Opinião: Reprise de “Esmeralda” suscita a falta que algumas atrizes fazem

É sabido que o SBT é o rei das reprises em sua grade de programação, fato que rendeu um apelido “carinhoso” ao canal de Silvio Santos – emissora mofada. Dentre tantos repetecos, um dos que mais ganhou adeptos foi o remake brasileiro de “Esmeralda”. Produzida em meados de 2004/2005 após a emblemática última edição da “Casa dos Artistas” reality que acabou por revelar a suposta protagonista do próximo folhetim, no caso “Esmeralda”. A coitada foi jogada para escanteio e acabou ficando apenas como elenco de apoio. Ordens do patrão, acatadas e respeitadas: a queridinha de Silvio – Bianca Castanho, acabou por ficar com a vaga de um dos maiores sucessos produzidos pelo canal. Porém a revelação mesmo, foi Karina Barum.
Ganharam destaque na Rede Globo, Bianca em “Malhação” como a sórdida Valéria já Karina em “Torre de Babel” como a manca Shirley. Angariaram pela emissora em mais algumas produções, até que em 2004 assinaram com o SBT para fazer as pressas a novela prometida no reality. Entre idas e vindas, os anos foram se passando, e a família aumentou. Deram prioridade ao lar e deixaram em segundo plano o ofício de atuar.
Bianca após a saída do SBT transferiu-se para a Record, onde permanece até hoje. Seu último trabalho foi em um episódio da minissérie bíblica – “Milagres de Jesus”. Com contrato vigente, mas muito pouco aproveitada. Um talento ímpar que ficou recluso a papéis inferiores e medíocres. Por opção dela? Quem sabe! Mas é válido destacar que o calibre da atriz é dissonante, consegue variar do drama para a vilania sem muito esforço. Sua marca registrada são: um sorriso doce e os olhos marejados. Este último encanta.
Cena onde a personagem de Bianca, até então cega, volta a enxergar
Karina Barum foi mais menos enfática, apesar de ter “furtado” a atenção dos telespectadores para Graziela de “Esmeralda” trilhou caminhos menos promissores que sua colega de trabalho. Sua grande paixão o teatro e o cinema assumiram o pódio, e deixaram para trás os holofotes que o set de TV proporciona com mais estardalhaço. Sua última aparição foi na Cultura no seriado “Os Invasores” em 2012. Atualmente a atriz dedica grande parte do seu tempo a sua família, além de estar a frente de uma oficina de cinema.
Cena mais importante de Karina Barum em “Esmeralda”
É incontestável a falta que ambas fazem na TV, interpretam com alma e vivem realmente a personagem. Emocionam, sem transparecer surrealidade. Voltar ao ar seria uma plausível opção, que não só agradaria a mim, mas também a muitos outros telespectadores.
E você sente falta delas em alguma produção na TV aberta?
Comente! Interaja conosco!
E não se esqueça de me seguir no Twitter, para a gente papear.
Espero por vocês @Hjms_QuimTV
Ou se é tímido (a) envie-me um e-mail: hiago@bastidoresdatv.com.br
