“Pânico” é acusado de “racismo” por internautas e governo federal analisa personagem “Africano”

Mais uma vez no centro da polêmica está o “Pânico na Band”. Dessa vez, a acusação é de racismo. Tudo aconteceu nesse domingo (09), quando o personagem de Eduardo Sterblitch parodiava o “MasterChef” no quadro “Pânico’s Chef”.
Edu apareceu interpretando o personagem “Africano”, pintado de tinta escura. O humorista faz um sujeito selvagem que se expressa por meio de gritos e grunhidos. Revoltados com a situação, internautas criaram uma página no facebook em repúdio e pedindo pelo fim do quadro. O “Pânico” está sendo acusado de racismo e humilhação contra o povo africano, é o que consta na descrição da página.

“Nós cidadãos que lutamos por uma sociedade justa e igualitária a todos e todas estamos juntos mostrando nossa indignação a mais um show de racismo em nome da “arte e entretenimento” da TV brasileira. Nós exigimos um BASTA nesse entre tantos os outro personagens, que põe o negro em posição de animal, e reforça o RACISMO que humilha preto, que nos coloca como ignorantes. REPUDIAMOS à maneira nojenta em que retratam os povos da Africa a fim de intensificar o mito de que tudo que vem da Africa e todo seu povo não tem educação e merece gargalhadas de escárnio. Nós exigimos o fim deste quadro que não tem outro objetivo a não ser humilhar um povo e raça”, diz a descrição.
De acordo com o portal “R7”, a assessoria de imprensa da Band não se posicionou oficialmente sobre o assunto. Em contrapartida, alguns internautas saíram em defesa do personagem dizendo que o “Pânico” faz apenas “zueira”. Confira:

Denúncia foi encaminhada ao Governo Federal
A denúncia contra o personagem do “Pânico” foi encaminhada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. De acordo com o jornal “O Globo”, a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, ligado ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pediu ao governo federal que aja com as devidas providencias contra o quadro, considerado racista.
Ainda segundo informa o periódico, que teve acesso à denúncia, o personagem interpretado por Eduardo Sterblitch não apresenta qualquer expressão facial, assemelhando-se a um selvagem, razão pela qual os internautas se revoltaram.
A imitação da Band já repercutiu em outros países, com destaque para o Senegal que possui um site que posta matérias sobre o humorístico e questionava os leitores se o Brasil era um país racista.
Pedido de desculpas

Após a enxurrada de críticas, o “Pânico” enviou uma nota à imprensa se retratando caso tenha ofendido alguém com o personagem “Africano”. Na nota, o pedido de desculpas cita outras formas de humor que se encaixam no mesmo problema de preconceito, mas que ninguém reclamou. Confira:
“Uma das principais marcas do programa Pânico é a criação de personagens, sejam eles inspirados em personalidades, profissões ou em diferentes culturas. O Africano, interpretado pelo humorista Eduardo Sterblitch, é uma das caracterizações presentes no quadro Pânico’s Chef, sátira do programa de culinária MasterChef. Neste mesmo quadro há (…) mexicanos, chineses, árabes”, comenta a nota.”O programa Pânico está no ar há 12 anos na televisão brasileira e jamais teve a intenção de ofender seus telespectadorescom nenhuma de suas atrações, mas sim, levar entretenimento com seu humor característico. O programa Pânico pede desculpas ao público que se ofendeu com o personagem”, explicou a assessoria do programa. Confira um trecho da participação de Eduardo como “Africano”:
https://www.youtube.com/watch?v=w86YeE7m4Bs
Confira os comentários dos internautas:
“Pânico na Band” pratica racismo explicito com personagem "Africano".http://t.co/4xtH3GSlsV pic.twitter.com/oqDDZdR3Q1
— Cambará™ (@CCambara2) August 10, 2015
https://twitter.com/maayrodrigues12/status/628043147189321729
ah cara já tão pegando no pé do edu por causa do africano do pânico não acredito =/
— rod (@rodrott) August 10, 2015
https://twitter.com/ulisses_p/status/630794223785275396
https://twitter.com/jsoeq/status/630802532600819713
não houve denúncia em relação ao "africano" do Pânico. Alguém ficou bravo e contou pra um portal, que fez reportagem e todo mundo reproduziu
— Sarubo (@sarubo) August 11, 2015
https://twitter.com/billy_bomb/status/631151755368235009
Muitos dos brancos que estavam proclamando "somos todos Maju", são os que dizem não ter nada de mais com o personagem "Africano" do Pânico.
— Marcelinho (@marceviche) August 11, 2015
Mais novidades no Twitter: https://www.twitter.com/BastidoresDaTV
Mais novidades no Facebook: https://www.facebook.com/BastidoresDaTV
