. Nestor (Cesar Pezzuoli) diz a Irani que Zé Leão (Marcello Scorel) pode ajudar a convidar os senhores da vila para o baile. Tomás (Raphael Montagner) pede Violeta em casamento. Quintiliano discute com Almeida e diz que ele nunca será da sua família. Violeta (Débora Gomez) recusa pedido de Tomás por conta dos planos de seu pai. Tomás fica triste e se declara a Violeta, mas ela mantém sua decisão. Átila briga com Maria Isabel para saber sobre Jasmim, mas eles são interrompidos por Teresa dizendo que Petúnia revelou que a filha é de Almeida. Átila diz que já sabe de toda a história. Petúnia (Robertha Portella) diz a Rosalinda (Luiza Tomé) que se arrependeu de ter contado sobre Jasmim a Átila. Dália (Manuela Duarte) diz a Tomás que Violeta vai mudar de decisão e ele fica confuso. Teresa fica surpresa com revelações de Átila sobre Jasmim. Urraca conta a Miguel que Petúnia revelou a Átila que Jasmim é filha dele com Maria Isabel. Miguel acha estranho o comportamento de Urraca e se afasta. Teresa conta tudo a Beatrice que se preocupa com a filha. Esméria conta a Juliana sobre Maria Isabel e ela fica surpresa. Esméria diz a Juliana que foi até Maria Isabel para que ela e Miguel fugissem, mas Juliana não acredita. Esméria diz que foi fiel a Juliana e Miguel e Juliana a agradece. Miguel e Átila conversam e ele confessa que Maria Isabel o manipulou. Teresa diz que a finada tia Elza era a única testemunha. Catarina (Adriana Lessa) e Osório (Jayme Periard) conversam, ela diz que quer comprar escravos para Esméria e dá um saco de moedas para ele. Rebeca (Mariza Marchetti) pergunta a Filipa se Guilherme aceitaria se casar com Esméria. Guilherme ouve a conversa e diz que jamais se casará com uma negra. Miguel pede que Beatrice e Teresa libertem Juliana e conta que pediu anulação do casamento com Maria Isabel. Maria Isabel finge ter mudado e pede desculpas a tia Joaquina, Tito Pardo (Nill Marcondes) e Sapião (Sidney Santiago). Juliana entra em caixa para testar o tamanho e Almeida entra na hora.

Terça-feira, 18 de outubro
Catarina e Tozé (Cassio Scapin) tentam disfarçar. Catarina saca uma arma e desafia Almeida. Catarina exige que Almeida se retrate com Esméria e o faz ajoelhar. Juliana acha que Almeida a viu na caixa e acredita que é melhor cancelar o plano de fuga com Miguel. Átila acusa Almeida de ter ajudado Maria Isabel a sumir com Jasmim. Átila bate em Almeida. Charles (Saulo Meneghetti) diz a Violeta que Tomás a ama e ela confessa que teme se casar com ele por conta de seu passado. Belezinha se choca ao saber por Dália que Loreto (Junno Andrade) é casado. Almeida volta para casa e é consolado por Urraca. Almeida sofre por rejeição do pai. Nestor e Petúnia tentam acalmar Átila. Maria Isabel compartilha com Zé Leão que sabe que Juliana está viva e pede que ele siga Miguel. Dália se irrita por Belezinha não a convidar para o baile. Emocionada, Rosalinda conta a Loreto que seu pai a expulsou de casa após pegá-la com namorado. Beatrice (Bete Coelho) diz a Maria Isabel que se a história do bebê for verdade, ela e Átila devem se juntar para encontra-lo, mas ela continua negando a história. Rosalinda conta que Violeta é sua neta e Loreto a abraça, grato pela confiança. Rosalinda expulsa Loreto após ele contar que já é casado. Petúnia tenta fugir de Almeida, mas ele a pega pelo braço. Miguel consegue a anulação de seu casamento com Maria Isabel. Filipa e Átila resolvem adiar a data do casamento. Tia Joaquina (Zezé Motta) e Miguel se despedem. Juliana se prepara para entrar na caixa e fugir com Miguel e os amigos se emocionam. Osório observa as caixas. Miguel e Juliana se encontram, mas ele é atingido por um tiro.

Quarta-feira, 19 de outubro
Juliana se apavora ao ver Miguel sangrando. Miguel mostra os papeis da liberdade de Juliana ao capitão e eles começam a lutar. Tia Joaquina limpa os olhos e nota que o lenço está sujo de sangue.Capitão tenta capturar Juliana. Juliana consegue escapar e dá golpe de capoeira que acerta o capitão. Catarina se apavora quando Osório aparece dizendo que conseguiu as peças. Catarina manda Osório embora. Urraca se oferece para ajudar Teresa e conta que há chances de Quintiliano ser o pai de Almeida. Beatrice aguarda o despertar de Maria Isabel com carta que a ela escreveu a Miguel na mão.Maria Isabel conta a verdade para Beatrice que sai do quarto decepcionada. Capitão aponta arma para Juliana, mas é surpreendido por Zé Leão que lhe atinge e o deixa desacordado. Zé Leão, Juliana e Miguel fogem. Urraca conta a Beatrice sobre possibilidade de Almeida ser filho de Quintiliano. Almeida entra na sala e pede que a mãe desapareça de sua vida. Loreto diz a Dr. Pacheco que Rosalinda não entende que seu casamento é apenas por conveniência. Filipa diz que precisa conversar com Quintiliano após sua recuperação. Quintiliano diz a filha para chamar os irmãos e contar a verdade. Teresa tenta ajudar Almeida, mas ele é hostil com a mulher. Almeida diz a Teresa que se a encontrar conversando com Guilherme, algo grave poderá acontecer. Zé Leão procura alguma erva para o ferimento de Miguel. Pacheco conta a Rosalinda que Loreto irá embora no dia seguinte. Esméria se mostra ansiosa para seu primeiro baile da sociedade. Maria Isabel se insinua para Almeida. Miguel conta a Juliana que conseguiu convencer Beatrice a assinar sua carta de liberdade. Beatrice diz que vai chamar médico para cuidar do machucado no olho de tia Joaquina. Beatrice chora e lamenta as atitudes da filha. Quintiliano conta a verdade aos filhos sobre a história da escrava Joana. Maria Isabel se veste e Almeida desdenha dela, dizendo que até Juliana seria melhor. Almeida ameaça Maria Isabel após ela tentar lhe dar um tapa. Quintiliano vai em direção ao engenho. Capitão do Mato busca por Almeida. Maria Isabel pergunta de Miguel para Zé Leão e ele diz que o homem deve ter dormido na casa de Nestor. Ela manda ele vigiar Miguel, mas ele diz que não lhe deve mais nada. Juliana e Miguel se afastam da vila no barco. Capitão do Mato conta a Almeida que Zé Leão ajudou Juliana e Miguel a fugirem.

Quinta-feira, 20 de outubro
Almeida exige que Zé Leão confesse que ajudou Juliana e Miguel a fugirem. Almeida propõe que o capitão do mato vire feitor, mas ele recusa a proposta. Almeida pede que o capitão entregue uma carta a uma determinada pessoa. Juliana se preocupa ao notar que Miguel está soando. Com a visão prejudicada, tia Joaquina derruba panela na cozinha. Beatrice deixa Tito Pardo preocupado após acordar atordoada e o confundir com Quintiliano. Beatrice pergunta a Maria Isabel sobre seu pai. Almeida desconfia e pergunta a Tito Pardo se ele estava no quarto de Beatrice. Maria Isabel desconfia que a mãe tenha se envolvido com um escravo. Esméria e Catarina são convidadas para jantar por Guilherme em agradecimento aos cuidados que Catarina prestou a Quintiliano. Quintiliano e Filipa chegam no momento em que Beatrice beija Tito Pardo achando que ele é Quintiliano. Quintiliano diz a Filipa para eles saírem do local. Beatrice desmaia recebe ajuda de Teresa e Tito Pardo. Loreto está quase indo embora da Vila quando Rosalinda chega, diz que o perdoa e os dois se beijam. Maria Isabel procura por Esméria. Dr. Pacheco recomenda que tia Joaquina repouse para melhorar. Maria Isabel pergunta onde estão Juliana e Miguel a Esméria, que diz não saber de nada. Maria Isabel humilha Esméria, mas ela a expulsa de casa, dizendo que sabe de todos os segredos. Almeida questiona Zé Leão sobre o paradeiro de Miguel e Juliana. Maria Isabel tenta dar um tapa em Filipa após as duas discutirem, mas Filipa a golpeia com movimento de capoeira fazendo-a cair na lama. Almeida ameaça Zé Leão que o enfrenta e diz que não sabe do paradeiro do casal e que não trabalha mais para ele. Miguel fica febril e Juliana cuida dele. Irani e Nestor acalmam Zé Leão e oferecem emprego ao amigo. Almeida recebe bilhete sem identificação marcando encontro para contar sobre o paradeiro de Juliana e Miguel. Urraca ri quando Nestor aparece de cabelo, bigodes e barba pintados de verde. Filipa ajuda Átila a criar os folhetos sobre Jasmim. Tomás pede novamente a mão de Violeta em casamento. Belezinha sofre por não ter ninguém no salão da festa além de Esméria. Tia Joaquina recebe os cuidados de Sapião. Teresa pergunta do estado de tia Joaquina e sobre Juliana e Miguel. Sapião diz que o casal conseguiu fugir e Maria Isabel ouve. Almeida vai ao encontro do anônimo que escreveu bilhete e Petúnia o vê caminhando pela rua. Petúnia grita quando percebe que alguém está com uma arma apontada para Almeida. Um tiro é disparado e Almeida cai no chão.

Sexta-feira, 21 de outubro
Petúnia ajuda Almeida enquanto o anônimo foge e é seguido por Crisaldo e o soldado. Maria Isabel se enfurece e ameaça castigar Tia Joaquina, Sapião e Teresa. Maria Isabel promete achar Juliana. Violeta revela a Tomás que não quer casar com ele, pois no dia em que ele a pediu em namoro, um estranho a assediou. Ninguém comparece ao baile de Belezinha e Dália têm uma ideia. Petúnia leva Almeida para a pensão e dr. Pacheco presta os primeiros socorros. Guilherme e Rebeca conversam e ela o repreende por não ter deixado claro que não se casaria com Esméria. Os dois se beijam e são flagrados por Catarina. Dália pega roupas de senhores que não são mais usadas e veste os bêbados para irem à festa de Belezinha. Almeida e dr. Pacheco chegam a conclusão que ele caiu em uma emboscada. Começam a chegar as pessoas para o baile de Belezinha e ela não desconfia de nada. Maria Isabel pede a Almeida que ele castigue Zé Leão e conta que Teresa já sabia de Juliana e Miguel. O baile de Belezinha enche. Genésio (Rogério Brito) entra disfarçado na festa e se declara a Esméria que o despreza. Ele dá um anel para ela e sai do local, deixando-a balançada. Urraca desmascara os convidados e Belezinha pergunta se Dália é a responsável por aquilo. Miguel dá um caderno de presente para Juliana e ela diz que registrará a viagem para mostrar a Isaura. Beatrice desperta e Tito Pardo conta o ocorrido do dia anterior. Bá Teixeira avisa a Quintiliano e Filipa que a embocada de Almeida está sendo comentada por toda Vila e Filipa pergunta se o pai está relacionado a isso. Nestor se enfurece com Urraca e diz que ela só ficará lá se pagar o aluguel. Urraca diz que não tem como pagar e ele a oferece um avental para que ela trabalhe no armazém. Esméria pergunta se Catarina está envolvida com atentado contra Almeida. Almeida se irrita e opina que eles devem eleger um capitão. Almeida sugere Osório e todos ficam chocados. Miguel e Juliana são impedidos de desembarcar por conta de homem que afundou o navio de Quintiliano que diz que ele está fugindo com uma escrava.

X

Pin It on Pinterest

X