Globo e SBT aparecem no ranking de marcas mais valiosas do Brasil

A Kantar, em parceria com a revista DINHEIRO e com o grupo de comunicação britânico WPP, vem publicando há 12 anos o ranking “As Marcas Mais Valiosas” e “Mais Fortes do Brasil”. Pelo segundo ano, começaram a avaliar, também, empresas de capital fechado. Junto às companhias de capital aberto, elas precisam ter disponibilidade de informações financeiras para a segregação entre marcas e segmentos. Os seguintes critérios têm de ser obedecidos: serem marcas exclusivamente brasileiras cujo comando seja de uma empresa brasileira ou, se pertencerem a empresas estrangeiras, que sua operação esteja predominantemente no Brasil.

Em 2018, foram avaliadas 335 marcas para se chegar nas 60 mais valiosas. São consideradas duas dimensões na avaliação das marcas brasileiras mais valiosas: a financeira e a de mercado. Na dimensão financeira, foi quantificado através de metodologias de avaliação de mercado de empresas o valor do ativo intangível. Foram usados dados da Bloomberg e relatórios anuais (dados públicos ao mercado) para quantificar quanto vale os ativos intangíveis da companhia.

Já na dimensão de mercado, foi quantificado a importância da marca dentre os intangíveis da empresa, usando como fonte o BrandZ, estudo que globalmente entrevista mais de três milhões de consumidores e investidores para entender o relacionamento deles com as marcas. No Brasil, essa pesquisa de mercado engloba 33 categorias, 500 marcas e 13.200 entrevistas.

Como resultado, a Kantar elenca as marcas brasileiras mais valiosas e mais fortes, na mais robusta metodologia de valor de marca. Esse estudo é realizado globalmente e é publicado no diário britânico Financial Times e em mais de 17 países, como China e Índia, com o objetivo de mostrar aos acionistas a dimensão do seu ativo mais valioso: a marca.

Entre as emissoras de TV, a Globo apareceu em 5º lugar. Já o SBT, apareceu em 41º. As demais emissoras não apareceram.

Veja o ranking:

Pin It on Pinterest