Pioneira em tecnologia, Globo lança “Ligações Perigosas” em 4K HDR

Pioneira em tecnologia, Globo lança “Ligações Perigosas” em 4K HDR
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A TV mundial evolui para oferecer ao público experiências cada vez mais imersivas. De olho no que há de mais moderno no mercado, a Globo anuncia o lançamento do seu primeiro produto em versão High Dynamic Range (HDR), que proporciona imagens com maior definição de cores e maior relação de contraste. O clássico “Ligações Perigosas”, que fez grande sucesso na TV aberta, está disponível em versão 4K HDR no Globo Play.

Para assistir à minissérie neste formato, é necessário acessar o app da Globo em uma smart TV 4K compatível com a tecnologia. O lançamento marca o início da distribuição de conteúdo 4K HDR entre as emissoras de TV aberta no mundo. Além da minissérie, a Globo vai disponibilizar também um compacto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em 4K HDR e de outros programas nos próximos meses no Globo Play.

“A Globo é pioneira na adoção de tecnologias que ofereçam a melhor qualidade de imagem e experiência com o conteúdo para o público. As imagens que exploram o potencial do HDR são as que mais se aproximam do que o olho humano é capaz de ver e registrar. Já captávamos nossos conteúdos com capacidade de finalizá-los  em HDR há pelo menos três anos, mas a partir de agora estamos aptos a distribuir este conteúdo no Brasil. É um marco para a evolução do nosso mercado e nos coloca à frente do que há de mais moderno no mundo”, afirma Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo.

Quando uma imagem é exibida em HDR, o espectador enxerga mais nuances e detalhes entre os tons de branco e preto. Esta distância é ampliada mais de dez vezes em relação a uma imagem SDR (Standard Dynamic Range), o que a torna mais vibrante, realista e com maiores níveis de detalhes. Isso é explicado pelo espaço de cor utilizado, que tem uma latitude maior que as imagens SDR. A transformação de “Ligações Perigosas”’ de SDR para HDR exigiu que todas as cenas passassem por um processo de remarcação de cores, que contou com a consultoria de um cientista de cor – profissional que trabalha com desenvolvimento de linguagem de coloração. Com a oferta, o público passa a ter acesso ao estado-da-arte em imagem: a conjunção do 4K – que oferece mais detalhes e resolução – com o High Dynamic Range – que inclui variação da latitude de cores.

Pin It on Pinterest