Record ignora programas com baixa audiência e comemora a vice-liderança em todo o país

Record ignora programas com baixa audiência e comemora a vice-liderança em todo o país

SBT-e-Record

A TV Record publicou nesta semana no Meio&Mensagem, jornal dirigido ao mercado publicitário, um anúncio em que comemora a suposta “vice-liderança” em todo o Brasil durante 2015.

Segundo informações do colunista Daniel Castro, do “Notícias da TV”, para conseguir esse feito, a emissora teve que apelar: reduzir a duração dia. Para a Record ser vice, o dia começa às 7h e termina à meia-noite. Do contrário, se considerar que o dia tem 24 horas, a vice-liderança é do SBT. A vice-liderança da Rede Record só existe se a emissora desconsiderar a audiência de parte do programa “Xuxa Meneghel”, sua maior contratação nos últimos anos, que termina à 0h30, do “Roberto Justus+”, que começa sempre depois da meia-noite, e do “Legendários”, que nunca termina antes da 1h.

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(Anúncio publicado no jornal “Meio&Mensagem”)

Apesar do sucesso de “Os Dez Mandamentos”, o SBT teve mais audiência na média nacional do que a Record. A emissora de Silvio Santos computou 5,0 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão, que mede a audiência nos principais mercados do país. A Record ficou em terceiro, com 4,7. Na liderança, a Globo fechou 2015 com 12,4 pontos.

Considerar apenas a audiência das 7h à 0h é no mínimo antiquado. Faz tempo que o dia tem 24 horas para a televisão. Há décadas que as emissoras não saem mais do ar de madrugada. Há audiências muito relevantes entre 0h e 7h, inclusive na Record. O SBT consegue cinco pontos na Grande São Paulo com o “The Noite” depois da 1h. No ar às 5h da manhã, o telejornal Hora 1 rende até cinco pontos de média à TV Globo.

Além de desprezar a audiência de parte de programas importantes (outras atrações, como “Gugu”, “Troca de Família” e “Repórter Record Investigação” também avançam depois da meia-noite), a Record ignora os fiéis que assistem à programação da Igreja Universal do Reino de Deus, como se o departamento de marketing da emissora tivesse vergonha disso.

A Igreja Universal ocupa a faixa da 1h às 6h da emissora e derruba a média diária da emissora. Mas é graças ao dízimo dos fiéis que a emissora de Edir Macedo banca suas “superproduções”. Como todos sabem, a Record vende suas madrugadas para a igreja por mais de R$ 500 milhões por ano, naquele que poderia ser considerado, proporcionalmente, o espaço publicitário mais caro da TV. Não é justo desconsiderá-lo.




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